Como armazenar a ração do teu animal de estimação

Primeiramente deves calcular quanto tempo vai durar o saco e olhar na data de validade.  Por exemplo, se o teu cãozinho come 300 gramas por dia e compras um saco de 15 kg podes saber que vai durar 50 dias e a ração não vai caducar antes dessa data. No caso dos animais de estimação muito exigentes deves ter em conta que os aromatizantes e saborizantes perdem a intensidade desde o momento em que abrires o saco, por tanto os últimos quilos serão menos saborosos que os primeiros.

Como armazenar a ração

Uma vez consideradas estas questões fica ainda o tema do armazenamento da ração, grãos ou sementes em grandes quantidades. É muito importante proteger a ração em contentores que a mantenham bem isolada da humidade, oxigênio, calor e da luz solar direta. Os melhores materiais são o metal ou o vidro, pois são totalmente inertes, mas muitos recipientes de plástico são apropriados também. Deve ter uma tampa que feche bem, sem permitir a passagem do ar (hermético).  O lugar onde forem colocados deve ser escuro e fresco. Se fores deixar o saco no contentor no chão deves colocar por baixo uma madeira ou uma plataforma com pernas para que o mantenham bem isolado da humidade do chão e com uma ventilação adequada. A humidade favorece o desenvolvimento de mofo, que não só vai estraga o sabor da comida, mas também pode chegar a produzir toxinas muito perigosas para a saúde do teu animal de estimação.

Outra boa forma de armazenar a comida e mantê-la fresca como no primeiro dia é separá-la em porções para uma semana, por exemplo, colocá-las em sacos para armazenar comida e guardá-la em um lugar fresco e seco que não receba a luz direta do sol. Deste modo a comida não vai deteriorar-se nem perder valor nutritivo. Também podem interessar-te os comedouros automáticos com dispensador, com uma capacidade de armazenamento muito maior do que os pratos comuns.

Como conservar a comida húmida

A comida húmida em lata, por outro lado, tem uma vida útil muito longa enquanto estiver fechada a lata. Se conseguires um bom preço por alimento enlatado, não percas a oportunidade, já que não terás de preocupar-te pelo armazenamento ou por se esta se estragar. Uma vez aberta a lata, porém, deve consumir-se num máximo de 3 dias. O conteúdo deve conservar-se num recipiente com tampa dentro do frigorífico para evitar que se resseque e apanhe mau cheiro.

Como guardar os snacks

No caso dos snacks para cães e gatos deves ler atentamente a embalagem e respeitar as condições de armazenagem que sugere o fabricante. Os que vêm em sacos com fecho hermético não precisam outro tipo de recipiente, mas se estiverem em sacos de nylon comuns ou caixas, é conveniente guardá-los em contentores com tampa hermética para que mantenham o seu sabor e evitar que se ressequem em poucos dias.

« Anterior

O meu primeiro aquário – Parte I

10 Sinais de que o teu gato te ama

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.