As 10 raças de cão mais inteligentes

,

Não podes esquecer-te da fidelidade e da lealdade desses animais, acompanham-te até o fim do mundo se necessário, isso sem falar da sua inteligência!

Cada cão é um mundo e com cada raça também varia a sua inteligência, por isso pode resultar mais ou menos simples aprender algumas coisas. Queres saber quais são as raças de cão mais inteligentes? Vamos te contar a continuação.

Raças mais inteligentes

Estas são as dez raças de cães mais espertas e inteligentes que existem e que, sem dúvida, irão aprender muito rápido tudo o que lhes ensinares.

Boiadeiro australiano
São animais de tamanho médio famosos por serem utilizados para o cuidado do gado e para guiar os animais segundo a direção desejada do rebanho. São cães muito ativos que precisam ter um nível de atividade intenso para gastar energia.
boiadeiro australiano

Rottweiler
É uma raça doce, obediente e muito trabalhadora, é usada como cão-polícia e para carregar madeira ou outros objetos pesados pela sua corpulência. Se procurares um cão que cuide da tua família e que a proteja, esta é a raça ideal. Apesar da má fama que têm ganhado pela sua imponente aparência, possuem um caráter genial que irá permitir que lhes ensines muitas coisas.
rottweiler

Spaniel anão continental
Estes pequenos e divertidos cãezinhos são tão fofos quanto inteligentes. No Renascimento a raça era adorada pelas cortes reais e pelos aristocratas. São famosos pela sua excelente audição e por serem cães muito ativos, leais e fáceis de educar.
spaniel anao continental

Labrador retriever
O labrador é um dos cães mais inteligentes que existem. São populares pelos diferentes serviços que podem oferecer à sociedade, como as ajudas a pessoas deficientes ou a crianças autistas. A sua inteligência faz com que sejam capazes de detectar bombas e inclusive drogas. São cães obedientes e muito pacientes, aos quais vais poder ensinar qualquer coisa.
labrador retriever

Pastor-de-shetland
Estes cães não são tão famosos quanto os labradores, mas também são muito inteligentes. A alegria e a vitalidade desses animais é a perfeita companhia para qualquer um. São muito familiares e costumam ser utilizados para pastorear as ovelhas.
pastor de shetland

Doberman pinscher
Apesar de a popularidade destes cães ser pelo seu caráter violento e protetor, o seu caráter também pode ser amável e doce. São decididos, enérgicos e impulsivos, portanto é de vital importância que recebam um bom adestramento.
doberman pinscher

Golden retriever
Os golden retriever são muito familiares e carinhosos, perfeitos para o contato com crianças pequenas. A inteligência destes cães faz com que possam ser utilizados como caçadores, resgatadores, guias e detectores de bombas. Podem realizar todas essas tarefas graças à sua grande paciência, que faz com que sejam muito fáceis de treinar.
golden retriever

Pastor alemão
Esta raça de cães é conhecida por ser utilizada como cães-polícia e detectores de bomba. Graças à sua obediência e inteligência podem ser treinados para trabalhar no exército e para serem rastreadores. Mas, além disso, são carinhosos, fiéis e grandes protetores, representam a melhor companhia para as crianças.
pastor alemao

Poodle ou Caniche
Mesmo que seja difícil de acreditar estes cães são uma das raças mais inteligentes do planeta. Podem ser utilizados como cães de vigilância, de resgate, de água e inclusive como caçadores de aves. São muito protetores e precisam de uma alta socialização, afinal, odeiam estar sozinhos!
poodle caniche

Border collie
Considerada a raça de cães mais inteligente que existe. Vivem pelo e para o trabalho, precisam fazer algo em todo momento. São uns cães muito ativos. Não são capazes de ficar parados por muito tempo. Graças à sua agilidade e obediência esta raça pode ser utilizada para o pastoreio, a prática de desporto e muitas outras atividades. Não param quietos!
border collie

Conta-nos a tua opinião, já conviveste com algum cão dessas raças? Qual raça consideras mais inteligente? Conheces alguma outra que deveria estar neste ranking?

« Anterior

O meu coelho perde muito pelo: o que tenho que fazer?

O que causa stress em cães e gatos

Seguinte »

1 comentário em “As 10 raças de cão mais inteligentes”

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.