Comida caseira para cães ou ração?

,

Segundo os especialistas em nutrição canina, uma alimentação equilibrada contribui para que os cães vivam mais anos já que os componentes com os quais está elaborada uma ração favorece e melhora a qualidade de vida dos nossos animais.

Ao redor de 90% dos donos com cães decidiram oferecer-lhes ração como uma dieta diária completa e equilibrada.   No mercado existe uma grande variedade de comida para cães: ração seca, comida húmida e suplementos nutricionais especialmente desenhados para cães de todas as raças e idades, e que cobrem as caraterísticas específicas de cada um deles. Em Tiendanimal temos as melhores marcas de ração em um amplo catálogo, algumas de venta exclusiva em nossa loja, para que o teu cão desfrute da sua comida e tu ao vê-lo crescer e desenvolver-se nas melhores condições, sempre feliz e saudável.

Um cão que segue uma dieta completa e equilibrada, adaptada ao seu nível de atividade, à sua etapa da vida e as suas características próprias, traduz-se em um cão saudável e forte, com uma pele saudável e um pelo brilhante, um peso corporal adequado e toda a energia para estar cheio de vitalidade durante o dia.

Vantagens e inconvenientes da comida caseira para cães

A comida caseira para cães costuma ser preparadas pelos donos com todo o carinho, mas oferece todas as vitaminas e minerais essenciais que precisam para desenvolver-se nas melhores condições? O que achas? A seguir vamos falar sobre a comida caseira e a ração para cães já que existem diferentes posturas na hora de escolher uma ou outra, e assim poderás escolher a dieta mais conveniente para o teu animal de estimação.

A comida caseira para cães é muito agradável e saborosa para o seu paladar, mas nem sempre garante uma dieta equilibrada. Não assegura que todas as necessidades específicas de cada etapa da vida destes animais possam satisfazer-se apenas com esta comida, já que é possível que não tenham os ingredientes e nutrientes adequados que cada cão precisa.  Neste caso poderás complementar com suplementos alimentícios.

Se costumas dar comida natural (o que não significa dar o resto da tua comida), deves ter em consideração o que precisa comer o teu cão, as suas características próprias e ter alguns conhecimentos sobre a alimentação e nutrição canina: quais ingredientes escolher e a quantidade para a preparação das receitas.

Também podes escolher uma ração feita com ingredientes de qualidade e misturar com a comida caseira que costumas dar ao teu cão.  Porém o mais importante na hora de alimentar o teu cão com comida feita por ti é garantir todos os nutrientes necessários e que esteja corretamente elaborada com ingredientes de qualidade.

As grandes vantagens da comida caseira com relação à ração são as seguintes:

  • Eles costumam gostar mais.  Desfrutam do seu sabor, das diferentes texturas dos alimentos e de variar cada dia.
  • É perfeita para cães com intolerâncias ou alergias alimentares, sempre que estejam corretamente formuladas.

O grande inconveniente é saber se o teu cão está bem nutrido, já que cada animal de estimação tem umas necessidades específicas que devem ser atendidas com a alimentação.

Vantagens e inconvenientes da ração

As rações para cães estão elaboradas com ingredientes naturais e selecionados cuidadosamente por especialistas veterinários ou nutricionistas caninos.  Oferecem todos os nutrientes necessários para que cresçam e se desenvolvam de forma saudável. Supõe uma dieta completa e equilibrada que favorece o seu estado de saúde em cada etapa da vida, especialmente importante nos primeiros meses, quando são cachorros e ainda estão completando o seu desenvolvimento.

cachorros que têm doenças como a hipertensão, obesidade, problemas cardiovasculares, dermatite, etc., e a variedade de rações que existe no mercado estão elaboradas para prevenir diferentes patologias e melhorar o estado de saúde nestes casos.  Estas rações, muitas delas de prescrição veterinária, contêm uma série de ingredientes e nutrientes que contribuem para que os cães se desenvolvam de uma maneira saudável.

Dentro das vantagens da ração está a economia para o teu bolso, já que é mais barato do que comprar os ingredientes necessários para fazer uma boa comida caseira, além de poupar esforço e tempo. Também garante com que a qualidade de nutrientes seja ótima cada dia; com a comida caseira isto varia.  Sem esquecer que a ração conserva-se em boas condições durante muito tempo e suja-se menos.


Dentro da variedade de rações secas e comida húmida para cães que existe em todas as lojas especializadas, deves escolher o alimento que melhor se adapte ao teu animal de estimação. Alguns acreditam que o maior inconveniente da ração é que as grandes marcas de alimentação canina são as responsáveis por transmitir a crença de que a comida caseira não satisfaz as necessidades nutricionais dos animais e assim garantir uma maior percentagem de ventas.  Pensas assim? Ou que apenas as rações oferecem as vitaminas, minerais e nutrientes que precisam?

Depois de ler este artigo, o que pensas? Vais dar ao teu cão ração seca, comida húmida ou comida caseira? Vais trocar de receita ou continuar com a mesma?

« Anterior

Porque não deves dar comida humana aos gatos

Tipos de caixas de areia para gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.