Como escolher uma casota para o meu cão

Como escolher uma casota para o meu cão

As casotas são muito importantes para os cães que vivem no exterior das casas. No verão, permite-lhe ter um lugar confortável à sombra e no inverno tornam-se indispensáveis, pois é ali que os cães encontram refúgio e proteção contra o mau tempo.

Quais são as medidas ideais para a casota do meu cão ?

O mais importante é tirar bem as medidas, para escolher uma casota que seja confortável. Geralmente, a casota deve permitir que o cão entre, possa dar a volta e se deite no interior. Se a casota é pequena será incómoda e se é muito grande será muito fria no inverno. Se tem dois cães que se dão bem, podem partilhar a mesma casota e assim aquecerem-se mutuamente. As medidas que deve ter em conta são as seguintes :

  1. Altura ao garrote: a entrada da casota não deve ser inferior a ¾ partes desta medida. Se é demasiado ampla, perder-se-á calor.
  2. Comprimento: Esta medida não inclui a cauda. A largura e o comprimento da casota devem ser iguais ou cerca de 25% superiores a esta medida para que o cão se mexa comodamente no interior. Por exemplo, se o comprimento do seu cão é de 50 cm, o interior da casota deve medir entre 50 cm e 63cm de comprimento e largura.
  3. Altura da cabeça : a altura total da casota deve ser entre 25 e 50% mais alta que esta medida. Ou seja, se o cão mede 60 cm, a parte mais alta do teto deve estar entre 75 cm a 90 cm do chão.

Como protejo a casota do meu cão do frio?

Para conseguir uma maior proteção contra o frio, pode escolher uma casota que tenha a porta num lado, assim o interior estará mais protegido do vento. O teto com duas águas ou com declive escorre melhor a água e evita que se possa infiltrar no interior. E conveniente que as casotas de madeira tenham algum tratamento impermeável. Se vive num clima de frio extremo, procure uma casota com um bom isolamento nas paredes e não se esqueça de instalar uma porta que mantenha o calor.

Diferenças entre as casotas de madeira e as casotas de plástico

As casotas de madeira, além de serem mais atrativas, também são mais quentes, pois o material é um bom isolante térmico. Têm a desvantagem de necessitar de mais trabalhos de manutenção, pois a madeira apodrece em contato com a humidade. Por este motivo, a casota deve ter pés que a protejam do frio do solo. Se vive num clima muito frio, é conveniente instalar uma porta para casota de cão e um colchão que mantenha o calor. Procure uma casota que seja fácil de limpar, para isso é muito prático que o teto se possa abrir.

Por outro lado, as casotas de plástico são muito duradouras e algumas têm formatos muito bonitos. Como é um material não poroso dificulta o aparecimento de bactérias e fungos, as casotas de plástico podem-se limpar facilmente. Dado que o plástico não protege do frio tanto com a madeira é conveniente que inclua um colchão que conserve o calor e garanta a comodidade do cão.

Lembre-se que em TiendAnimal encontrará as casotas para cão mais cómodas e bonitas para que o seu animal de estimação viva confortável e feliz, tanto no inverno como no verão.

Deixe um comentário