Como escolher uma ração para o meu cão

,

Primeiro deve escolher as rações completas e equilibradas e formuladas para a etapa de crescimento do seu cão. Depois há que avaliar a qualidade, preço, digestibilidade e sabor (pois é o sabor que faz com que uma ração seja ou não bem aceite pelos cães).

1. Comparar a qualidade das rações para cães

Para comparar a qualidade há que aprender a ler as etiquetas da ração. Ao ler a fórmula, irá ver que há pouca diferença entre as várias marcas. Nas etiquetas irá encontrar a percentagem de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, cálcio, etc. mas a chave está nos ingredientes. As empresas são obrigadas a enumerar os ingredientes por ordem segundo a quantidade que há de cada um, de modo a que um alimento para cães de boa qualidade tenha nos primeiros lugares carne, frango ou outra proteína de origem animal.

A soja, por exemplo, fornece proteínas, mas não é tal digerível para cães e é mais barata. Tenha em conta que nos alimentos enlatados o primeiro ingrediente é sempre a água. Os hidratos de carbono são fornecidos pelos cereais, como o trigo, o milho e o arroz. As fibras de melhor qualidade são as de cadeia média, como a polpa de beterraba. A maioria dos alimentos são formulados com cerca de 25-30% de proteínas, mas atualmente há uma nova gama de rações para cão muito boa que contém cerca de 70% de proteínas e não incluem cereais, tendo a mesma a proporção de nutrientes que um cão encontraria ao comer uma presa.

2. Comparar preços de rações para cães

O preço parece muito fácil de comparar, mas há que fazê-lo sem esquecer a qualidade. Quando os ingredientes são de melhor qualidade, obrigatoriamente o preço aumenta. Por outro lado, os gastos com a publicidade, com a investigação, com o embalamento, marketing, etc. também influenciam nos gastos. Os alimentos mais caros de marcas reconhecidas são de excelente qualidade. Há também opções muito interessantes de comida para cães elaboradas com todo o cuidado e responsabilidade que se comercializam de forma direta e tornam-se mais económicas sem perder a qualidade. Tenha cuidado com as rações baratas ; se os ingredientes não são bons, a ração não se digere bem e deve dar doses maiores ao seu cão, o que faz com que cada saco renda menos que outro de melhor qualidade. Isso sem contar que não fornecem uma boa nutrição para o seu animal de estimação.

3. Como saber se o meu cão digere bem a ração?

A digestibilidade também é muito importante na hora de comparar rações e isto leva-nos de novo à qualidade dos ingredientes. Que um alimento seja digestível quer dizer que o aparelho digestivo do cão pode absorver todos os nutrientes e deixar pouco resíduo. Isto nota-se a olho nu pela quantidade de fezes que o animal faz. Muitas fezes quer dizer digestibilidade baixa, ou seja, que de tudo o que o cão come, é pouco o que realmente pode aproveitar. Se o seu cão come uma boa ração e defeca pouco ou com uma consistência macia, então pode sofrer de algum transtorno intestinal e será melhor levá-lo ao seu veterinário.

4. Qual é a ração mais saborosa para o meu cão?

Por último devemos considerar o sabor. Aqui é o cão que decide de que ração gosta mais e de qual não gosta. Dê-lhe a escolher entre as que selecionou como muito boas e escolha finalmente a que ele mais gosta.

Quando o cão é ainda cachorro ou sénior é muito importante dar-lhe a melhor alimentação possível para que cresça ou se mantenha forte e saudável. Durante a etapa adulta, obviamente, é preferível dar-lhe o melhor, mas não se preocupe se não consegue encontrar uma ração para cães super premium. Com este guia e com o acompanhamento do seu veterinário poderá escolher uma que seja um pouco mais económica e ainda assim ofereça uma qualidade aceitável. Seja qual for a ração mais indicada para o seu cão, irá encontrá-la em TiendAnimal.

« Anterior

Alergia canina

Qual é a melhor ração para o meu bulldog francês?

Seguinte »

6 comentários em “Como escolher uma ração para o meu cão”

  1. Boa noite, tenho um labrador com ano e meio, e um outro que adotei mas não tem raça especifica que faz um ano em junho, qual a melhor ração para eles.

    Responder
    • Bom dia Anésia,

      Aconselhamos-lhe a dar ao seu labrador uma das seguintes rações: http://www.tiendanimal.pt/royal-canin-labrador-retriever-adult-p-74.html ou http://www.tiendanimal.pt/racao-criadores-adulto-cordeiro-arroz-p-6036.html e ao seu pequenote sem raça: http://www.tiendanimal.pt/racao-criadores-adulto-cordeiro-arroz-p-6036.html ou http://www.tiendanimal.pt/racao-criadores-manutencao-p-4938.html?keywords=criadores%20a

      Obrigado

      Responder
  2. Olá! Eu gostaria de saber no caso quando as primeiras vezes do cachorro saem duras e normais e as seguintes saem mais moles. É a ração que pode estar causando isso?

    Normalmente, a 3a. e a 4a. feze sai um pouco mais mole, é normal?

    Obrigado,

    Responder
    • Olá Byong, sim é normal isso acontecer, principalmente quando são cachorros, no entanto se ele tiver constantemente as fezes demasiado moles, experimento trocar de ração.

      Responder
  3. Bom dia,

    Em breve terei um Jack Russell com 2 meses e gostava de saber qual a melhor ração para os primeiros meses e se há alternativas de agricultura biológica para esta idade e raça.

    Obrigada

    Responder
    • Boa tarde Nicole,
      Qual é o seu peso?
      Caso sera superior a 9kg seria: http://www.tiendanimal.pt/acana-puppy-junior-p-4377.html
      Inferior a 9kg : http://www.tiendanimal.pt/acana-puppy-small-breed-p-2167.html
      Alternativas de agricultura biológica não temos de momento.

      Responder

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.