Dieta para gatos: quando devo colocar o meu gato de dieta?

,

Fica atento ao seu peso corporal e, se lhe sobrarem alguns quilos, deves colocá-lo de dieta, já que a obesidades nos gatos pode provocar diabetes e aumenta o risco de sofrerem doenças cardíacas.

Os gatos urbanos que vivem em apartamentos não têm as mesmas opções para praticarem exercícios físicos que os gatos que vivem na natureza, que podem escalar livremente as árvores e se exercitarem ao caçar a sua comida. No entanto, na medida do possível, deves incentivar que o teu amigo peludo faça exercício cada dia, que pule de um lugar ao outro, que se estique, que corra, que persiga o seu brinquedo favorito e que satisfaça o seu instinto de caça. Em Tiendanimal temos um amplo catálogo com brinquedos e acessórios para gatos, para que mantenham a sua forma e para que se exercitem física e mentalmente enquanto se divertem.

O peso corporal ótimo de um gato de tamanho médio oscila próximo dos 3,5 quilos e, no caso dos gatos de tamanho grande, o seu peso ideal encontra-se ao redor dos 5 quilos. Sê objetivo e se o teu gato ultrapassar esses quilos, pede conselhos ao teu veterinário e coloca-o de dieta, já que a sua saúde está em risco, o excesso de peso pode acabar em diabetes, hipertensão, artrite… Para saber se o teu animal de estimação tem excesso de peso, o melhor é consultar o teu veterinário. Também podes ter uma ideia de que está a engordar muito se, ao tocá-lo, não sentes suas costelas com facilidade, se tem muito volume e a barriga fica pendurada ou se a pelagem não tem a suavidade de sempre.

Existem certas características que fazem com que alguns gatos sejam mais propensos a terem excesso de peso: aqueles que foram esterilizados, os gatos mais velhos, as fêmeas (têm tendência a engordar) e outro tipo de fatores como os hereditários e as alterações emocionais. Os fatores que costumam causar excesso de peso resumem-se em: a quantidade e a qualidade da ingestão de alimento, uma atividade física baixa e o stress. Leva isso em conta e cuida do teu animal de estimação antes que alcance o excesso de peso.

Dietas especiais para gatos

Cada gato é diferente e precisa de uma alimentação adaptada às suas características específicas: sua idade, seu tamanho, seu peso corporal, seu nível de atividade etc. Dentro do mercado existe uma grande variedade de dietas para gatos, mas nem todas são adequadas para que o teu animal de estimação perca peso. Escuta o teu veterinário e segue os seus conselhos para que o teu gato tenha uma alimentação rica em nutrientes e, ao mesmo tempo, para que possa manter-se em seu peso corporal ideal.

A maioria dos alimentos para gatos fabricados pelas marcas comerciais de qualidade têm uma linha desenhada para resolver os problemas de excesso de peso nestes animais. São comidas com baixos níveis de gordura e ricas em fibras, dessa forma o gato sente-se saciado antes, e reduz assim o seu peso. A troca de alimentação para uma comida com baixos níveis de gorduras e uma maior prática de exercícios físicos irão ajudar o teu animal de estimação a conseguir um peso corporal ótimo e a evitar possíveis riscos de saúde no futuro.


Estas dietas especiais para perder peso podem implicar algumas consequências, como a perda do brilho da pelagem. Por isso, as quantidades indicadas pelo fabricante e as pautas dadas pelo veterinário têm que ser sempre seguidas e é importante não estender por mais de dois meses o período de dieta.

Não te esqueças, para que um gato obeso volte a recuperar o seu peso ideal temos que levar em conta estas pautas: mudar a alimentação para uma baixa em gorduras e rica em fibras, controlar a quantidade de alimento que ingere e favorecer a prática de mais atividade física. Sem obesidade, o gato terá maior qualidade e expectativa de vida.

Dieta para gatos obesos e esterilizados

Os gatos esterilizados têm mais possibilidades de ficarem obesos, já que por não acasalarem, o seu metabolismo e a sua atividade física diminuem. Para os felinos esterilizados e os que sofrem com obesidade existem dietas especiais que vão ajudar na batalha contra a balança. Marcas comerciais como Criadores e Affinity Advance, entre outras, que podes encontrar com os melhores preços em Tiendanimal, têm uma gama especial de rações para gatos esterilizados e com excesso de peso que serão a alternativa ideal para que o teu animal de estimação se mantenha com um peso corporal adequado.


As dietas para gatos obesos e esterilizados são baixas em calorias, mas contêm todos os nutrientes necessários para que este tipo de felinos mantenha toda a vitalidade e a energia de cada dia. Não te esqueças de estimulá-lo para que faça exercícios diariamente e para que assim queime mais energia! O teu gato já teve ou tem problemas de excesso de peso? Que tipo de alimentação lhe ofereces? Brinca frequentemente ou costuma passar o dia deitado ou a dormir?

« Anterior

Como brincar com um cachorro: deve brincar com outros cães?

Como saber se o teu canário é macho ou fêmea

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.