O que fazer quando encontramos animais abandonados?

, , ,

Gostaríamos de poder dar um lar a todos esses animais abandonados que encontramos no caminho, mas infelizmente a maioria das pessoas não sabe como atuar nessas situações, a que organismos recorrer, etc. Embora não possamos levar todos eles para casa, sim há algo que podemos fazer para salvá-los. Contamos-te como proceder nestes casos.

Que opções tenho se encontrar um animal abandonado

Gostavas de poder ajudar todos os animais abandonados com os que te encontras? Apenas deves saber o que fazer e nós damos-te as chaves para isto, para que não haja nem um só animal sem lar!

Existem duas opções principais para proceder nestes casos: podes levar o animal a uma protetora de animais ou, se puderes assumir o compromisso, adotá-lo (sempre e quando as circunstâncias o permitam, atua com responsabilidade e, se não vais poder ocupar-te como deve ser, é melhor procurares outras opções).

Vejamos o que fazer em cada um destes casos:

Adopção

  1. Aproxima-te do animal com cuidado. É possível que esteja assustado e desconfie das pessoas. Se puderes, oferece-lhe algo de comer, vai ajudar-te a ficar perto dele. Se se mostrar agressivo, podes ligar a um polícia ou a outro funcionário da autoridade para apanhá-lo.
  2. Comunica-te com delicadeza. Não fales de forma brusca nem faças movimentos que o possam assustar. Só vais conseguir que fuja. Usa um tom amigável e, se deixar que o acaricies, não hesites em fazê-lo, poderás ajudá-lo a relaxar e vai deixar que te aproximes dele. Fá-lo com a palma aberta e aproveita quando se relaxar para comprovares se tem alguma placa de identificação. Talvez tenha escapado de algum lar ou esteja perdido.
  3. Leva-o ao veterinário. Uma vez que consigas apanhar o animal, deves levá-lo o mais rapidamente possível ao veterinário para lhe fazer as revisões oportunas e veja se tem microchip para identificá-lo. Este profissional vai informar-te não só do estado de saúde do animal, mas também do estado anímico: se está assustado, se é agressivo, se mostra desconfiança, etc. Além disso, vai aconselhar-te sobre como proceder.
  4. Tem paciência. O abandono é uma experiência muito traumática, pelo que deverás ter paciência e dar-lhe toda a atenção e carinho que precisar.

Protetora de animais ou centro de acolhimento
Se decidires levar o animal abandonado a uma protetora, a aproximação dele deve ser igual que se o fosses adoptar. No entanto, deves saber que a câmara da tua localidade é quem deveria tratar do assunto, embora vais ter de insistir de certeza para eles se responsabilizarem da situação ou pelo menos tentar que te informem sobre qual é o centro adequado. As protetoras que acolhem animais abandonados, por outra parte, costumam estar cheias, pelo que pode que seja difícil encontrar um centro onde levar o animal. Podes também contatar com algum centro de recolha de animais para eles o virem buscar.

Perante esta desalentadora perspectiva, é possível que te encontres na situação de ter que acolher provisoriamente o animal até encontrares um novo lar para ele. Mas, e se não te podes ocupar do animal até encontrar um lar para ele? Existem lares de acolhida que tratam de estes animais de forma eventual até que encontram um lar definitivo. Informa-te na Internet ou na câmara sobre estes lugares na tua cidade.

Levo os animais abandonados a um refúgio ou espero que os venham buscar?

Como podes ver, é bastante possível que dês com algumas dificuldades no caminho, mas o importante é não desistir e não se dar por vencido em seguida. Desde Tiendanimal animamos-te a não desistir sem pelo menos tentar e abandonar a ideia de que outra pessoa vai se responsabilizar do assunto. Assim que o tiveres conseguido e souberes que o animal tem um lar e uma família que vai tratar dele, vais ver que mereceu a pena o esforço. Tentemos ser responsáveis, todos podemos fazer algo. Tornemos este mundo um lugar melhor onde não haja nenhum só animal abandonado!

Ajudaste alguma vez algum animal abandonado? Era um animal vagabundo ou estava perdido? Conta-nos como foi e como atuaste, que organismos ou que centros te ajudaram para lhe dar um lar, se o processo foi longo ou encontraste muitos problemas. De certeza que a tua experiência é de grande ajuda e incentiva os leitores a colaborarem nesta gratificante missão.

« Anterior

Por que é que os cães comem erva

Benefícios de ter cães e crianças em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.