O meu gato lambe-se muito, qual é o motivo?

,

A veterinária especialista em felinos Pamela Perry, da Universidade de Cornell esclarece que “os gatos investem entre sete e doze horas diárias na sua limpeza e cuidado da sua higiene pessoal“. Por este motivo não deves preocupar-te se observares que o teu animal de estimação passa muito tempo a lamber-se, só deves fazê-lo se além deste fato observares que tem lesões na pele ou áreas calvas pela barriga ou no lombo e patas.

Nestes casos, de certeza o teu gato está a lamber-se de forma compulsiva, assim que é muito importante que te dirijas rapidamente ao teu veterinário. Ele vai detectar qual é a causa e oferecer-te-á a solução mais adequada. As causas mais típicas desta atitude podem ser o stress (mexer móveis, mudar de casa, trazer um animal novo…) o aborrecimento (talvez precise de mais atenção da que está a receber), uma doença (normalmente a cistite) ou por alergias. A seguir vamos explicar com maior detalhe as causas mais habituais e importantes:

  • No caso das alergias, se o gato se lambe em excesso é devido à comichão extrema e constante que precisa erradicar para aliviar o grande desconforto da sua delicada pele. O veterinário poderá detectar a origem da alergia e indicar-te-á como acabar com ela, assim como o tratamento adequado para aliviar a comichão.
  • Também pode ser que o teu gato padeça de uma cistite. As constantes e compulsivas lambidelas costumam ser habituais nestes casos já que o gato procura liberar a dor que sente ao lamber a sua barriga e as patas. Podes identificar se o teu gato tem cistite se, além das lambidelas, observares que tem problemas para urinar, se segrega uma pequena quantidade de urina quando vá à caixa de areia ou se está manchada com sangue. Se achares que pode estar com esta desconfortável doença, como no caso anterior, aconselhamos-te que leves o teu gato com urgência ao veterinário.
  • Alguns gatos se lambem de forma obsessiva porque se encontram estressados ou entediados. Se o stress ou o tédio não acabam, as lambidelas vão terminar por ser uma conduta repetitiva. O stress nos felinos costuma ser causado por mudanças bruscas (mudança de casa ou de móveis, a chegada de um bebé ou de um animal de estimação novo). Neste caso o teu animal de estimação apenas precisa de um pouco de atenção, que adeques a casa a ele e habituar-se ele próprio com as mudanças.

Podes experimentar colocar arranhadores, um espaço de refúgio para ele, ou uma torre alta desde a qual possa observar todo o que acontece na casa ou na rua. Desta forma o teu gato não só estará entretido, mas também voltará a sentir que a sua casa é confortável e o seu stress diminuirá. Também podes provar dar-lhe puzzles de comida e dispensadores para que a sua comida seja mais entretida e estimulante. Em Tiendanimal temos uma grande variedade deste tipo de artigos para que escolhas o que melhor se adapte ao teu animal de estimação. Mas o mais importante nestes casos é que dediques um pouco mais de tempo, o teu gato agradecerá alguma dose extra de mimos, palavras carinhosas e brinquedos divertidos.

Se o gato se lambe muito é possível que surjam dúvidas sobre se é bom ou não dar-lhe um banho. Normalmente não é necessário deixar de dar banho no teu gato e este motivo em princípio não deveria ser um problema, mas é recomendável que consultes com o teu veterinário já que cada caso é especial e às vezes deve tratar-se de forma diferente. Aqui deixamos alguns conselhos para lavá-lo confortavelmente:

Como dar banho corretamente no meu gato

  1. Escová-lo: Ajudará a retirar qualquer nó, sujidade ou pelo morto que tenha a sua pelagem. Uma vez molhado esta ação será muito mais difícil de realizar, além disso, vai relaxar-se e estará mais bem disposto para o banho no futuro.
  2. Enche a banheira ou a vasilha que fores utilizar para o seu banho com água morna. É melhor fazê-lo antes de levar o gato, pois alguns deles assustam-se ante o barulho da torneira.
  3. Tenta acalmá-lo e consegue que se sinta seguro desde o início. Coloca-o na banheira e fecha discretamente a porta para que não possa fugir.
  4. Sé paciente e não fiques zangado. Se chamares a sua atenção vai fazer com que fique nervoso e apenas vai complicar a situação.
  5. Molha do pescoço para baixo. Utiliza a água e um pouco de champô, faz massagens e movimentos delicados.
  6. Evita o contato do champô com os olhos, a boca e as orelhas, já que isto pode zangá-lo.
  7. Enxagua o champô do seu corpo com cuidado e sem movimentos bruscos.
  8. Lava a sua cara com água e um pano delicadamente.
  9. Seca-o completamente, primeiro com uma toalha e depois, apenas se for necessário, com o secador.
  10. Oferece uma recompensa se tiver tido um comportamento medianamente bom com um prémio, desta forma vai lembrar-se do momento como algo mais agradável.

O teu gato lambe-se demais? Achaste alguma área calva pelo seu corpo? É muito problemática a hora do banho com o teu animal de estimação? Partilha connosco qual que pode ser a causa.

« Anterior

Temperatura corporal em animais

Por que é que os cães comem erva

Seguinte »

1 comentário em “O meu gato lambe-se muito, qual é o motivo?”

  1. Gostei do vosso a-rtigo. Obrigada. O meu gato começou a coçar-se muito desde que adotei uma gata. Agora passados 5 anos foi tratado e está um pouco melhor.

    Responder

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.