O meu cão não come, quais são os motivos?

,

Os motivos pelos quais um cão deixa de comer a sua comida habitual são vários. Por vezes pode resumir-se ao aborrecimento ou por dar-lhe a nossa comida, um mau hábito que se utiliza para premiar ao nosso amigo, porém às vezes acaba por tornar-se um pesadelo.

Isto nem sempre é assim e se houver outro problema cabe e a ti e ao teu veterinário descobrir qual é. Se o cão não come, está triste, apático ou apresenta outros sintomas, sem dúvida alguma, deves levá-lo ao veterinário.

Porque o meu cão não come?

É costume em muitas casas aproveitar os restos de comida para “completar” a ração diária do teu peludo. O teu cão adora quando cai aquele pedaço de comida que observava a um bom tempo, mas é importante que tenhas em consideração que nem sempre é o melhor para o seu estômago.

Não há duvida de que a tua intenção é a melhor de todas.  Amas ao teu cão e desejas partilhar com ele o jantar, o almoço ou o teu fantástico pequeno almoço.   Porém, deves ser consciente de que realmente não estás a fazer-lhe um grande favor.

A começar por alimentos que são perigosos para os cães, há que ter-se em consideração que a forma de processá-los contribui para que possam vir a ter uma má digestão.  A elaboração de menus repletos de molhos, especiarias e açucares, pode transformar-se em problemas de diversas gravidades para os animais. Problemas como vómitos ou diarreias ou até desconforto digestivo que precisam de tratamento médico.

O meu cão não come ração, o que posso fazer?

Além dos problemas de saúde, o fato de oferecer ao teu cão aqueles “prémios” pode provocar uma rejeição posterior da sua própria comida.  Uma vez que provam novos sabores, são muitos aqueles que deixam de comer ração seca por um longo período de tempo.  Este tempo pode variar dependendo do quão cabeça dura for o teu cão, mas em alguns casos pode estender-se por várias semanas.

Os ataques na hora de comer são realmente de encrespar.  Cães que literalmente cospem a ração, outros que batem no prato para mostrar o seu dessagrado e alguns que simplesmente sentam-se longe como se não fosse nada com eles.

Uma vez feito o estrago é complicado que o teu cão volte a comer de modo normal e de forma imediata.  A solução passa por seres firme e coerente ao tomar a decisão mais adequada para o teu animal de estimação: que tenha uma correta alimentação.

É muito importante não dar-lhe nada além da sua ração.  Nem prémios, nem guloseimas. Apenas a sua comida uma ou duas vezes ao dia até que venças esta batalha. Isto é complicado porque requer força de vontade e ver como o teu companheiro deixa o seu prato de lado durante alguns dias é muito difícil, mas a longo prazo é o que melhor funciona.

Outra solução aparentemente mais simples, e que pode dar-te bom resultado, é tentar ganhar o seu estômago com a troca da sua ração por outra com novos cheiros e sabores.

O alimento húmido ou semi-húmido para cães é o que melhor funciona, pois são mais saborosos e suculentos ao paladar.  Para além disso, existem comidas naturais para cães que combinam carne, verduras, e outros elementos que supõem a melhor alternativa a qualquer comida processada para humanos.

Em Tiendanimal podes encontrar uma grande variedade de rações secas, semi-húmidas ou alimentos naturais para cães que podem ajudar para que a hora da comida seja um momento agradável.

« Anterior

Como ensinar um gato a usar a sanita

Raças de gatos: todo o que precisas saber

Seguinte »

2 comentários em “O meu cão não come, quais são os motivos?”

  1. Olá.
    A minha cadela adora que lhe adicione à ração massa, atum fresco ou de lata, salsicha, frango (sem ossos), arroz e mais coisas. É muito gulosa. os produtos que escrevi são maus para ela? É uma serra da estrela teimosa e pesa 50 kilos.

    Antecipadamente grato.

    Luis.

    Responder
    • Olá Luis,

      Os nossos veterinarios aconselham sempre a dar somente ração porque tem todos os nutrientes que necessitam para crescer devidamente e para a sua saúde, ao nível da comida caseira, deixamos-lhe em baixo um artigo que o pode ajudar um pouco: http://www.tiendanimal.pt/blog/comida-caseira-para-caes-ou-racao/
      O que lhe aconselhamos é que pouco a pouco passe a dar-lhe somente ração.
      Obrigado

      Obrigado

      Responder

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.