Os agapornis

Características dos agapornis

Os agapornis são também conhecidos como periquitos do amor ou inseparáveis por serem umas aves muito sociáveis que costumam formar casais para a vida inteira. Até tal ponto que, se não tiverem contato com outro exemplar da sua mesma espécie, podem chegar a juntar-se com outros tipos de pássaros. Não têm a capacidade de imitar sons ou de falar, mas são muito carinhosos e demonstram de maneira surpreendente os seus estados de ânimo.

São originários das zonas tropicais de África e Madagascar e precisam de uma temperatura entre 18° e 25° C, por isso trata-se de uma espécie ideal para o interior de casa. Os agapornis têm um comprimento médio de 12 a 15 cm e a sua pelagem é principalmente verde, apesar de algumas espécies terem uma grande proporção de penas amarelas, vermelhas ou azuis. Normalmente botam entre quatro e seis ovos em cada época de acasalamento, mas em liberdade é comum que coloquem mais. A fêmea de agapornis desemprenha um papel principal durante o processo de criação, incuba os ovos até que os filhotes  saiam. Durante esse tempo, o macho se encarrega de alimentá-la. Posteriormente, os cuidados dos filhotes são desempenhados pelos dois membros do casal.

Qual tipo de gaiola o meu agapornis precisa?

A gaiola para agapornis  deve ter um tamanho grande, de forma que o espaço permita que as aves voem no seu interior. São recomendáveis as gaiolas de metal, já que são mais fáceis de limpar. Os acessórios para as gaiolas de agapornis são uma parte fundamental no cuidado dessas simpáticas aves, pois é importante estimular a sua atividade física e mental. Em Tiendanimal podes encontrar uma grande variedade de acessórios e brinquedos para agapornis, como espelhos, poleiros, banheiras e plantas ornamentais. Os espelhos são especialmente importantes para estas curiosas aves, precisam deles para não se sentirem sozinhas caso não tenhamos pensado em conseguir-lhes um casal. Se quiseres saber se o teu agapornis é macho ou fêmea, o mais recomendável é acudir a um veterinário ou a um especialista, já que é muito complicado diferenciá-los somente de vê-los.


Qual é a melhor comida para o meu agapornis?

A comida para agapornis deve ser o mais variada possível, com sementes como o alpiste painço, o trigo, o milho e a aveia, que aportam as gorduras, os hidratos de carbono e as proteínas que estas simpáticas aves precisam. Também podes dar-lhes sementes de girassol, amendoim, canola e pinhões, pois adoram! É importante oferecer-lhes pedaços de fruta fresca e legumes suculentos como alface, repolho e espinafre. O cálcio é outro dos componentes fundamentais da alimentação dos agapornis. Por isso, principalmente na época do acasalamento, deves suprir a gaiola com osso de choco que, além do cálcio, aporta outros minerais essenciais.


Um ingrediente básico para o bem-estar dessas aves é a vitamina D. Os agapornis adoram tomar sol! Mas lembra-te de não expô-los à luz solar direta nas horas mais quentes do dia, principalmente no verão. Também é muito importante cobrir a gaiola durante a noite para proteger os agapornis das correntes de ar frio, já que estas aves são muito sensíveis às baixas temperaturas.

Os agapornis são excelentes animais de estimação. Se decidires tê-los, lembra-te de cuidá-los com muito capricho e atenção. Eles irão agradecer com muito carinho e diversão! Em Tiendanimal podes encontrar tudo o necessário para cuidá-los como merecem, com a comida para agapornis mais nutritiva e os acessórios para gaiolas mais divertidos.

« Anterior

Tipos e características dos canários de cor

Truques para evitar que o meu cão urine dentro de casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.