Porque é que os gatos não gostam da água

,

Muitas vezes quando tentas banhá-los ficam tensos, bravos e na angustia por tentar fugir podem morder e arranhar à pessoa que estiver a segurá-los. Mas porque é que os gatos não gostam da água?

Porque é que os gatos têm medo da água

Este medo à água é um fato muito curioso e interessante dos felinos, já que os gatos não são os únicos felinos que o padecem, a pesar de todos serem grandes nadadores, inclusive os gatos. Por exemplo, os leões e as chitas não gostam nem um pouco de ter que atravessar um rio, a não ser que seja uma necessidade extrema, evitarão a todo custo ter que dar um mergulho. Em contrapartida, os jaguares e os tigres desfrutam muito com a água, inclusive caçam em entornos dela.

A origem desta fobia costuma estar relacionada com a procedência dos gatos. A maioria das raças destes felinos provém do Médio Oriente, de regiões com clima desértico e onde dificilmente se encontram grandes quantidades de água. Com a evolução e os diferentes movimentos geográficos das raças, os gatos foram encontrando outras paragens e climas nos quais a água é mais frequente. Mas as suas origens desérticas fazem com que conservem certa desconfiança ante este líquido tão curiosos e estranho para eles.

Por outro lado, os gatos não são animais medrosos ou tímidos, mas sim muito prudentes e desconfiados. Ao encontrar-se com algo que não conhecem costumam observá-lo detidamente (de longe) e tentam analisá-lo. A água é algo que os surpreende muitíssimo, não só sentem medo, mas também lhes provoca curiosidade e surpresa. Já viste alguma vez o teu gato ficar vidrado durante um bom tempo a ver como caem as gotas d’agua da torneira? É todo um mistério para eles, que substância tão estranha!

Estes sentimentos encontrados, de atração e medo, podem resultar confusos, mas também mostram que o ódio dos gatos para com a água não é eterno e que é possível superar. É possível acostumar o teu gato com a água, apenas precisas ter paciência e começar a habituá-lo desde gatinho. Segue estas instruções para conseguir que o teu gato goste mais um bocado da água:

  • É importante que utilizes água quente no processo de adaptação, já que os gatos adoram o calor e será mais confortável para eles.
  • Começa um dia que o teu gato esteja bem disposto, um momento no qual não haja muito barulho nem pessoas externas.
  • Começa com um pano húmido aos poucos para evitar que gere rejeição e aumenta a quantidade de água no pano à medida que ele for se acostumando.
  • Dá mais um passo e molha cada vez, mais partes do corpo.
  • Quando já estiver acostumado com o pano molhado, prova brincar com o animal em uma vasilha com pouca água. Vai chamar a sua atenção e desfrutará com ela, a chapinhar e salpicar.
  • Se observares que ele gosta da brincadeira podes complementá-la com o pano molhado e colocar cada vez mais água na vasilha.
  • Se começares assim, o teu gato provavelmente não vai reagir de forma negativa ante a ação de entrar em contato com a água. O teu gato vai acostumar-se a receber banhos de forma tranquila e alegre.

Raças de gatos que gostam da água

Existem determinadas raças de gatos que desfrutam enormemente com a água. Brincam com ela, a observam durante um bom tempo ou até mesmo nadam confortavelmente. Estas são as 10 das raças que mais desfrutam com a água:

  1. Gato angorá: adoram chapinhar e observar como cai a água.
  2. Gato-de-bengala: no geral adoram brincar com a água.
  3. Pixie bob: esta raça entrará contigo na banheira se não estiveres atento.
  4. Maine coon: estes gatos tão grandes desfrutam brincando com a água.
  5. Van turco: trata-se de um gato pouco comum que recebe a alcunha de “o gato nadador”, porque será?
  6. Abissínios: é uma raça de origem egípcia que não teme a um bom banho.
  7. Norueguês da Floresta: trata-se de um gato que está acostumado a nadar pela neve sem problemas e que adora brincar com a água.
  8. Savannah: é uma mistura de gato doméstico e serval (gatos selvagem africano) que goza ao brincar com o elemento líquido.
  9. Bobtail japonês: observa com fascinação os movimentos da água.
  10. Manx: simplesmente se caracteriza por desfrutar da água.

E o teu animal de estimação, gosta da água? Precisou de um tempo de adaptação? Gosta de tomar banho? Tens em casa algum gato das raças que falamos? Conheces alguma outra raça que goste da água? Partilha como é o teu gato com relação à água, conseguiste ajudá-lo a enfrentar o seu medo? Como é a vossa experiência com a água?

« Anterior

Características do boxer

Porque é que o teu cão vomita espuma amarela

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.