Os melhores comedouros para gatos, qual escolher?

,

Os comedouros para gatos são uma peça essencial do equipamento doméstico para qualquer família que tenha um animal de estimação felino. Atualmente, existe uma vasta gama de comedouros no mercado, de diferentes tipos e materiais, para que possa escolher o que melhor se adapta às necessidades do seu gato.

Mas quais são os melhores comedouros para gatos? Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre como escolher a melhor opção para o seu animal de estimação em função do seu tamanho e hábitos, bem como das características e materiais do comedouro.

E além disso, não hesite em consultar também o nosso artigo sobre como escolher o melhor bebedouro para o seu gato.

Como escolho o melhor comedouro para o meu gato?

Certifique-se de que escolhe o melhor comedouro para o seu gato. Esta escolha é tão importante como o tipo de ração que dá ao seu gato todos os dias. Para isso, deve ter em conta o seguinte:

  • Material. O plástico e o aço são os materiais que os gatos mais gostam, enquanto o vidro e a cerâmica não são recomendados, pois podem partir-se facilmente.
  • Bordas. O mais adequado são bordas suaves e arredondadas que não magoam o seu animal de estimação em nenhum momento e não são demasiado altas para que ele possa comer confortavelmente.
  • Antideslizante. Trata-se de um elemento muito importante, uma vez que evita que o gato se mova durante a alimentação e, por conseguinte, é mais confortável. Além disso, com os comedouros de aço, evita o ruído do metal no chão.
  • Tamanho. O comedouro deve ser adaptado ao tamanho e à idade do animal, para que possa ser alimentado confortavelmente e da forma mais agradável. Também é importante que seja adaptada aos focinhos para que não batam nas paredes e causem stress. 
  • Limpeza. Os gatos são animais muito limpos, pelo que deve lavar e desinfetar o comedouro com frequência. Se houver comida ou pelo no comedouro, é pouco provável que os gatos se aproximem dele.
  • Localização. Coloque o comedouro num local calmo, sem movimento nem ruído.

Um comedouro grande, limpo e suave que se adapta ao gato e lhe permite comer em paz são as qualidades que deve exigir de um bom comedouro para gatos.

O material: metal, plástico ou cerâmica? 

Se está a pensar qual é o melhor comedouro de acordo com o material, as opções mais comuns são o aço inoxidável, o plástico e a cerâmica:

  • Os comedouros de metal, tal como o aço inoxidável, são duráveis, muito seguros e fáceis de limpar. São resistentes a arranhões e ao crescimento de bactérias, o que os torna uma escolha higiénica. Também são difíceis de mastigar ou partir, o que pode ser útil se o seu gato tiver tendência para morder os seus comedouros.
  • Os comedouros de plástico são mais leves e muitas vezes mais baratos. No entanto, com o passar do tempo, podem ficar riscados, o que pode provocar a permanência de bactérias e dificultar a sua limpeza completa. Alguns gatos podem também ser sensíveis ao plástico e desenvolver uma reação alérgica ou irritação da pele. Por isso, se optar por um comedouro de plástico, é importante que seja de alta qualidade e que se mantenha muito limpo.
  • Os comedouros de cerâmica são visualmente apelativos e o seu peso reduz a probabilidade de se moverem enquanto o gato está a comer. No entanto, deve certificar-se de que os comedouros são esmaltados e lisos para evitar a acumulação de bactérias nas fendas. Também podem partir-se mais facilmente do que outros materiais se cairem ao chão.

Os melhores comedouros para gatos 

Não podemos dizer definitivamente que existe um comedouro ideal para o gato, mas isso depende muito das necessidades do seu gato. Se o seu gato tem tendência a ficar obcecado com a comida, um comedouro que não permita a gula é a melhor opção, e se ele tem tendência a ficar aborrecido, pode escolher um comedouro interativo que o ajude a manter-se mentalmente ativo. E se o vir a ocupar posições estranhas ou incómodas, experimente colocá-lo num comedouro alto.

1. Comedouros clássicos

Os comedouros clássicos para gatos, também conhecidos como taças para gatos, são a escolha perfeita para satisfazer as necessidades do seu gato.

Estas tigelas para gatos foram concebidas para serem práticas e funcionais.

Embora sejam os mais simples, existem em várias cores e desenhos encantadores.

Alguns modelos apresentam personagens em relevo e pormenores únicos, enquanto outros vêm com uma base de borracha que evita que o gato escorregue enquanto desfruta da sua refeição. Além disso, há modelos com um tapete que ajuda a manter a área de alimentação limpa e organizada.

Desde os clássicos comedouros ovais até aos que têm a forma da pegada ou da silhueta de um gato, estes comedouros foram concebidos para se adaptarem confortavelmente ao seu animal de estimação sem forçar os seus delicados bigodes.

2. Comedouros automáticos

São a melhor opção quando deixa o seu gato em casa durante um longo período de tempo. Funcionam a pilhas ou são elétricos e são geralmente feitos de plástico. O mecanismo baseia-se num sistema de abertura que é programado com um temporizador ou um controlo remoto.

Graças a estas características, a comida e a água são mantidas em perfeitas condições, evitando os insetos indesejáveis. Existem vários modelos, mas o comedouro automático ideal para gatos é aquele que lhe permite ajustar a velocidade de fecho ou que pode ser ativado através de um dispositivo móvel.

Se tenciona deixar o seu gato sozinho em casa, recomendamos-lhe também que consulte o nosso artigo sobre o que deve fazer para garantir o bem-estar do seu gato durante a sua ausência.

3. Comedouros altos

Os comedouros elevados para gatos têm normalmente um pedestal, o que significa que são elevados do chão. Alguns têm um design ergonómico que facilita o acesso à comida e a colocação numa posição mais confortável, o que pode ser útil para gatos com problemas de mobilidade.

Mas também há comedouros com suporte elevado que têm uma base de silicone com um suporte no centro. Esta base proporciona uma boa estabilidade e protege o chão de manchas. Normalmente, são feitos de alumínio ou cerâmica, mas também pode encontrá-los feitos de madeira.

4. Comedouros interativos

Estes comedouros fornecem não só alimento, mas também estímulos físicos e mentais. Permitem que o gato capture a comida, o que o ajuda a comer à vontade e é uma forma eficaz de o enriquecer mentalmente.

Pode também complementá-los com alguns brinquedos de inteligência. Nestes brinquedos, pode adicionar os seus prémios ou snacks favoritos no seu interior e desafiar o seu gato a testar a sua inteligência e destreza enquanto se diverte.

5. Comedouros antivoracidade

São ideais para gatos ansiosos. Normalmente, têm uma superfície elevada que dificulta o acesso do gato à comida entre as pontas de diferentes tamanhos, obrigando-o a comer a comida em pequenas quantidades e a uma velocidade mais lenta.

Mas também podemos encontrar comedouros deste tipo feitos de obstáculos. O que é certo é que o gato deve usar todas as suas faculdades para conseguir alimentar-se, o que funciona como um estímulo mental.

Na Tiendanimal, temos estes e outros comedouros para gatos de alta qualidade que se adaptam às suas necessidades e às do seu animal de estimação. Aproveite e descubra como pode tornar o momento da alimentação ainda mais especial e cómodo para o seu gato!

Onde devo colocar o comedouro?

Naturalmente, os felinos gostam de controlar tudo o que se passa à sua volta. E, mesmo que em casa se sintam seguros, sentem-se mais cómodos se os deixamos observar tudo à sua volta. Se colocamos o comedouro num canto, perderá o controlo do espaço, pelo que não comerá com satisfação e tranquilidade.

Idealmente, deve estar localizado no centro e, se possível, no alto.

Naturalmente, nunca o coloque junto à caixa de areia, mas sim numa divisão separada, pois os gatos são muito limpos e não comem nessas circunstâncias. 

Limpeza dos comedouros para gatos

Como já foi referido, manter os comedouros limpos é muito importante para a saúde do seu gato. Aqui ficam algumas dicas rápidas:

  1. Frequência: Lave o tabuleiro de alimentação diariamente ou, pelo menos, após cada refeição. Desta forma, evita a acumulação de bactérias e previne problemas de estômago.
  2. Limpeza a fundo: Lave o comedouro com água morna e sabão, de preferência antibacteriano. Enxagúe bem para remover os resíduos de sabão.
  3. Material seguro: Certifique-se de que os comedouros são fáceis de limpar para evitar a acumulação de bactérias.
  4. Secagem: Seque-os bem antes de os voltar a utilizar. A humidade pode favorecer o crescimento de microorganismos.
  5. Evite a máquina de lavar louça: Embora alguns comedouros possam ser lavados na máquina de lavar louça, é melhor lavá-los à mão para uma limpeza mais profunda.

Nosso artigo seguinte, encontrará mais dicas sobre como cuidar e alimentar o seu gato: Vómito em gatos, o que deve saber

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os cereais são adequados para a alimentação dos cães?

Constipações em cães: sintomas, o que fazer e como as prevenir

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.