Quando esterilizar uma cadelinha

,

Queres saber quais são as vantagens de esterilizar uma cadela? A esterilização consiste em anular a fertilidade, existem diferentes métodos para consegui-lo. Um exemplo são os fármacos, mas um dos métodos mais habituais é a cirurgia, uma das intervenções cirúrgicas mais frequentes no dia-a-dia das clínicas veterinárias.  

A esterilização tem bastantes vantagens, que enumeraremos a seguir:

  • Evita ninhadas não desejadas.
  • Previne a falsa gravidez ou a pseudogestação.
  • Reduz as probabilidades de desenvolver tumores mamários (muito frequentes nas fêmeas mais idosas).
  • Evita doenças de útero (como tumores, infecções ou piometras)
  • Evita alterações nos ovários (como quistos ou tumores ováricos).
  • Elimina o cio

Mesmo assim, é normal que tenhas dúvidas como por exemplo se a intervenção de castração é dolorosa ou perigosa, ou quando é melhor esterilizar uma cadelinha.

Não te preocupes, a castração é uma intervenção segura e é muito habitual nas clínicas veterinárias e, além disso, a recuperação é muito rápida. Durante esta intervenção o mais habitual é eliminar cirurgicamente os ovários e o útero, realizando uma pequena incisão no abdômen.  Este processo chama-se ovariohisterectomia, e realiza-se com anestesia geral, para que o animal não sinta dor alguma. Uma vez realizada a operação, o normal é que a tua cadela possa voltar para casa esse mesmo dia. Tens que observá-la e seguir uns cuidados especiais durante a sua recuperação, seguindo os conselhos do teu veterinário.

Como podes ver, esta intervenção envolve poucos riscos a priori e muitas vantagens. No entanto, o desenvolvimento da intervenção e as vantagens derivadas da mesma, dependerá da idade que a tua cadela tiver, assim como o seu estado de saúde. O teu veterinário sempre será o melhor para assessorar-te sobre os pros e os contras da mesma.

Hoje em dia, existem novas técnicas de castração que cada vez mais estão a instaurar-se em clínicas veterinárias: a castração por laparoscopia. Trata-se de uma intervenção cirúrgica muito menos invasiva e, que por tanto, permite uma melhor recuperação da tua cadelinha.

Quando esterilizar uma cadelinha perigos de não realizá-lo a tempo

Cada cadelinha é única e inclusive existem recomendações segundo o tamanho para levar a cabo a esterilização. Assim como acontece com as patologias que podem aparecer se não são esterilizadas.

Um dos fatores mais importantes que influencia para identificar a idade ideal é o tamanho.

  • As cadelas de tamanho pequeno devem ser esterilizadas antes do seu primeiro cio (7-9 meses) ou logo depois do mesmo. Desta forma podem evitar-se futuros tumores de mama e outras doenças.
  • Mas se for uma raça de maior tamanho é recomendável fazer a esterilização após o seu primeiro ano de vida, já que não se deve interromper o processo de desenvolvimento e crescimento.

Para além destas recomendações também é possível praticar a esterilização em fêmeas de mais de oito anos. Mas não é recomendável esperar tanto tempo, pois nessa idade a castração não previne da mesma maneira ou não de forma tão efetiva como quando se realiza de mais nova. Os tumores de mama e do aparelho reprodutor, os quistos de ovários, a endometrite e endometriose, a piómetra ou uma gestação não desejada são mais prováveis se não se realiza a tempo esta intervenção. Por esse motivo, a partir dos oito anos seria necessário avaliar se vale a pena ou não. Como sempre, recomendamos que fales com o teu veterinário antes de tomar uma decisão.

Já esterilizaste a tua cadelinha? Com que idade? Partilha conosco como foi o processo e como foi para ela.

« Anterior

Vantagens do óleo de salmão para cães

Como escovar um gato

Seguinte »

1 comentário em “Quando esterilizar uma cadelinha”

  1. Olá!
    A minha cadela foi esterilizada quando tinha ano e meio e correu tudo bem! O primeiro dia foi de paz em casa e o segundo dia pós cirugia foi de alerta porque ela ja queria saltar e pinchar e eu tinha medo que os potos rebentassem!
    Recomendo muito a cirugia a todos os doos de animais!

    Responder

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.