O que são os desparasitantes e como funcionam?

,

Além disso, tem em conta que ao conviver com eles podem ser um foco de perigo para os habitantes da casa. Por isso, é de vital importância que regularmente desparasites o teu animal de estimação.

Existem diferentes tipos de parasitas; alguns podem ser vistos com os nossos próprios olhos, mas outros são imperceptíveis. Os parasitas internos habitam no interior dos animais, nos seus intestinos, enquanto os externos se encontram na pelagem e podem ser localizados a olho humano. Ambos atentam contra a saúde dos nossos animais de estimação e se convertem em um tema de preocupação para os donos.

O veterinário é o encarregado de diagnosticar se o animal possui algum parasita e, nesse caso, irá recomendar um tratamento para desparasitá-lo. A dosagem do medicamente dependerá do tamanho do animal e do peso. Deve seguir todas as suas indicações e respeitar os tempos de tratamento. Por outro lado, para evitar que o teu animal de estimação seja infetado, é conveniente tomar medidas preventivas e aplicar desparasitantes. A maioria desses medicamentos é elaborada com componentes como o fenbendazol, um ingrediente ativo que acaba com as lombrigas.

Existem diversos desparasitantes pensados para proteger a saúde dos diferentes animais. No caso dos cães, o colar desparasitante atua como uma ferramenta preventiva muito eficaz contra os parasitas e contra carrapatos, ácaros, piolhos e pulgas que podem encontrar-se nos pelos. O colar solta uma substância ativa que fica na derme do cão e, dessa maneira, repele e mata os parasitas. Em geral, a proteção dura de 6 a 16 semanas, apesar de alguns colares chegarem a proteger por até 8 meses.

As pipetas antipulgas são outros dos recursos mais utilizados contra esses parasitas em cães e gatos. A gordura da pele absorve o produto e ele se distribui por toda a pele, para conseguir dessa forma uma proteção eficaz durante um mês. Os sprays desparasitantes também são uma boa opção para o problema de pulgas, carrapatos e piolhos. Funcionam da mesma maneira, pulveriza-se o animal (evitando o contato com os olhos) e o princípio ativo distribui-se pela pele.

O que são os desparasitantes para roedores e furões?

Os roedores também ficam expostos às picadas de pulgas e carrapatos. No caso desses pequenos animais, podem ser utilizados desparasitantes externos que previnem as infeções de ácaros, pulgas, mosquitos e carrapatos. Ao utilizar o spray inseticida e vaporizar o teu animal de estimação e o seu lugar de descanso duas ou três vezes por semana vais acabar com o problema ou até evitar que apareça.

Também são eficazes desparasitantes externos para furões e roedores as pipetas antiparasitárias que protegem contra pulgas, piolhos e carrapatos. É importante que consultes sempre o teu veterinário e que recorras regularmente à sua consulta, pois ele é o verdadeiro especialista no teu animal de estimação e vai assessorar o melhor desparasitante para o teu furão ou pequeno animal de estimação.

Mantém o teu animal de estimação fora de perigo, evita que sofra as ameaças dos parasitas e das doenças associadas a eles e que a infeção se estenda às pessoas com um produto desparasitante. Não tens claro qual é o mais apropriado para o teu animal de estimação, a eficácia ou a duração? Em Tiendanimal vais poder encontrar uma grande variedade de desparasitantes para diferentes animais além de poder consultar todas as tuas dúvidas. Vê o nosso catálogo e escolhe o que mais te convencer para proteger o teu melhor amigo: colares, sprays, comprimidos, pipetas… para um controlo efetivo e duradouro contra os parasitas.

« Anterior

Por que é que os gatos afiam as unhas das patas dianteiras?

Como brincar com um cachorro: deve brincar com outros cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.