Truques para evitar que o meu cão urine dentro de casa

,

Aqui deixamos alguns conselhos para ensinar o teu cão a não urinar dentro de casa ou, se tens algum jardim, a fazê-lo na zona que desejas.

O primeiro é saber qual é o motivo desse comportamento. Se for um cão adulto, o motivo pode ser o nervosismo por alguma mudança que tenha sido provocada na sua situação habitual. Nesses casos, o cão sente a necessidade de demarcar o seu território e, por isso, urina dentro de casa. Com os cachorros a situação é diferente, simplesmente ainda não aprenderam a controlar as suas necessidades. Se quiseres ajudá-los, em Tiendanimal temos alguns produtos especiais para cachorros que
podem interessar-te.

Mas diante dessas situações, é básico ter bem claro que:

  • Sempre é melhor adestrar positivamente do que aplicar castigos.
  • Não é necessário gritar ou dar um discurso ao nosso cão, geralmente basta com dizer “NÃO” firme e categoricamente.
  • Apesar disso, se o cachorro continuar a urinar dentro de casa o melhor é ignorá-lo. Por ser uma falta grave já não é suficiente um “NÃO” como repreensão. Ao ignorá-lo por um tempo, entenderá que estas aborrecido e que ele fez algo muito errado.
  • Premia-o quando começares a levá-lo na rua e ele fizer as suas necessidades no lugar correto. Podes dar-lhe, por exemplo, bocadinhos de frango, que são muito saudáveis e os cachorros adoram.
  • Também podes ensinar-lhe como a um gato, reserva uma caixa ou algo parecido e amplo com uma areia absorvente de gatos dentro e, quando o vires em outro lugar, leva-o ali para que use esse lugar. É muito prático para os dias em que não podes levá-lo para passear.
  • Em uma loja ou em uma casa alheia, mantenha-o vigiado, principalmente durante os primeiros 15 minutos. Quando tentar levantar a pata repreende-o e interrompe o ato. Obviamente, para evitar problemas, o mais saudável é entrar em um local estranho depois de que o teu animal de estimação tenha feito as suas necessidades.

E, se moras em uma casa com jardim, e quiseres que o teu cãozinho faça as suas necessidades em um determinado, lugar podes tentar o seguinte:

  1. Seleciona a zona, se possível, longe de janelas e portas para evitar o mau cheiro.
  2. Deposita algumas gotas de outra urina na zona escolhida. Sim, parece estranho, mas o teu animal de estimação irá entendê-lo como um desafio de território e vai querer fazer as suas necessidades nesse local.
  3. A cada dia e dentro de um horário regular, leva-o ao local escolhido para que  prenda que é ali aonde deve fazer as suas necessidades. Depois de algumas  emanas, será ele quem irá diretamente a esse lugar.
  4. Se quiseres, depois podes recolher as fezes com uma confortável pinça recolhe resíduos e jogá-las dentro de um saco higiênico.
  5. Não te esqueças de lavar sempre as mãos. Além disso, recomendamos que o faças com um gel desinfetante.

Como sabes, ao conviver com um animal, a higiene deve ser máxima, por isso, cuando temos um problema, temos que ter muito mais cuidado, principalmente se houverem crianças na casa.

Bom, esperamos ter feito essa tarefa ficar um pouco mais fácil depois desses breves conselhos. Não parece muito difícil, não é? Se conseguires resolver o problema não te esqueças de partilhar connosco!

« Anterior

Os agapornis

Gravidez e gatos: Como evitar a toxoplasmose

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.