Um dos problemas que podes encontrar é que o cão não esteja habituado a andar de carro ou tenha medo de entrar nele, quer seja porque é a primeira vez ou porque não está habituado. Se for esse o caso, podes fazer alguns exercícios para habituar o cão ao carro e que o perceba como algo positivo:
- Com o carro parado, deixa o cão subir e cheirar. Em poucos segundos tira-o e repete o exercício, aumentando gradualmente o tempo.
- Quando o cão estiver dentro do carro, acaricia-o para se relaxar e ficar deitado e tranquilo antes de sair do carro.
- Realiza os mesmos exercícios, mas com o motor ligado para o cão se habituar ao som.
- Finalmente, realiza trajetos muito curtos, aumentando o tempo progressivamente e premiando sempre o cão pelo bom comportamento.
Quando viajares de carro com o teu cão, tem em conta também estes conselhos:
- Não deixes que o cão ponha a cabeça de fora pela janela.
- Se fizeres uma viagem longa, não te esqueças de parar cada hora e meia ou duas horas para dar água ao cão e esticar as patas.
- O animal deve fazer as suas necessidades antes de sair de viagem.
- Se o cão está pouco habituado ao carro, dá-lhe um comprimido para o enjoo. Desta forma vais prevenir possíveis problemas desagradáveis.
- Não deixes o cão sozinho dentro do carro por mais de 10 minutos e sempre à sombra, com ventilação.
- Não te esqueças da sua documentação e todo o necessário para a alimentação e a higiene.
- Se viajares fora da tua região ou ao estrangeiro, informa-te sobre os requisitos necessários e tem previsto algum veterinário no destino, caso aconteça alguma emergência.
Agora que vai chegar o bom tempo, desfruta à grande de umas férias ou de uma escapada de forma segura para ti e para o teu cão. O mais importante é viajar, desfrutar e voltar!
Ricardo Antón. Educador e treinador de cães.