Os cães devem usar roupa ou não?

Já deve ter ouvido dizer que os cães não precisam de usar roupa porque têm pelo que os protege do frio e porque na natureza nunca usam casacos e ainda assim não parecem ter problemas. Esta afirmação, embora verdadeira, não se aplica a muitos dos nossos cães domésticos.

A maioria das raças mudou tanto em relação aos seus antepassados selvagens que já não conseguiam adaptar-se tão facilmente a viver num habitat natural.

Razões para colocar roupa no seu cão

Mudanças bruscas de temperatura

Lembre-se que as casas são frequentemente muito aquecidas para as manter quentes mesmo nos dias mais frios de inverno. Quando o seu cão está deitado calmamente no tapete e decide levá-lo a passear, a mudança repentina da temperatura pode ser muito agressiva para ele. Isto é especialmente verdade para cães pequenos.

Têm uma superfície corporal maior em proporção ao seu peso do que os cães grandes, o que significa que perdem o calor mais rapidamente e precisam de roupa.

Há também cães pequenos muito robustos, tais como alguns terriers, que provavelmente não precisam de se manter quentes enquanto são jovens. Cada um de nós sabe se o seu cão é friorento ou não.

Proteção de cães idosos e cachorros

Qualquer cão que procure deitar-se perto do fogão ou ficar coberto quando se coloca um cobertor sobre ele, certamente desfrutará de um casaco para ir à rua. Mesmo em noites frias de Outono, uma camisola vai mantê-los quentes. Os cães mais velhos e cachorros também devem ser protegidos das intempéries, porque são menos resistentes a mudanças súbitas.

Os cães mais velhos sofrem geralmente de osteoartrite, os seus músculos são mais fracos, os seus sistemas de defesa já não são tão eficientes e o tempo muito frio pode torná-los fracos ou doentes.

Conselhos para escolher roupas quentes para o seu cão

Por um lado, de um ponto de vista funcional, para que uma peça de vestuário seja aconchegante, deve cobrir as costas do cão desde a nuca até à base da cauda. Se for mais curto, exporá a parte inferior das costas, que é a área da coluna vertebral que mais sofre com o frio. É também importante cobrir o pescoço, especialmente em cães com problemas de pescoço.

Por outro lado, de um ponto de vista puramente estético, existe um número infinito de modelos mais ou menos sofisticados, vistosos ou discretos, altamente decorados ou mais sóbrios. Esta é uma questão de gosto pessoal na escolha, que tem pouco a ver com os cuidados de saúde dos nossos cães.

Se gosta de vestir o seu animal de estimação, há algumas dicas a ter em mente, porque antes de mais, o conforto e a tolerância do seu animal de estimação deve vir em primeiro lugar. Nunca o force ou castigue.

  • Para começar, procure uma peça de vestuário que seja feita de material confortável, sem costuras duras que possam irritar a pele.
  • Os tecidos elásticos são ideais, porque se adaptam melhor ao corpo e são mais flexíveis. Certificar-se de que não restringe os movimentos do cão. Por exemplo, se lhe puser um vestido, a saia não deve ficar presa nas pernas se ela decidir correr com um amigo no parque.
  • Se for época de chuva, opte por um impermeável com tecido impermeável.
  • Se comprar um casaco de mangas compridas, o seu cão deve ser capaz de mover confortavelmente as suas patas dianteiras.
  • Outro detalhe que pode ser irritante é se a roupa tem peças que se destacam muito, como um tutu grande, porque cada vez que a sua princesa se move, esse objeto “persegue-a” e flutua à sua volta, o que a pode assustar. Muitos cães também não toleram ornamentos nas suas cabeças.

Finalmente, para resumir e responder à pergunta no título da publicação sobre se o seu cão deve usar roupa, a resposta correta é: depende. A sensibilidade do seu cão ao frio, idade, raça, e grau de tolerância ao vestuário entram em jogo. Nem todos os cães são iguais. Considere estas questões e decida.

E se quiser mais informações, não perca os seguintes artigos: “Os animais de estimação e o frio e “Frio nos cães: aprenda a detetá-lo e a preveni-lo“. Eles serão muito úteis!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Quantas vezes por dia tenho de passear um cão

Como cuidar da pele do seu cão no inverno

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.