Como cortar as unhas de um gato

,

Os gatos têm dezoito unhas, dez nas suas patas dianteiras e oito nas suas patas traseiras, e é recomendável cortá-las a cada duas ou três semanas aproximadamente dependendo da atividade e rotinas que tiverem. É um processo que a princípio pode ser complicado e com o qual, certamente, o teu gato ficará nervoso. Porém, não te preocupes, segue os passos que te propomos a seguir e torna o cuidado das unhas do teu animal de estimação num momento confortável e agradável para ambos. Tem em conta que o corte de unhas não deve passar de 10 minutos, desta forma evitarás que ele fique impaciente e nervoso.

Passos a seguir para saber como cortar as unhas dos gatos de forma rápida e eficaz:

  1.    Escolhe o momento e tranquiliza o teu gato. Deves fazer com que o teu animal de estimação se acostume a que lhe toquem as patas, para isso faz-lhe carícias suavemente enquanto também acaricias outras partes do seu corpo em que ele mais gosta. É melhor começar a acostumar o teu felino desde que ele é um gatinho. Escolhe um momento em que ele esteja tranquilo e relaxado, e, se ele se assustar ou estiver incómodo e querer se soltar, não o impeça, procura outro momento mais adiante para continuar. Coloca-o no colo e faz com que ele esteja confortável, depois coloca as suas patas entre as tuas mãos e acaricia-as com suavidade todos os dias, ainda que não pretendas cortar-lhe as unhas. Cada vez que lhe acariciares as patas recompensa o seu bom comportamento com as guloseimas ou snacks de que ele gostar.
  2.    Começa a cortar aos poucos. E escolhe as ferramentas adequadas para o cuidado e a higiene das unhas do teu gato. Na Tiendanimal temos diferentes acessórios de manicure que facilitarão essa tarefa, conforme as tuas necessidades e as do teu animal. Escolhe o cortador de unhas mais prático para o teu amigo peludo. Assim que tiveres todos os acessórios à mão, será o momento de começar com a tarefa. Coloca o teu gato no colo, com seu traseiro e costas virados para ti. Segura numa mão o cortador de unhas e, em outra mão, uma das suas patas. Agarra um dos seus dedos e faz-lhe uma massagem suave para que ele continue tranquilo. Nesse momento, pressiona a sua pata de modo que a unha saia. Começa cortando a ponta da unha e continua aos poucos, mas nunca chegues a uma veia interior de cor rosa que percorre cada uma das suas unhas, pois magoá-lo-ias e começaria a sangrar.
  3.    Usa corretamente o cortador de unhas. Corta as unhas uma a uma e certifica-te de que o corte seja da parte superior para a inferior, para evitar que a unha quebre. Cuidado para não cortar demais! Se não tens certeza de onde começa a veia, é melhor cortar menos a unha. Neste processo sempre deves manter a calma e ir lentamente, ainda que o teu gato mie. No início, pode ser que só possas cortar umas duas ou três unhas. Não te preocupes, espera por outra oportunidade até dominar a técnica.
Cómo cortar las uñas de un perro
  1.    Premia o teu gato. Escolhe uma guloseima especial para o teu animal de estimação e dá-la depois de cortar as suas unhas. Se só usas essa guloseima para este momento de higiene, o teu animal a associará ao corte de unhas e saberá que depois desse processo tão delicado obterá um delicioso prémio e fará menos resistência no futuro.
  2.    Revisa o estado das suas unhas. De acordo com cada felino as unhas crescem num ritmo diferente. O recomendável é cortá-las a cada duas ou três semanas para evitar que fiquem longas demais e quebrem. Revisa as unhas do teu gato regularmente e dá-lhe o cuidado que ele merece.

Quais os benefícios de cortar as unhas do teu gato?

O cuidado das unhas dos gatos é necessário para que possam explorar o mundo e relacionar-se com outros da sua espécie. Os seus arranhões deixam marcas visuais e olfativas que servem para comunicar-se com os outros. Além do mais, com os arranhões liberam stress e, quando vivem num entorno natural, precisam de ter as suas garras bem afiadas para caçar as suas presas.

Os gatos precisam de afiar as unhas sozinhos, arranhar é um comportamento inato nos felinos. Para que não o façam nos teus móveis, cortinas, poltronas e outros objetos da casa, é imprescindível que contem com um arranhador ou tábua para arranhar, um brinquedo que eles adoram e com o qual satisfazem o seu instinto, além de servir para alongar os seus músculos, cuidar das suas garras e comunicar-se com outros gatos. Em Tiendanimal contamos com um amplo catálogo de arranhadores de todas formas e tamanhos que são ideais para que afiem as suas unhas e poderão ser colocados em qualquer canto do lar.


Cuidar das unhas dos gatos é muito importante para a sua saúde física e mental e para evitar possíveis arranhões enquanto brincam. Além do mais, podes cortá-las tu mesmo, seguindo os passos da secção anterior, e, desta forma, evitar que elas quebrem. No entanto, se achas que não és capaz de fazê-lo corretamente, outra opção é ir ao veterinário, ele poderá ajudar-te neste processo com os seus conselhos e truques. Também é prático recortar-lhe as unhas afiadas se ele é propenso a arranhar, afofar, etc.

Que momento escolhes para cortar as unhas do teu gato? Que acessório é o mais prático para ti e para o teu animal de estimação? A cada quanto tempo lhe cortas as unhas? Que arranhador tens em casa?

« Anterior

O que causa stress em cães e gatos

Plantas tóxicas para coelhos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.