Como refrescar um gato no verão?

O verão chega para todos, incluindo os nossos animais de estimação. As temperaturas continuam a bater recordes ano após ano à medida que os meses de verão chegam, e todos os seres vivos tentam lidar com o seu ambiente, incluindo variações no termómetro. Todos os proprietários de animais de estimação tentam evitar que os seus animais de estimação sofram desconforto devido ao calor excessivo. Sendo os felinos domésticos uma das espécies mais comuns nas nossas casas, saber refrescar um gato no verão é importante para milhões de pessoas.

Os gatos sentem calor no verão?

Os animais com um pelo considerável são normalmente mais sensíveis ao calor, pois a evolução dotou-os deste pelo principalmente para combater o frio. Evidentemente, todos os seres vivos têm uma margem de temperaturas que, se excedida acima ou abaixo, significa que sofrem de calor ou frio. A zona de neutralidade térmica de um gato situa-se entre os 30 ºC e os 38 ºC. A sua temperatura corporal situa-se entre 38 ºC e 39,5 ºC. Por conseguinte, as altas temperaturas de verão podem ser muito quentes para um gato.

A transpiração dos gatos não é como a dos humanos. A sua espessa camada de pelo e pele sensível significa que não podem regular o calor como as pessoas fazem ao suar.

Os gatos gostam do calor?

O seu pelo destina-se a protegê-los especialmente do frio e os gatos têm uma tendência natural para estarem em locais quentes. Vemo-los frequentemente procurar edredões, colchas, cantos perto do aquecedor ou mesmo empoleirar-se em cima de dispositivos eletrónicos para aproveitar o calor da bateria. Assim, podemos ter a certeza de que quando o nosso gato sofre de calor, é sem dúvida porque é demasiado.

Os gatos ficam stressados com o calor?

Quando o nosso gato está demasiado quente, mostrará uma salivação abundante, uma língua azulada e até tremores musculares. Ele mover-se-á mais lenta e desajeitadamente e procurará sombras ou locais frescos. Se o calor for demasiado, ele pode ficar parado, ofegante e com a boca bem aberta para deixar a língua de fora e tentar expirar o calor desta forma.

Se não conseguir refrescar-se, o gato sentirá um desconforto que se tornará gradualmente mais intenso, causando stress e até reações agressivas.

Conselhos para refrescar um gato nos dias de calor

A primeira coisa a tentar fazer é impedir que o espaço que o gato habita atinja uma temperatura problemática. Como é o mesmo espaço que os proprietários habitam, as medidas habituais de ar condicionado na nossa casa serão também benéficas para o gato.

  • Ter ar condicionado ou climatização para manter temperaturas amenas.
  • A limitação da entrada de luz solar, especialmente luz solar direta, por meio de persianas, cortinados, cortinas, estores, etc., é apropriada.
  • Podemos abrir janelas e portas estrategicamente para provocar correntes de ar controladas.
  • Ou, se a temperatura exterior for claramente superior à temperatura interior, fechar portas e janelas para manter a temperatura interior.

Medidas específicas para gatos

Para além de manteres o teu espaço sem demasiado calor, terão de ser tomadas medidas específicas para o nosso amigo felino.

  • Não lhe dês grandes refeições. A digestão pesada aumenta a sua temperatura corporal. Se houver também muito calor no ambiente, isto pode não só causar desconforto, mas também levar ao vómito e à diarreia.
  • Não deixes que o teu gato faça exercício a meio do dia, que é a altura mais quente do dia.
  • Se a casa tiver um jardim ou uma área exterior, não os deixe sair durante as horas de temperaturas máximas.
  • Coloca a cama do gato num local alto, pois o chão é suscetível de acumular calor, especialmente se a luz solar direta cair sobre ela.
  • Coloca bebedouros em vários pontos da casa.
  • Mantém a água nestes bebedouros muito fria, mesmo deitando nela cubos de gelo.
  • Prepara zonas frescas e sombreadas na casa para que o gato possa alternar entre elas.
  • Existem brinquedos ocos para gatos que permitem a colocação de cubos de gelo nos mesmos, para que, ao brincar com estes objetos, o gato possa refrescar enquanto se entretém.
  • Também estão disponíveis artigos semelhantes no mercado de acessórios para animais de estimação, para que os gatos descansem. Estes incluem camas, esteiras, almofadas, esteiras e tapetes que podem ser enchidos com gelo ou ter um gel no interior para os refrescar.
  • A escovagem diária ajudará o gato a refrescar-se, dissipando o calor acumulado e livrando o gato do excesso de pelo.

Manter o teu gato em temperaturas amenas durante os meses de verão não só melhorará a qualidade de vida, carácter e comportamento do gato, como também manterá o teu gato saudável e sem problemas graves relacionados com o calor.

Lembra-te que a Tiendanimal tem todos os acessórios necessários para ajudar o teu gato a lidar com as altas temperaturas de verão. Visita as nossas lojas ou o nosso website e descobre todo o nosso catálogo de acessórios, alimentos e brinquedos para manter o teu gato feliz e saudável.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Gengivite nos cães

Adotar um gato vira-lata

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.