Cuidar de um gato com tempo quente

,

As altas temperaturas do verão estão a aproximar-se, mas devido às alterações climáticas, estão a tornar-se mais elevadas e de maior duração. Devemos prestar atenção aos nossos animais de estimação durante estes meses e oferecer-lhes sombra, água fresca e uma série de cuidados.

Antes de continuarmos com os cuidados a ter com os gatos no tempo quente, vamos responder a algumas das perguntas mais frequentes sobre o calor e os gatos – tome nota!

Perguntas sobre os cuidados a ter com os gatos e o calor do verão

O que é a insolação?

As temperaturas elevadas do verão, especialmente se a humidade for elevada, podem fazer com que a temperatura corporal do seu gato aumente de tal forma que pode causar danos graves ou mesmo a morte.

Os gatos não têm glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo como os humanos, mas estão localizadas apenas nas almofadas, no canto do queixo, nos lábios, no ânus e nas axilas.

Só conseguem eliminar o excesso de calor através destas glândulas e da respiração, o que significa que gerem o excesso de calor de forma mais limitada do que nós.

Por conseguinte, devemos assegurar que o nosso gato não seja exposto a temperaturas excessivas e ajudá-lo a atravessar os meses de verão em segurança.

Os gatos têm calor no verão?

Os animais com uma camada considerável de pelo são geralmente mais sensíveis ao calor, uma vez que a evolução os dotou deste pelo principalmente para combater o frio. Naturalmente, todos os seres vivos têm um intervalo de temperatura que, se ultrapassado acima ou abaixo, significa que sofrem de calor ou frio.

Temperatura ambiente ideal para gatos

A zona de neutralidade térmica de um gato varia entre 30 ºC e 38 ºC. A sua temperatura corporal situa-se entre 38 °C e 39,5 °C. Por conseguinte, as temperaturas elevadas do verão podem ser demasiado elevadas para o nosso gato.

A transpiração dos gatos não é como a dos humanos. A sua espessa camada de pelo e a sua pele sensível não lhes permitem regular o calor como as pessoas fazem através da transpiração.

Os gatos gostam do calor?

O seu pelo destina-se a protegê-los especialmente do frio e os gatos têm uma tendência natural para ficar em locais quentes. É frequente vê-los procurar edredões, colchas, cantos perto do aquecedor ou mesmo empoleirar-se em cima de aparelhos eletrónicos para aproveitar o calor da bateria. Assim, podemos ter a certeza de que, quando o nosso gato sofre de calor, é sem dúvida porque está demasiado quente.

Os gatos ficam stressados com o calor?

Quando o nosso gato está demasiado quente, apresenta uma salivação abundante, uma língua azulada e até tremores musculares. Deslocar-se-á mais lentamente e de forma mais desajeitada e procurará a sombra ou locais frescos.

Se o calor for demasiado, pode ficar parado, ofegante e com a boca bem aberta para deixar a língua de fora e tentar expirar o calor dessa forma.

Se não conseguir arrefecer, o gato sentirá um mal-estar que se tornará progressivamente mais intenso, provocando stress e até reações agressivas.

Conselhos para refrescar o seu gato e enfrentar o calor do verão

Deixar água fresca à sua disposição. Os gatos, como se sabe, são muito sibaritas quando se trata de beber água. Durante todo o ano, temos de nos certificar de que o nosso gato recebe líquidos suficientes, mas no verão é ainda mais importante. Uma fonte é uma ótima opção para incentivar o seu gato a beber.

Utilizar a comida húmida para ajudar. Para manter o nosso gato hidratado, podemos também alternar entre alimentos húmidos e alimentos molhados, que contêm um nível de humidade muito mais elevado.

Não deixe o seu gato fechado em locais pequenos e pouco ventilados. Nunca deixe o seu gato fechado num carro, numa transportadora ou num quarto pequeno. Nestes locais, a temperatura sobe rapidamente e não há possibilidade de ele encontrar um local fresco para se abrigar.

Manter a casa fresca. Durante o dia, é aconselhável manter as persianas a meio ou quase fechadas, para que o calor demore mais tempo a entrar. Além disso, podemos aproveitar as noites, quando costuma arrefecer, para ventilar a casa. Lembre-se de colocar redes ou mosquiteiros nas janelas para evitar que o seu gato caia; por mais habituado que esteja, nunca se sabe quando se pode assustar ou ver algo que chame demasiado a atenção.

Pode colocar cobertores refrescantes para o seu gato se deitar, são perfeitos para os dias quentes.

Ventoinhas e ar condicionado. Podemos utilizar uma ventoinha ou um ar condicionado para manter a temperatura da casa mais fresca. É preferível utilizar ambos sob a nossa supervisão. Todos sabemos como os gatos são curiosos; podem atacar a ventoinha ou o cabo da ventoinha e acabar por se magoar. Ao ligar o ar condicionado, devemos ter o cuidado de não deixar a temperatura descer demasiado, pois os contrastes também são prejudiciais.

Evitar sair ao ar livre a meio do dia. Se o seu gato tiver acesso ao exterior, é aconselhável evitar sair durante as horas de maior calor. Além disso, o gato deve ter uma zona de sombra onde possa descansar.

Evitar o exercício durante o tempo quente. É preferível que o seu gato reserve as suas horas mais ativas para a manhã ou para a noite, quando a temperatura tiver baixado. Podemos aproveitar a noite e algum tempo de manhã para brincar com ele, para evitar que esteja demasiado ativo a meio do dia.

Escovar o gato. Podemos vestir ou despir roupa para resistir a temperaturas altas ou baixas, mas os nossos gatos têm pelo durante todo o ano e, durante a época da muda, adaptam o pelo à época do ano, algo em que os podemos ajudar escovando-os.

O ideal é habituar o nosso gato à escovagem desde cedo, para que não se torne uma batalha campal. Existem no mercado escovas que nos ajudam a retirar os pelos mortos dos nossos felinos, facilitando-lhes a muda e ajudando-os a resistir às altas temperaturas.

Utilizar uma garrafa de água congelada. Para proporcionar ao nosso gato um local de repouso fresco, podemos encher uma garrafa de plástico até meio e colocá-la no congelador, embrulhar a garrafa com uma toalha e colocá-la ao lado de uma das camas do nosso gato. Desta forma, em caso de calor excessivo, ele poderá refugiar-se nesse cantinho.

Hidratar as zonas de arrefecimento do seu gato. Como já referimos, o nosso gato só tem zonas específicas do corpo para se refrescar.
Para o ajudar a refrescar-se, podemos limpar estas zonas com uma toalha húmida (axilas, almofadas, queixo, barriga).  

Esperamos que tenha um ótimo verão com estas dicas! Veja o nosso catálogo especial de verão:

E se está a planear uma viagem de verão, não perca o seguinte artigo:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Fases do crescimento de um cão (0 meses a 12 meses)

Descubra quais são os melhores brinquedos para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.