Raças de gatos

LaPerm

LaPerm

Em uma fazendo dos Estados Unidos nasceu em 1982 uma ninhada de seis gatinhos. Uma das fêmeas tinha a pele sem pelo, mas dois meses … Ler mais

O gato comum

O gato comum é o mais difundido e popular entre a população felina, já que se calcula que apenas 2% dos gatos caseiros são de … Ler mais

Maine Coon

Esta raça é originária do estado de Maine, nos Estados Unidos. É conhecida também pelo nome de Maine Shag. Seria o resultado do cruzamento entre … Ler mais

Gato Burmês

Esta raça foi criada por um médico militar americano a partir de uma gata Tonkinesa trazida da Birmânia em 1930. Fizeram-se cruzamentos com siameses até … Ler mais

Gato siamês

Esta raça provém do antigo reino de Siam, hoje Tailândia. Foi encontrado representado em um manuscrito de 1350. Em Siam era um gato reservado à … Ler mais

Gato angorá

Este é um dos gatos mais sociável e afetuoso entre todas as raças. É um animal relativamente raro e muito belo, considerado um tesouro nacional no seu país natal e uma história fascinante.

Independentes, curiosos, enérgicos, carinhosos, tranquilos… Existem quase tantas características que definem os gatos quanto raças que existem deles. De fato, a Associação Internacional de Gatos (TICA), considerada a organização com o maior registro de gatos do mundo, estima que há por volta de 73 raças de gatos em todo o planeta. 

Quantas raças de gatos existem?  

O número de raças de gatos catalogadas na atualidade depende, em grande medida, dos estândares que sejam utilizados. A TICA, por exemplo, calcula que há em torno de 73 raças diferentes de gatos ao redor do mundo. 

Por sua parte, outras organizações como a Federação Internacional de Felinos (FIFe), catalogam estas raças em diferentes tipos. 

Tipos de raças de gato  

A FIFe diferencia até quatro grupos de raças de gatos em função de determinados traços distintivos que compartilham: 

Aqui também aparece o gato persa, uma das raças mais antigas que existem e se destaca por uma pelagem abundante. 

Outra raça que faz parte deste grupo é a do gato Ragdoll, que se diferencia do resto por ser dependente dos seus donos. 

E por outro lado está o gato Sagrado da Birmânia, também conhecido como o gato Birmano, reconhecido pelas suas “luvas” brancas; e o Van Turco, nome que recebe pelo seu lugar de origem. Esse gato possui uma abundante pelagem, além de gostar da água, entre outras características.   

Também está o gato LaPerm, cuja pelagem é encaracolada e não causa alergias; o Maine Coon, de tamanho grande e com um pelo resistente à água; e o Angorá Turco, outra das raças de gato mais antigas do mundo e cuja rareza fez com que não fosse cruzada com outras raças, o que manteve inalterados os seus traços ao longo do tempo. 

 E por outro lado, destaca-se o gato Siberiano, que consegue suportar temperaturas mais baixas pela sua longa pelagem. 

 

 

 

Outra possível classificação das raças de gato é pelo seu tamanho e pelagem, como veremos a continuação. 

Raças de gatos grandes e gigantes  

Algumas das maiores raças de gatos e gigantes que existem são o Ragamuffin, que pode superar os 80 centímetros de altura e alcançar 13 quilogramas de peso. A sua expectativa de vida também é longa, em torno aos 18 anos de idade. 

Outro é o Highlander, mistura de lince e Curl Americano. Um gato que, além de ter olhos e orelhas grandes, é muito carinhoso e brincalhão. 

Da mesma forma, o gato Selkirk rex é considerado um dos maiores gatos, devido à sua aparência musculosa e ao volumoso pelo, o qual requer uma escovação exaustiva. 

 Raças de gatos pequenos  

A raça de gato Singapura é considerada uma das menores do mundo. É caracterizada por ter uma pelagem curta e olhos de cor verde ou âmbar. E graças ao seu tamanho, são ágeis e fortes. 

E outro exemplo de raça pequena é o gato Munchkin, reconhecido pelo seu pelo curto, devido a uma mutação genética. 

 Raças de gatos peludos  

Entre os gatos com mais pelagem se encontram alguns dos já mencionados, como o Persa e o Maine Coon, além do gato chinchila, que se diferencia pela sua exuberante pelagem de cor branca, e o Bobtail japonês de pelo longo, cuja pelagem é suave e sedosa. 

Raças de gatos sem pelo  

Também existem gatos sem pelo, como o já citado gato Sphynx, a primeira raça de gato sem pelo que foi reconhecida; e o gato elfo, considerado uma das raças de gatos mais raras devido ao curioso formato que adotam as suas orelhas. 

Se quiseres conhecer mais detalhes sobre as diferentes raças de gatos que existem no mundo, em Tiendanimal encontrarás as fichas mais completas com as suas respectivas características e cuidados. Não percas!