Gato Himalaio: Conselhos, cuidados e características

NomeGato Himalaio
OrigemSuécia
Expectativa de vida Entre 10 e 15 anos
CoresPreto, branco, castanho, azul, vermelho. Todas as cores são aceites no colorpoint
PeloLongo
AlturaEntre 30 e 35 centímetros
PesoEntre 3 e 5 quilos 
TemperamentoAfetuoso, calmo, inteligente
NecessidadesEscovagem semanal
Perfeito paraFamílias com crianças e idosos

Origem do Gato Himalaio

A criação desta raça remonta a 1924 nos Estados Unidos, onde a criadora Virginia Cobb e o Dr. Clyde Keeler se encontraram para estudar o gene responsável pelo padrão colorpoint nos gatos. Embora não tenham obtido o resultado desejado, este estudo foi retomado na Suécia em 1930, cruzando gatos das raças siamesa e persa. 

A primeira ninhada de gatinhos himalaios nasceu de Debutante, uma gata de pelo longo que foi cruzada com o seu pai, resultando em gatinhos de pelo longo e olhos azuis com uma cara, orelhas, patas e cauda mais escuras. 

Nos Estados Unidos, a raça foi reconhecida em 1957 e, anos mais tarde, na Europa, onde é considerada uma variedade da raça persa. Embora estes gatos não tenham sido concebidos na região dos Himalaias, são assim denominados devido à sua estreita semelhança com os coelhos Himalaia. 

Tipos de Himalaio

Os gatos himalaios podem ter qualquer número de combinações de cores aceites na raça, embora o seu pelo deva ser sempre de estilo pontual. A única coisa que se destaca na raça e que é partilhada por todos os gatos de todas as combinações de cores são os olhos azuis.

Cores

Algumas das combinações de cores podem ter as seguintes tonalidades:

  • Castanho.
  • Vermelho.
  • Azul.
  • Lilaz.
  • Foca.
  • Azul-creme.
  • Lilaz creme.
  • Castanho tortie.
  • Creme tortie.
  • Vermelho lince.
  • Foca lince.
  • Azul lince.
  • Tortie lince.
  • Creme lince.
  • Castanho lince.
  • Lilás lince.
  • Azul-crème lince.
  • Lilás creme lince.
  • Castanho tortie lince.

Tipo de pelo

O pelo é a principal característica desta raça de gato, sendo longo em comprimento e muito brilhante. Além disso, este pelo tem um sub-pelo muito abundante, macio e denso.

O gato Himalaio cachorro

Os cachorros de gato himalaio são muito brincalhões e curiosos, com explosões de atividade, embora este comportamento se torne mais calmo e silencioso à medida que envelhecem.

Carácter e comportamento do Himalaio

Uma das principais características do comportamento destes gatos é que são muito afetuosos e calmos, o que os faz adorar passar tempo ao colo dos seus donos para serem acariciados. 

Tendo genes siameses, os gatos himalaios são mais brincalhões do que os gatos persas, mas não o suficiente para fugir de casa, pois são muito caseiros e preferem o conforto da sua casa à curiosidade da rua. 

Não são gatos muito independentes ou faladores, embora sejam inteligentes e gulosos, o que deve ser compensado com exercício, sempre com uma intensidade inferior devido à sua morfologia.

Dão-se muito bem com as crianças, desde que não sejam demasiado bruscas ou indisciplinadas, e são perfeitos para as pessoas mais velhas, pois são muito calmos, acolhedores e afetuosos.

Como alimentar um Himalaia de acordo com a sua idade?

Os gatos himalaios não têm nenhuma alimentação especial devido às características da sua raça, a menos que sofram de alguma doença ou enfermidade, mas estes são casos de gatos muito particulares, não da raça em si. 

Alimentação por fases

Como com todos os felinos, os gatos himalaios devem ser alimentados com comida específica, dependendo da fase da vida em que se encontrem.

Por esta razão, a sua primeira comida deve ser o leite da sua mãe e, quando começam a desmamar, deve ser-lhes dada uma combinação do leite da sua mãe com uma papa feita a partir de ração específica para cachorros misturada com água, reduzindo a quantidade de leite e aumentando a quantidade de papa à medida que o tempo passa. No final desta fase, devem ser alimentados com ração para cachorros.


Com um ano de idade, ele pode começar a ser considerado adulto, pelo que a sua ração deve ser mudada para uma para gatos adultos. A sua ração deve ser mudada gradualmente, misturando um pouco da nova ração com muita da antiga e variando as proporções de uma e da outra pouco a pouco, de modo a acabar por comer apenas ração para adultos.


Se o gato for castrado, o seu alimento deve ser mudado para uma ração especial para gatos castrados e, se sofrer de qualquer alergia ou intolerância ou tiver qualquer doença, a sua ração deve ser especial para qualquer uma destas doenças ou patologias.

Finalmente, na sua fase sénior, a sua ração será novamente trocada por uma com menos gordura e hidratos de carbono, pois nesta fase da sua vida os gatos tornam-se mais sedentários e, para evitar que engordem, a sua ração deve compensar esta falta de exercício. Tal como no caso dos gatos adultos, se tiverem alguma doença, enfermidade ou patologia, a sua alimentação terá de cobrir estas patologias. Fala com o teu veterinário antes de mudar a sua ração e deixa-o aconselhar-te sobre a melhor alimentação para ele.


Saúde do Gato Himalaio

Os gatos himalaios, tendo genes de gatos persas e siameses, podem desenvolver doenças típicas destas duas raças de gatos, tais como cistite idiopática, litíase urinária ou doença renal policística, diferentes tipos de carcinoma ou doenças oftalmológicas tais como sequestro da córnea, atrofia progressiva da retina, entropiona, epífora idiopática ou coloboma de pálpebras.

Além disso, como os gatos são muito gulosos e mais sedentários do que ativos, é altamente recomendável controlar a quantidade de alimentos que comem, estimulá-los a exercitar-se com brinquedos e jogos especiais, e ajudá-los a evitar engolir alimentos através de comedouros interativos.

Cuidados de um Gato Himalaio

O pelo longo deste tipo de gato é o que requer mais tempo e esforço para o manter com aspeto saudável e cuidado. Tal como outros gatos, devem ser vacinados e desparasitados quando necessário, bem como ver um veterinário pelo menos uma vez por ano para ter a certeza de que estão em perfeita saúde.

Pelo

O seu pelo longo e abundante deve ser escovado regularmente para evitar nós e emaranhados e para remover a sujidade superficial. Esta escovagem também serve para remover o pelo morto que fica preso no resto do pelo para evitar a formação de bolas de pelo.

Pele

Dar-lhes banho uma vez por mês para remover a sujidade profunda faz também parte da sua rotina de higiene e cuidados. Além disso, embora seja um gato muito caseiro, se for para o exterior ou para o jardim, não te esqueças de verificar se chegam a casa com algum parasita preso no pelo e desparasitá-los se necessário.

Outros (olhos, ouvidos)

Os olhos e ouvidos são órgãos muito delicados nos gatos, pelo que a sua higiene deve ser mais conscienciosa. O cabelo comprido pode perturbar os seus olhos e ouvidos e, nestes últimos, pode provocar a formação de mais cera nos ouvidos. Corta o pelo à volta dos seus ouvidos e olhos e limpa-os com gaze esterilizada e uma solução de limpeza especial ou, na sua falta, água destilada ou soro fisiológico.


Adoção de um Himalaio

Se estás a pensar em começar a partilhar a tua vida com um gato e te apaixonaste por esta raça, recomendamos-te que visites uma sociedade protetora ou um abrigo para ver se eles têm algum Himalaio. Mesmo assim, se não encontrares nenhum, encorajamos-te a dar uma oportunidade a outro gato com características semelhantes. Pede ajuda aos voluntários e verás como eles encontrarão um espécime muito semelhante ao Himalaio. 

Dá uma segunda oportunidade a um gato para adoção e descobre o que podem trazer um ao outro – não te vais arrepender!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Whippet: Aconselhamento, cuidados e características

FAQ – Perguntas mais frequentes sobre relaxantes para cães e gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.