Gato Cornish Rex: cuidados e características

NomeCornish Rex
OrigemCornualha (Inglaterra)
Expectativa de vida Entre 10 e 16 anos
CoresPreto, chocolate, alaranjado, azul, creme, tigrado, manchado…
PeloCurto, ondulado
Altura25 cm
PesoEntre 3 e 5 kg
TemperamentoEnérgico, curioso, leal
NecessidadesAtividade, entretenimento
Perfeito paraCrianças, jovens

Origem do Cornish Rex

O Cornish Rex apareceu por primeira vez em Cornualha (Inglaterra) no ano de 1950. Um gato de fazenda, da raça British Shorthair, deu à luz a uma ninhada na qual apareceu um gatinho com o característico pelo ondulado dos Cornish Rex. A partir daí surgiu toda uma raça e, dez anos depois, descobriu-se que a origem da sua particular pelagem se deve a um gene recessivo que ambos os progenitores devem portar.

Esta raça de gato foi se fortalecendo ao longo dos anos ao se misturar com o Sagrado da Birmânia, o Azul Russo, o American Shorthair e o Havana Brown, entre outros. No ano 57 começa a sua expansão até a América do Norte e somente em 1964 esta raça foi reconhecida pela primeira vez de forma oficial; neste caso pela Cat Fanciers Association.

Tipos de Gato Cornish Rex

O Cornish Rex é um gato alongado, com uma figura elegante e patas finas. A sua cabeça contém formato de cunha, estreita dos lados, e as suas grandes orelhas dão um aspeto de levado. Não é uma raça de gato muito antiga, por isso não são reconhecidos diferentes tipos de Cornish Rex.

Cores

Esta raça não tem restrições com relação às cores aceitas na sua pelagem. Podem ter um padrão plano, com cores como preto, chocolate, alaranjado, azul, creme… Da mesma forma, qualquer uma destas cores pode ser combinada com branco. O padrão tigrado também pode aparecer nos gatos Cornish Rex. Além disso, podemos encontrar fêmeas com um padrão tricolor.

Tipo de pelo

O tipo de pelo do Gato Cornish Rex é o que verdadeiramente caracteriza a raça. Deve-se a um gene recessivo pelo qual os gatos não desenvolvem uma segunda camada de pelo, que é à qual estamos acostumados. Esta primeira camada ondulada é extremamente suave, com semelhanças ao manto dos coelhos. Por isso surgiu o nome “Rex”, que é utilizado normalmente para nomear raças de coelho com pelagem aveludada.

Isto significa que não soltam tanto pelo, mas que também são mais sensíveis ao frio, por isso precisam de lugares quentinhos para se refugiarem, sempre dentro de casa. Pode parecer que desprendem mais calor do que os outros gatos, mas é certo que a falta de uma segunda camada faz com que percam certo efeito isolante, o que provoca essa sensação.


É possível ler que o Cornish Rex é um gato hipoalergénico, por não soltar tanto pelo quanto a maioria das raças. No entanto, esta é uma afirmação que não está comprovada. A alergia aos gatos nem sempre tem a ver com o pelo em si, mas com a “caspa” que soltam os animais. A pele morta é a que contém as proteínas que originam a alergia, por isso não se pode afirmar que o gato Cornish Rex seja hipoalergénico.

Diferenças entre os gatos Cornish Rex e Devon Rex

A diferença entre os gatos Cornish Rex e Devon Rex é muito simples: a origem do seu pelo ondulado é diferente. Em ambos os casos, este se deve a um gene recessivo, no entanto, não ao mesmo. Em princípio se achava que pertenciam à mesma raça, mas depois de muitas tentativas de misturar o Cornish Rex com o Devon Rex e obter camadas de pelo liso, chegou-se à conclusão de que são raças diferentes.

O cachorro de Cornish Rex

O Cornish Rex bebê é um gato muito ativo e brincalhão. Adora pular e correr pela casa, descobrir lugares altos ou cantos nos quais se sinta confortável e resguardado. É um gatito muito curioso, que não fica quieto até que não chega o momento de dormir (o que ele escolher, claro). Este pequeno gatinho vai te perseguir por toda a casa e pular para te “assustar” quando menos esperar.


Caráter e comportamento

Esta raça de gato é muito enérgica e carinhosa. Estabelece relações afetivas fortes dentro da família e precisa estar acompanhado o maior tempo possível. Neste caso, quebra o estereótipo do gato independente que prefere estar só. Mas não te preocupes, é um gato que se adapta facilmente a mudanças no seu entorno, sempre que prestares atenção ao que precisa.

O gato Cornish Rex é especialmente inteligente, e está disposto a aprender tudo o que quiseres lhe ensinar. Podes introduzir diferentes truques com snacks ou com ajuda de um clicker. O reforço positivo é sempre a melhor forma de conseguir educar o teu gato. Por ser uma raça que se apega tanto aos seus adotantes, agradece muito o afeto e as recompensas.

Como alimentar um Cornish Rex em função da sua idade?

Esta raça de gato não requer grandes manobras na hora de sua alimentação. A melhor opção para cuidar da sua nutrição é uma alimentação por etapas. Desta forma, podes garantir que o teu gato receba uma alimentação adequada para o seu crescimento e desenvolvimento.

Alimentação por etapas

As marcas especializadas em produtos para gatos desenvolvem alimentos pensados para cada etapa da vida do teu felino. Durante a sua etapa de cachorro, precisa de vitaminas e nutrientes que lhe ajudem a crescer saudável e forte, que protejam as suas articulações diante de possíveis patologias e que forneçam a energia que precisa para pular de um lado ao outro da casa.

Na sua etapa adulta, o Cornish Rex precisa de uma alimentação natural formulada com uma percentagem equilibrada de proteína animal e de gordura saudável. A opção mais recomendável é uma baixa em cereais ou livre deles. Os gatos não costumam beber toda a água que precisam durante o dia para se manterem hidratados. Para solucionar este problema, podemos incorporar comida húmida na sua dieta.

Não podemos nos esquecer de ter cuidado com a tendência dos felinos de aumentar de peso durante a sua etapa sénior. Apesar de que esta raça de gato não tem muita predisposição ao excesso de peso, as suas articulações se veriam afetadas por uma mudança brusca de tamanho. A comida húmida é útil também nestes momentos, pois a sua textura é gentil com os dentes de um gato mais velho.


Saúde

O Cornish Rex é um gato que, no geral, não apresenta problemas congênitos de saúde. No entanto, o seu característico pelo ondulado acarreta certos cuidados específicos. Por não ter uma segunda camada de pelo mais densa, a sua pele fica desprotegida diante dos raios de sol. Também tem uma certa tendência a sofrer com luxação de patela, que causa dor e dificuldade para andar.

Outra patologia que pode se apresentar é a miocardiopatia hipertrófica. Trata-se da doença cardíaca mais comum em gatos. Esta provoca um aumento do coração. Além disso, deves controlar o aumento de peso do teu Cornish Rex, apesar de não ser especialmente frequente.

Cuidados de um Gato Cornish Rex

Esta não é uma raça que requer muitos cuidados especiais (exceto na sua relação com a luz solar direta da que falaremos mais adiante). O que mais precisa um Cornish Rex é da nossa atenção e carinho. Podemos estimulá-lo com jogos físicos ou de inteligência para mantê-lo ocupado e contente durante o dia.

Pelo

Apesar de que o pelo é a característica mais destacável deste elegante felino, não precisa de grandes cuidados. Penteá-lo semanalmente com uma escova de cerdas suaves será suficiente para manter o seu manto saudável e limpo.

Pele

A pele do gato Cornish Rex é especialmente sensível à luz solar, como comentamos anteriormente. Por isso, não é recomendável que este gato saia de casa nas horas de luz e, além do mais, pela sua sensibilidade ao frio, devemos proteger a sua pele no inverno proporcionando espaços quentinhos nos quais se refugiar.

Outros (olhos, ouvidos)

O Cornish Rex precisa, assim como outros felinos, de um acompanhamento semanal dos seus olhos e ouvidos. Limpá-los uma vez por semana com os produtos adequados não evitará somente possíveis infeções, mas também permite notar mudanças que possam sinalizar outras patologias. Cortar as suas unhas com periodicidade também é imprescindível, visto que os gatos domésticos não utilizam as suas unhas o suficiente para desgastá-las.

Adoção de um Cornish Rex

Depois de conhecer no detalhe as características e cuidados que precisa o gato Cornish Rex, não é de se estranhar que estejas a pensar em adotar um, principalmente se levar em conta a sua extraordinária pelagem e o seu caráter ativo e amoroso. Em Tiendanimal estamos comprometidos com a adoção. Através de protetoras e outras plataformas, contribuímos para evitar a compra e o abandono diário de centenas de animais.

Lembra que em Tiendanimal podes encontrar os produtos que precisas para cuidar do teu Cornish Rex. Também poderás recolher os teus envios em um Ponto de Entrega para ter o teu pedido confortavelmente perto de casa.

« Anterior

Cães que soltam muito pelo

Higiene Oral em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.