Khao Manee: Dicas, cuidados e características

NomeKhao Manee
OrigemTailândia
Expectativa de vida Entre 10 e 15 anos
CoresBranco
PeloCurto
AlturaGatos entre 30 e 35 centímetros e gatos fêmeas entre 25 e 30 centímetros
PesoGatos com peso entre 3 e 5 kg e gatos fêmeas com peso entre 2 e 5 kg
TemperamentoInteligente, brincalhão, afetuoso
NecessidadesEscovagem semanal
Perfeito paraFamílias com crianças e outros animais de estimação

Origem do Khao Manee Cat

Nativo da Tailândia, o gato Khao Manee é considerado uma raça antiga, já registada no mítico Tamra Maew, um poema do século XIV sobre os gatos tailandeses.

De 1868 a 1910, o Rei Rama V dedicou-se a criá-los no seu palácio, pois considerava que atraiam boa sorte e felicidade, fazendo deles os gatos da realeza. Também escondeu a existência destes gatos aos ingleses e franceses e em vez disso apresentou-os ao gato siamês como se fosse o gato da corte.

Como resultado, o gato Khao Manee permaneceu anónimo no Ocidente até 1999, quando se encontrava à beira da extinção. A criadora Colleen Freymouth trouxe os primeiros exemplares para os Estados Unidos, onde iniciou um programa de criação para os preservar. 

Até hoje, e apesar do programa de criação da Freymouth, é ainda um gato bastante desconhecido no Ocidente. O seu nome significa “pedra preciosa branca“, embora também tenham sido conhecidas como “jóia branca”, “gato real do Sião” ou “olhos de diamante”.

Tipos de Khao Manee

O gato Khao Manee só admite um pelo branco, sendo uma característica uniforme em todos os espécimes. Ocasionalmente, os gatos com outras cores que não o branco podem ser procriados, embora não possam ser reconhecidos como Khao Manee. Ainda são capazes de seguir um programa de reprodução da raça, pois a cor branca provém de um gene dominante. Estes gatos não brancos teriam de ser cruzados com gatos brancos a fim de continuar a raça.

Este gato é também de tamanho médio, com um corpo ágil e forte. As suas patas são robustas e compridas, com pés ovais. A sua cabeça é em forma de cunha e também de tamanho médio, com um nariz pequeno e reto e ossos proeminentes das bochechas. A sua cauda é longa e larga na base e, finalmente, tem orelhas de tamanho médio com pontas arredondadas. 

Cores

Como já mencionámos, a raça Khao Manee só pode ser de cor branca, pelo que qualquer gato desta raça que tenha um pelo de outra cor não seria reconhecido como Khao Manee.

Estes gatos caracterizam-se também pela sua cor de olhos, que pode ser azul, verde ou âmbar, todos muito brilhantes e marcantes, ou mesmo com heterocromia, ou seja, um olho de cor diferente do outro.

Tipo de pelo

O tipo de pelo típico deste gato é curto, macio e denso. Na falta de sub-pelo, a queda de pelo é mínima

O cachorrinho de Khao Manee

O cachorro Khao Manee nasce com um pelo branco típico da raça embora, em alguns casos, mostre uma pequena mancha cinzenta entre as orelhas que, à medida que cresce, desaparece gradualmente para dar lugar a um pelo totalmente branco.

Carácter e comportamento do Khao Manee

Considerados ativos, afetuosos e sociáveis, os gatos Khao Manee formam uma ligação muito forte com os seus donos. É também um gato muito brincalhão, capaz de trazer de volta um brinquedo como os cães fazem. 

A sua inteligência torna este gato muito curioso e ele é capaz de fugir, embora a sua forte ligação com a sua família o faça regressar sempre a casa. A sua sociabilidade significa que ele não tem medo de estranhos, muito pelo contrário, aproximando-se deles para os acolher.

Sendo um primo distante dos siameses, o gato Khao Manee tende a ser muito falador, mia por atenção, comida ou afeto. Finalmente, embora não seja considerado um gato glutão, necessita de exercício diário para manter a sua flexibilidade e estimular as suas capacidades físicas. 

Como alimentar um Khao Manee de acordo com a sua idade?

O gato Khao Manee não necessita de uma dieta muito especial e específica devido às suas características. Assim, como com todos os outros gatos, a sua comida deve ter os nutrientes necessários para o funcionamento correto do seu organismo. Como os gatos tendem a não se hidratar suficientemente, deixar uma tigela de água por perto para ele a ver ou combinar a sua comida com comida húmida será suficiente.  

Alimentação por fases

Dependendo da idade do gato, este deve ser alimentado de acordo com a sua fase de vida. Por conseguinte, o gato Khao Manee bebé deve ser alimentado com um alimento específico para gatinhos. Se tiver tido uma ninhada de gatinhos, a sua primeira comida deve ser leite materno e, quando atingirem aproximadamente um mês de idade, começará a combinar o leite materno com uma papa de comida misturada com água que irá aumentando à medida que o leite diminui.

Com um ano de idade será considerado um adulto, pelo que a sua comida terá de ser mudada para comida de gato adulto. Se for esterilizado, para evitar o excesso de peso que daí possa advir, deve ser alimentado com alimentos destinados a gatos esterilizados.

Finalmente, na sua fase sénior, à medida que se torna mais sedentário, a sua comida terá de ter um menor teor de gordura para evitar, mais uma vez, o excesso de peso. Se ele começou a sofrer de alguma doença física, alergia ou intolerância ou doença, terá de ser alimentado com um alimento específico para estes gatos com doenças. 


Saúde

Estes gatos não são caracterizados por qualquer doença associada à raça, embora devido ao seu pelo branco característico e olhos de cor clara, possam estar em risco de surdez, o que se está a tornar menos comum na raça graças aos programas de criação e à seleção de gatos sem surdez. 

As doenças de que podem sofrer são as comuns a todos os outros gatos e raças de gatos, pelo que devem ser levados ao veterinário para um check-up e para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a sua saúde. 

Cuidados de um Khao Manee Cat

Como não têm excesso de peso e o seu pelo não cai com muita frequência, estes gatos não precisam de muitos cuidados especiais para os manter saudáveis. Uma escovagem semanal e uma visita ao veterinário uma vez por ano deverão ser suficientes.

Mesmo assim, não te esqueças de te manter atualizado com as suas vacinas e desparasitá-lo regularmente, especialmente se ele tiver tendência para fugir de casa. Coloca-lhe uma coleira ou pipeta desparasitante e, se notares algo suspeito ou prejudicial, consulta imediatamente o teu veterinário.

Pelo

O seu pelo branco é propenso a sujar-se com muita frequência, mas eles cuidarão da sua própria higiene. Como acabámos de mencionar, uma escovagem semanal deve ser mais do que suficiente para manter o seu pelo brilhante, saudável e lustroso.

Pele

A pele do Khao Manee não se destaca como tendo quaisquer características especiais ou particulares mas, como muitos gatos, se vires que o teu gato está a coçar-se muito, ao ponto de ficar com feridas ou manchas calvas, pode ter uma doença de pele ou alergia que deve ser inspecionada profissionalmente. 

Outros: Olhos e ouvidos

Os olhos e ouvidos dos gatos são órgãos muito sensíveis nestes animais, independentemente da sua raça.

Embora estes gatos possam sofrer de surdez, os seus ouvidos ainda podem apanhar infeções. Para evitar isto, limpa-os regularmente com gaze esterilizada e uma solução especificamente para orelhas de gato ou, na sua falta, solução salina, e limpa-os cuidadosamente de cera ou sujidade.


O mesmo cuidado deve ser tomado com os olhos. Para evitar a conjuntivite, limpa-os da mesma forma que as orelhas e certifica-te de limpar todos os excrementos que encontrares. Estes animais são muito limpos, mas algumas áreas podem ficar por limpar.


Adoção de um Khao Manee

A raça Khao Manee é bastante desconhecida no Ocidente, pelo que adotar um Khao Manee é praticamente impossível. Os gatis encontram-se principalmente no seu país de origem, a Tailândia, por isso se não estiveres muito interessado em ir à outra parte do mundo para obter um gato desta raça, recomendamos-te que procures outro gato com características semelhantes num abrigo.

Nas lojas físicas da Tiendanimal podes pedir a qualquer um dos profissionais que lá se encontra para te aconselhar sobre a adoção de um gato semelhante ao Khao Manee. Há muitos gatos a que podes dar uma segunda oportunidade, por isso esquece voares para o outro lado do mundo e partilha a tua vida com um gato vira-lata, esquecerás que o que querias no início era um gato Khao Manee!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Porque é que os gatos ficam stressados?

O ofegar nos gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.