Como escovar um gato

,

Escovar o teu animal de estimação é uma rotina que fortalecerá os vossos laços afetivos e com esta prática poderá detectar alguns problemas de saúde, caso houverem, como são os parasitas externos, inflamações na pele ou algumas lesões. Para além disso, a maioria dos gatos gosta de ser escovado, é uma maneira de dar-lhes a atenção e os cuidados com os quais eles tanto desfrutam.

Escovar um gato traz muitas vantagens. Com a escova elimina-se o pelo morto que o teu gato ingere durante a sua limpeza diária, pelo que reduz a formação de bolas de pelo. Também estimula o nascimento do pelo e contribui para alisá-lo, o que favorece a função isolante (perante temperaturas extremas, frias e quentes). Além disso, favorece a circulação e o tônus muscular. O teu animal de estimação luzirá um pelo saudável, brilhante e livre de sujidade. Por outro lado, na tua casa não haverá tanto pelo e, por tanto, estará mais limpa.

Mas a questão é: Como escovar um gato sem magoá-lo? O primeiro que deves fazer é comprar uma boa escova para gato que se adapte às necessidades do teu animal de estimação, isto é, se tiver o pelo curto ou comprido. Em Tiendanimal existem diferentes produtos para o cuidado do pelo do teu animal de estimação, uma variedade de escovas para cuidá-lo e mimá-lo. Algumas estão especialmente desenhadas para retirar o pelo morto, umas têm puas de borracha que massageiam, outras são metálicas para desembaraçar e pentear o pelo do teu melhor amigo, também há pentes anti-pulgas… O catálogo é amplo para que encontres o melhor para ti e para o teu animal de estimação.

Para oferecer-lhe uma autêntica sessão de escovação ao teu animal de estimação, sem magoá-lo, podes seguir estes conselhos para escovar o teu gato:

  • Pentear ou escovar com cuidado. Sê delicado e sempre começa por pentear o teu gato na mesma direção do pelo, desde a cabeça ao rabo, até que vejas que ele encontra-se a vontade.
  • Escolhe um lugar confortável e um momento no qual o teu animal de estimação esteja bem disposto. Começa por fazer carícias até ele se deitar e ronronar. Depois começas o escovado com movimentos lentos e longos pelas costas.
  • Utiliza uma escova de puas suaves para alisar e fazer carícias no pelo de forma mais superficial. Logo continua com uma escova de puas metálicas para arrastar a maior quantidade de pelo (agora sim escova-se contra-pelo).
  • Se o teu animal de estimação tiver o pelo muito enredado, tenta desfazer esses nós com os dedos, se não consegues corta essas partes com uma tesoura de ponta de borracha.  O cabelereiro do teu gato pode ajudar-te nesta prática.
  • Para eliminar pelos mortos utiliza uma escova de cerdas e realiza a escovação do teu animal de estimação contra o pelo, a começar pelo rabo para, logo a seguir, alisá-lo na direção em que cresce o pelo.
  • Nunca deves escovar perto dos olhos, barba ou bigode, estas partes incomodam aos gatos e ficará alterado. Tem em conta que muitos gatos não gostam que toquem na sua barriga. Mas tu melhor do que ninguém sabes o que mais incomoda ao teu gato!
  • Normalmente, os gatos gostam da escovação, já que estão a receber uma suave e agradável massagem e toda a atenção dos seus donos. Mas se o teu animal de estimação não gostar, experimenta dar-lhe alguma recompensa e incentiva com delicadeza e carícias.

Cada quanto devo escovar o meu gato?

Esta atividade deve realizar-se desde que são gatinhos, é importante que se acostume desde cedo com paciência e constância. A partir dos dois meses de idade podes começar a escová-lo para substituir as carícias da sua mãe. Para saber de quanto em quanto tempo escovar o teu animal de estimação deves ter em consideração uma série de fatores: se tem pelo curto ou longo, a quantidade de pelo que perde, se gosta ou não de ser escovado e a habilidade que tem para limpar-se por si só.

Para os gatos de pelo comprido, o pente de aço é ideal, e é recomendável que seja escovado a diário ou fazer uma escovação muito completa uma vez por semana. Este tipo de gatos são os que precisam de mais cuidados, e também os que têm problemas como a obesidade ou artrite, e por si sós não conseguem limpar-se tão frequentemente, nem chegar a determinadas áreas.

Os gatos de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana com um pente de puas finas. E para eliminar o pelo morto, é conveniente utilizar uma escova com cerdas de borracha ou naturais.

Bastam cinco minutos de escovação diários para desembaraçar os nós e para que o pelo do teu gato esteja saudável e brilhante. Lembra-te que esta atividade é uma maneira de fortalecer a vossa relação e um momento agradável para o teu querido animal de estimação.


Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Quando esterilizar uma cadelinha

Alergia em gatos: aprende a detetar e combate-las

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.