Como prevenir a caspa nos gatos

Tal como as pessoas, os gatos também podem apanhar caspa ao longo do seu pelo. As pequenas manchas brancas que pode encontrar no casaco do seu gato são apenas pedaços de pele morta que aparecem ao acariciar, coçar ou escovar. 

Em princípio, esta caspa não deve ser um problema, mas um processo natural de regeneração da pele, mas se de repente tiver muito mais caspa do que antes e for acompanhada de comichão severa, é melhor consultar um veterinário para determinar a gravidade do problema.

Como é que a caspa afeta os gatos?

Regra geral, a caspa nos gatos aparece da mesma forma que aparece nas pessoas, como uma forma de remover células mortas. Mas pode significar algo mais grave se esta caspa aparecer em excesso e for acompanhada de comichão, irritação e vermelhidão.

Causas da caspa em gatos e como evitá-la

A descamação excessiva pode significar problemas mais graves que precisam de ser tratados especificamente. Algumas das causas mais graves da caspa nos gatos são:

Dieta inadequada: A falta de ómega-3 devido a uma dieta inadequada pode fazer com que a pele do seu gato produza mais caspa.

Alergias: As condições ambientais ou alguns alimentos podem causar alergias no gato que resultam num aumento de pelo do gato.

Parasitas: Ácaros, pulgas e carraças também causam problemas de pele que levam à descamação da pele, tais como sarna ou tinha.

Stress: As alterações induzidas pelo stress no corpo também causam problemas de pele como a caspa.

Excesso de peso: O excesso de peso pode fazer com que o gato não se limpe bem e causar a acumulação de sujidade no pelo, aumentando a caspa no gato.

Infeções e dermatites da pele: As feridas causadas pelo coçar devido a diferentes infeções podem infetar, sendo alguns dos sintomas caspa.

Pele seca: os ambientes secos podem secar ainda mais a pele de um gato, levando à caspa. 

O meu gato tem caspa no lombo

A caspa pode aparecer em qualquer área do corpo do gato, uma vez que é um processo de regeneração da pele. Esta caspa tem a forma de flocos que aparecem no pelo do gato, incluindo o lombo, pescoço, rosto e orelhas.

Em princípio, a caspa do seu gato não é um problema grave e não é motivo de preocupação, mas se o seu gato ficou apático, não está bem, arranha muito ou tem muito pelo, pode ter um problema muito mais grave e necessitaria de cuidados veterinários. 

O meu gato tem caspa e o seu pelo está a cair

Se notar que o seu gato desenvolveu mais caspa do que o habitual e que esta é acompanhada de queda de pelo, é provável que o seu gato tenha um problema de pele mais grave e deve levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível.

As condições de pele em gatos que podem ser confundidas com caspa incluem a tinha e a sarna. A tinha é uma infeção altamente contagiosa causada por um esporo fúngico chamado microporum canis, que é transmitido através de feridas que se coçam.

A queda de pelo em algumas áreas do seu corpo, acompanhada de descamação e comichão, pode ser um possível sintoma da tinha, pelo que é necessário levar o animal a um especialista para tratamento o mais rapidamente possível, uma vez que se trata de uma infeção que pode ser transmitida às pessoas.

A sarna nos gatos, por outro lado, é causada por ácaros e é propagada por outro animal infetado. Existem vários tipos de sarna, mas a que pode ser confundida com caspa é a chyletiellosis, também chamada caspa ambulante. Se a caspa do seu gato for acompanhada de queda de pelo, queimaduras, erupções cutâneas, feridas com mau cheiro e se vir o seu pêlo a mexer, ele provavelmente tem este tipo de sarna.

Em qualquer destes casos, é necessário um tratamento para eliminar estas infeções, pois podem ser perigosas não só para o animal, mas também para outros animais em contacto com o animal e para os seres humanos. 

Outras soluções para remover a caspa em gatos

A escovagem diária pode reduzir o aparecimento da caspa comum em gatos, mas se for um caso persistente, existem vários remédios caseiros para o seu tratamento, desde que esta caspa seja produzida pela pele morta do animal e não por agentes externos e infeciosos.

  • Aloé vera: A polpa de aloé vera é um excelente remédio para reduzir a caspa nos gatos, mas tenha cuidado com a pele, que pode ser tóxica para os gatos.
  • Aveia: Banhar o seu gato com um pouco de aveia e água quente ajudará a nutrir e a limpar a pele, mas lembre-se de que os gatos não devem ser banhados com demasiada frequência.
  • Suplementos de Omega 3: Já vimos que a falta de Omega 3 pode levar os gatos a desenvolverem mais caspa, por isso é uma boa ideia substituir a comida do gato por uma que contenha Omega 3 ou, diretamente, como um suplemento alimentar.

Existem também champôs específicos para tratar a caspa do gato comum, mas verifique primeiro com um veterinário se a caspa do seu gato não é perigosa para a sua saúde.

Escovagem diária, boa nutrição e hidratação, e zero stress são a combinação perfeita para evitar aquela caspa irritante. Não subestime o pelo do seu gato e vigie a sua saúde e felicidade como ele espera. 

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Qual é o melhor antiparasitário para cães e gatos?

O que fazer quando deixamos o gato sozinho em casa?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.