O banho dos gatos. O que precisa de saber

,

Os gatos são normalmente muito relutantes em se molharem, são muito limpos, arrumam-se diariamente e mantêm o seu pelo em bom estado, mas em ocasiões especiais terá de dar banho ao seu gato. Seja por causa da oleosidade, seja porque são alérgicos, porque têm algo no pelo ou simplesmente por causa de uma acumulação de pó e sujidade.

A melhor maneira de habituar um gato à água é fazê-lo desde muito jovem. Qualquer nova experiência pode ser divertida para um gatinho com apenas alguns meses, por isso, se lhe der o seu primeiro banho sob a forma de um jogo, o sucesso é garantido. Pode incluir um brinquedo no banho ou falar e acarinhá-lo enquanto lhe dá banho.

Hoje vamos dar-lhe todas as dicas.

Como preparar um banho para o seu gato

Antes de começar, prepare os acessórios necessários para pêlo: um champô suave adequado à sua idade, um amaciador se o gatinho tiver pelo comprido, brinquedos que possam molhar-se, uma toalha, um secador de cabelo se estiver frio e um pequeno recipiente para que possa retirar o champô do seu corpo sem perturbar o gatinho. Não se esqueça de preparar uma guloseima saborosa como recompensa para depois. Por último, mas não menos importante, não se esqueça que o ambiente deve estar quente.

Dicas sobre como dar ao seu gato um banho satisfatório

Idealmente, utilize a casa de banho onde o gato possa entrar e sentir-se seguro.

Pode querer segurá-lo colocando uma mão debaixo do seu corpo e molhando-o para que não tenha de o forçar sob a torneira. Um truque muito útil com os gatinhos quando ficam nervosos é pegá-los suavemente pela pele atrás do pescoço, tal como a mãe os carregaria; isto normalmente acalma-os imediatamente. Esta técnica pode funcionar igualmente bem com alguns adultos, mas tente ter cuidado para não ser arranhado.

Os nossos especialistas recomendam que a manipulação da pele do pescoço deve ser sempre feita por duas pessoas. Assim, uma pessoa segura o gato e a outra segura o resto do corpo, para que este seja “pendurado” e não seja doloroso.

Molhar todo o seu corpo, tendo o cuidado de não lhe meter água nos ouvidos, e aplicar o champô esfregando com a mão.

Lave especialmente as suas patas e a região peri-anal, que estão normalmente mais sujas, lembre-se que pode usar toalhetes sanitários para esta área do corpo se o seu animal de estimação puder tolerá-los. Lembre-se de fazer tudo suavemente, mantê-lo sempre nas patas, não o colocar em posições não naturais que o possam incomodar ou assustar. Levante-o sem o apertar. Uma vez limpo, enxaguar com água morna, passando a mão na direção do pelo para remover todos os vestígios de champô.

Uma vez terminado, envolva-o numa toalha e seque o seu corpo, mas sem esfregar vigorosamente! Lembre-se que tudo deve ser agradável para ele, para que o próximo banho não se transforme numa batalha campal.

Para tornar o secador de cabelo o mais atrativo possível, coloque o gatinho com a toalha no colo e sopre o ar quente sobre ele a cerca de 30 cm de distância, para que não entre em pânico. Levante o pelo de modo a que ele seque até à pele. Pode fazer isto com os dedos ou com um pente. Se o seu gato tiver pelo comprido, pode querer usar um pente ou uma escova para que o pelo fique bonito e habituá-lo a escovar também.

Todas estas etapas também se aplicam a um gato adulto. A forma de o segurar pode ser um pouco mais complicada se ele não estiver habituado a tomar banho. Se ele se tornar muito inquieto, terá de o segurar firmemente pela parte de trás do pescoço e pressionar suavemente para baixo enquanto o apazigua com o seu afago e fala com ele.

Termine o banho o mais cedo possível, para não prolongar o desconforto do gato. Mantenha-se calmo, pois é muito importante para si ser capaz de controlar o seu gato sem se magoar.

Se o banho for demasiado stressante, pode sempre recorrer a um champô com espuma, loção de limpeza, pó de limpeza, perfumes ou toalhetes para evitar passar pela água e ainda manter o seu gatinho limpo e perfumado.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Benefício dos brinquedos inteligentes para gatos

Como mudar corretamente a ração do seu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.