Benefício dos brinquedos inteligentes para gatos

,

Hoje é tempo de falar sobre brinquedos, especificamente sobre os benefícios dos brinquedos de inteligência para gatos, sabe quais são?

Se tiver um gato em casa, já saberá que eles são animais independentes, inteligentes, curiosos e muito enérgicos que gostam de brincar. Contudo, deve saber que, para além do entretenimento, os brinquedos para gatos proporcionam múltiplos benefícios aos nossos queridos gatos. Brincar é uma das melhores ferramentas para eles aprenderem a relacionar-se uns com os outros, a conhecer os seus limites e a manter os seus sentidos ativos.

Quando brincam, os nossos gatos aprendem e praticam comportamentos que se tornarão parte do seu carácter quando atingirem a idade adulta. Mas também encorajam o seu instinto predatório natural, que, além de exigir muita atividade física, requer uma grande dose de concentração mental.

Contudo, se não encorajarmos este tipo de comportamento, não só teremos um gato inativo, aborrecido e frustrado, como também poderá acabar por desenvolver um stress excessivo e um comportamento agressivo. Assim, quer viva num pequeno apartamento ou numa casa grande com um jardim, o seu gato terá de ser mantido ocupado para se sentir satisfeito. É portanto essencial encorajar a brincadeira, fornecendo os brinquedos certos para um desenvolvimento saudável.

Que tipos de brinquedos são mais recomendados?

Os brinquedos interativos são ideais para favorecer o desenvolvimento da sua inteligência. Há que ter em conta que os gatos são animais muito curiosos e inquietos, pelo que estes jogos, além de estimularem os seus instintos predatórios, também os forçam a trabalhar a mente.

Este tipo de jogo consiste normalmente em peças móveis que despertam a sua curiosidade e que eles próprios tentam mover. Por exemplo, podemos encontrar bolas de plástico para incluir algum tipo de comida que o nosso gato gosta no seu interior. Mas também podemos optar por estruturas móveis com bolas que se movem por meio de alavancas e buracos, com texturas que lhes são muito apelativas.

Mas os dispensadores inteligentes de alimentos são também uma ótima forma de encorajar a curiosidade dos gatos. Alguns deles têm a forma de um labirinto para esconder as guloseimas e forçar o nosso felino a ser criativo, a fim de as agarrar.

Estimulação sensorial para promover a inteligência dos gatos

A estimulação sensorial é essencial para enriquecer o ambiente dos nossos felinos. Portanto, para além de lhes fornecer brinquedos para os manter ativos, devemos também incluir na nossa casa elementos que favoreçam a sua acuidade.

Estímulos visuais e sonoros

Um gato pode passar o dia inteiro a olhar pela janela, mas se ele passar o dia inteiro a procurar presas inacessíveis, pode ser muito frustrante para ele. Podemos também mostrar-lhe vídeos de outros gatos num dispositivo eletrónico, mas é importante selecionar cuidadosamente o conteúdo e os sons para despertar o seu interesse. Não se esqueça que os gatos têm a sua própria forma de sentir e compreender o mundo.

Estímulos olfativos

O olfato desempenha um papel fundamental na compreensão do mundo para os gatos. Por esta razão, encorajar o desenvolvimento das suas capacidades olfativas é também fundamental para a sua inteligência. Neste sentido, a erva gateira é uma das melhores formas de despertar a sua curiosidade. Pode encontrar mais informações no nosso artigo “Quais são as melhores ervas gateiras“.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Como brincar com o seu gato em segurança

O banho dos gatos. O que precisa de saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.