Será que os gatos aguentam o frio?

Os gatos são bastante sensíveis ao frio e muito mais do que os cães. De facto, eles estão quase sempre à procura de um lugar para se aquecerem e permanecerem lá durante muito tempo. Os gatos adaptam-se naturalmente às mudanças sazonais através da regulação do seu pelo e da muda. O seu pelo é mais espesso no inverno para suportar a queda de temperatura. Mesmo assim, em geral, os gatos não são muito tolerantes ao frio, exceto para as raças que, devido à sua origem e genética, podem suportar um pouco mais.

Vamos ver o que podemos fazer para os ajudar a manterem-se saudáveis, quentes e a evitar apanhar uma constipação. Sim, eles podem apanhar uma constipação. Não sabia? Continue a ler!

Os gatos apanham constipações

Os gatos também podem apanhar constipações. Os sintomas são muito semelhantes ou os mesmos que os dos humanos. Espirros, ranho, tosse, lágrimas, perda de apetite, febre… Por isso, se notar ou perceber que o seu gato está doente, não hesite em visitar o seu veterinário. Mudanças bruscas de temperatura podem levar a constipações.

Como cuidar do seu gato no inverno

Como dissemos no início da publicação, os gatos adoram estar quentes. Assim, em casa não é surpreendente que estejam perto da lareira, radiadores ou fogões. Tenha cuidado para que não se queimem, e certifique-se de que se encontra a uma distância segura.

Uma grande ideia é dar-lhes camas aquecidas para os manter quentes sem perigo. Temos uma publicação a falar sobre isso, especificamente “Descubra as camas aquecidas para gatos friorentos“.


Sobre os gatos em semi-liberdade e o frio

Se tiver um jardim, é quase inevitável que o seu gato vá passear, e por vezes até passar muito tempo lá fora (lembre-se, deve esterilizar o seu gato para evitar que ele se desvie em busca de um companheiro e tenha ninhadas indesejadas). Se o seu gato gosta de um estilo de vida semi-livre, terá de lhe dar uma dieta adequada ao seu estilo de vida com uma ração de qualidade para gatos.

Sobretudo, para resistir ao stress das baixas temperaturas, e para ter um sistema imunitário forte.

E não se esqueça de lhes oferecer um lugar acolhedor em casa, tal como camas concebidas para serem colocadas em cima de radiadores. 


Que gatos são mais sensíveis ao frio?

Obviamente, os gatos com pouco pelo terão mais dificuldade em adaptar-se e proteger-se das temperaturas mais frias do outono-inverno. Mesmo algumas raças, tais como o gato egípcio, precisarão de abrigo.

Não há consenso sobre a temperatura exata a que um gato começa a sentir frio, mas acredita-se que a partir de 29 °C o metabolismo do gato funciona e gasta energia para manter a sua temperatura ótima.

Finalmente, se vir o seu gato a tremer, pouco ativo, ou à procura do lugar mais quente da casa entre as almofadas e cobertores, ele está “a congelar”. Por isso não hesite, e mantenha-o quente!

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Como habituar o seu cachorro a ir ao cabeleireiro desde o primeiro dia

Como brincar com o seu gato em segurança

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.