Como habituar o seu cachorro a ir ao cabeleireiro desde o primeiro dia

,

É importante que a primeira visita do nosso cachorro ao cabeleireiro canino seja uma experiência agradável que não gere medo ou stress. Desta forma, impedi-lo-emos de desenvolver um trauma e de passar um mau bocado cada vez que ele lá vai. Se a experiência do cabeleireiro for agradável para ele, ele vai querer voltar.

Se se habituar a tomar banho e a secar-se desde tenra idade, acabará por vê-lo como algo natural. Na verdade, podemos transformar estas sessões de higiene num tempo de relaxamento para ele.

5 dicas para que o seu cachorro se habitue ao cabeleireiro

Recomenda-se que os cães façam a sua primeira visita ao cabeleireiro quando tiverem entre 3 e 4 meses de idade, quando o período de vacinação tiver terminado. Tenha em mente que quanto mais cedo começarem, mais fácil será para eles se habituarem a isso.

A questão é que este primeiro contacto pode ser um verdadeiro desafio, pelo que é necessário ser paciente e dar-lhes tempo suficiente para se habituarem, sem pressas e sem pressionar o nosso cão. Mas também há algumas dicas e truques que pode aplicar em casa para que quando chegam ao cabeleireiro, não seja tudo novidade.

1. Manuseamento

Antes da primeira visita ao cabeleireiro, é aconselhável colocar o seu cão sobre uma mesa em casa e começar a tocar todo o seu corpo: orelhas, boca, patas, parte externa dos olhos, almofadas, costas e barriga. Isto irá ajudá-lo a habituar-se ao manuseamento e será mais fácil para ele vir até si sem medo de ser tocado.

2. Processo de banho, escovagem e secagem

Podemos também habituá-lo a tomar banho em casa. Um truque para ensinar ao nosso cachorro que a secagem e o banho são experiências agradáveis é recompensá-lo com snacks quando se mantiver calmo. Desta forma, podemos conseguir que ele associe o banho a algo positivo e relaxante.


O ideal seria, no início, colocá-lo na água apenas por alguns segundos e aumentar gradualmente o tempo. Também podemos deixar guloseimas no banho para que ele esqueça o seu medo e se concentre noutras coisas.

Ao secar e escovar, é muito importante recompensá-lo e acariciá-lo quando está calmo. Desta forma, ele habituar-se-á e será muito mais fácil para o cabeleireiro fazer o seu trabalho.

3. Corte de pelo

Para habituar o seu cachorro à máquina de cortar pelo, podemos usar um dispositivo que faça um ruído semelhante ou usar uma máquina de cortar para humanos. Primeiro ligue-o em frente do cão para que ele o possa ver e cheirar. Depois passá-lo-emos nas costas do cão e aumentaremos o tempo.


4. Naturalidade e costume

Recomenda-se que leve sempre o seu cão ao mesmo cabeleireiro canino para que ele se habitue à mesma rotina e à mesma pessoa. É importante ter uma rotina para a manutenção do pelo do seu cachorro, a fim de evitar o aparecimento de nós e as mudas excessivas, o que pode levar a sessões de preparação mais longas e desconfortáveis.

Os cães que vão ao cabeleireiro pelo menos de duas em duas semanas ou uma vez por mês tendem a chegar felizes, ao contrário dos cães que não foram ao cabeleireiro durante vários meses ou mesmo mais de um ano.

5. Transmita-lhe paz de espírito

É importante que nós próprios não transmitamos sentimentos de insegurança ou medo. Se estivermos calmos, será menos difícil para ele acalmar-se. Mostre-lhe afeto quando está relaxado para que veja que está bem e evite acariciá-lo quando fica nervoso para evitar reforçar este comportamento.

Aproveitaremos os momentos em que o nosso cachorro está calmo, após passeios ou tempos livres, se ele estiver muito nervoso não conseguiremos o comportamento correto e criaremos tensões desnecessárias.

Gostaria de saber mais sobre cabeleireiro? Convidamo-lo a ler os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Recomendações de alimentação para cães no inverno

Será que os gatos aguentam o frio?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.