Quando é que pode sair um cachorro à rua?

As vacinas são imprescindíveis para que os cachorros cresçam saudáveis e fortes. A primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para saberes quais são as vacinas que ele precisa e para o desparasitar.

As vacinas são imprescindíveis para que os cachorros cresçam saudáveis e fortes. A primeira coisa a fazer é levá-lo ao veterinário para saberes quais são as vacinas que ele precisa (vai depender da raça e do lugar onde viva) e para o desparasitar. Até que não acabe o seu primeiro ciclo de vacinas, não deverá sair à rua.

As vacinas obrigatórias são as que protegem o teu cão das doenças como esgana, parvovirose, hepatite, leptospirose, parainfluenza e a raiva. A primeira vacina aplica-se entre seis e oito semanas de vida e na nona aplica-se a segunda. Após 12 semanas são subministradas umas vacinas de reforço, momento no qual o cachorro já estará pronto para pisar a rua e estar em contato com outros cães. 

É necessário colocar-lhe o microchip? É muito importante implantá-lo antes de sair pela primeira vez, já que no caso de perda, as clínicas veterinárias terão mais fácil a sua identificação.

Como saber quando pode sair um cachorro à rua

O veterinário será o encarregado de te explicar quando pode sair o teu cachorro a passear e quais são os riscos e as medidas preventivas que deves seguir. Regra geral, a partir da terceira vacina os cachorros já podem sair de casa (entre os três e quatro meses de idade), mas terás de o vigiar atentamente para que não coma nada da rua e tentar que esteja em contato com outros cães saudáveis. Quer dizer, o ideal é que esteja com cães que já estão completamente vacinados, já que o sistema imunitário do cachorro ainda está a fortalecer-se e poderia apanhar alguma doença.

Para ires à rua com o teu cachorro sem nenhum risco tens de saber que é aos cinco meses quando adquirem 99% de imunidade. Quando te decidires a levar o cão a passear, fá-lo pouco a pouco, aumentando progressivamente o tempo de passeio. Levá-lo ao colo ou numa mala é uma boa maneira para se habituar aos barulhos, às pessoas e a todas as novidades que estão à sua volta.

« Anterior

Os parasitas dos animais de estimação podem contagiar as crianças?

Ponto branco: uma doença muito comum no aquário

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.