Guia e calendário de vacinação para cachorros

,

Os profissionais de saúde animal estão familiarizados com as características de cada raça de cão e com a prevalência de diferentes doenças em diferentes áreas, pelo que estão em melhor posição para o ajudar no programa de vacinação do seu cachorro, administrando-lhe as vacinas certas.

Os cachorros recebem a sua primeira imunidade da mãe graças aos anticorpos encontrados no leite materno no início do período de amamentação. Esta imunidade materna dura menos de 3 meses (assumindo que o cachorro foi suficientemente amamentado) e depois desaparece, pelo que o cachorro não estará adequadamente protegido se a vacinação não for iniciada a tempo. Os cachorros nascem com parasitas que a mãe transmite através da placenta e do leite durante o período de amamentação. Por conseguinte, é importante desparasitar os cachorros antes de iniciar a vacinação.

Para mais informações, consulte o nosso guia sobre desparasitação de cachorros.

De quantas vacinas precisa um cachorro?

Os cachorros necessitam de várias vacinas e doses subsequentes para estarem totalmente protegidos: vacina bivalente (1 dose), vacina polivalente ou pentavalente (3 doses) e vacina anti-rábica (1 dose). Além disso, deve ser efetuada anualmente uma revacinação da polivalente e anti-rábica.

Calendário de vacinação. Quando é que um cachorro deve ser vacinado?

Veja como é o programa de vacinação dos cachorros: 

  • Aos 45 dias de idade (cerca de 6 semanas): Primeira dose da vacina bivalente (Carré e Parvovírus). Os Rottweilers, Huskies, Dobermans e Golden, bem como os cães com qualquer uma destas raças na sua composição genética, são particularmente vulneráveis ao parvovírus, pelo que a primeira dose desta vacina deve ser administrada antes dos 45 dias de idade.
  • Às 9 semanas de idade: Vacinação pentavalente, que confere proteção contra a esgana, o parvovírus, a hepatite C infecciosa, a leptospirose e a parainfluenza. A vacinação contra o coronavírus é opcional.
  • Com 12 semanas de idade: Revacinação com a vacina pentavalente (segunda dose).
  • A partir dos 3 meses de idade: Vacina anti-rábica + terceira dose de pentavalente.
  • Repita a vacinação anti-rábica anualmente ou de dois em dois anos (consoante a legislação da região autónoma).
  • Repita a vacinação pentavalente anualmente para se certificar de que o seu cão está protegido contra os agentes patogénicos mais importantes.
  • Depois, opcionalmente, podemos protegê-los contra a tosse do canil, a doença de Lyme, a leishmaniose e o coronavírus.

Como é que sei de que vacinas o meu cão precisa?

As vacinas são essenciais para a saúde do seu cachorro e protegem-no de doenças perigosas. Para saber exatamente quais as vacinas de que o seu cachorro precisa, a primeira coisa que deve fazer é visitar um veterinário.

Cada cachorro é único e tem as suas próprias necessidades. Algumas vacinas são necessárias em função do grau de exposição do cachorro a riscos, como passeios na natureza, viagens ao estrangeiro ou contacto com outros cães.

O seu veterinário dar-lhe-á orientações personalizadas sobre como cuidar do seu amigo peludo e criará um calendário de vacinação adaptado ao seu cachorro e ao seu ambiente.

É obrigatório vacinar o meu cachorro?

Há vacinas que é obrigado a dar ao seu cão. A mais importante é a vacina contra a raiva.

Esta vacina só é eficaz nas primeiras 12 semanas de vida do cão. É administrada a partir dos 3 meses de idade e o cão fica protegido após 14 dias. Por conseguinte, se pretende viajar com o seu cão, recomendamos que o seu veterinário lhe aplique a vacina pelo menos um mês antes da sua viagem.

A vacinação contra a raiva é obrigatória quando viaja para o estrangeiro com o seu amigo peludo. Por conseguinte, o país para onde vai viajar pode não permitir a entrada ou colocar o seu cão em quarentena durante 15 dias.

Após a primeira dose, é necessário repeti-la anualmente ou duas vezes por ano, dependendo da legislação de cada região autónoma (consulte sempre o seu veterinário).

Não perca este artigo com mais informações sobre as vacinas obrigatórias se vai viajar com o seu animal de estimação para a UE.

Quando é um cachorro, é-lhe também exigido que lhe dê a vacina contra o parvovírus, que deve ser uma das primeiras vacinas dadas ao seu cachorro devido à elevada taxa de mortalidade, e a vacina contra a esgana. Estas vacinas devem ser repetidas anualmente.

O seu veterinário recomendará que inclua lembretes sobre outras doenças infecciosas nas suas vacinas anuais para prevenir infeções. Estas vacinas são opcionais, mas recomendamos que as tome para evitar preocupações desnecessárias.

Porque é que é necessário vacinar o meu cachorro?

Lembre-se de que muitas doenças infecciosas foram mantidas sob controlo apenas com vacinas. Por isso, o seu veterinário aconselhá-lo-á sempre a vacinar totalmente os seus cachorros, pois isso reduz o risco de infeção e de morte prematura, como no caso da esgana ou da parvovirose. 

Ao seguir o calendário de vacinação para cachorros, está também a ajudar a criar imunidade de grupo. Não só o seu cão ficará protegido, como também ajudará a evitar surtos que podem afetar animais com sistemas imunitários comprometidos ou alergias a vacinas.

Sabe o que são vacinas polivalentes?

Este tipo de vacina contém anticorpos contra várias doenças ao mesmo tempo e é administrado numa única injeção, pelo que o seu cão fica protegido contra todas estas doenças. Normalmente, são administradas anualmente quando o seu cão é adulto.

As vacinas polivalentes mais comuns são:

  • Pentavalente: contém vacinas contra a esgana, a hepatite, a leptospirose, o parvovírus e a parainfluenza.
  • Hexavalente: contém todas as anteriores mais proteção contra o complexo respiratório canino.
  • Octovalente: contém as vacinas acima referidas, para além de outras estirpes de leptospirose, tosse do canil e coronavírus.

Posso desparasitar o meu cachorro antes da vacinação?

Sim, a desparasitação interna e externa do cachorro é necessária antes da primeira vacinação. Estes tipos de parasitas podem alterar a saúde do seu cão e, por conseguinte, as vacinas podem não ser tão eficazes quanto necessário para garantir que as defesas do seu cão são perfeitas. 

Consulte o seu veterinário para obter recomendações sobre tratamentos de desparasitação seguros e eficazes para o seu cachorro.

Uma vez concluído o programa de vacinação, o seu cão deve ser desparasitado internamente a intervalos regulares, a cada 3-4 meses e antes de cada revacinação.

Não se esqueça de que, durante a época das gripes e constipações pode ajudar o seu sistema imunitário com vitaminas para evitar o enfraquecimento das suas defesas.

Aqui encontrará os melhores suplementos e vitaminas para ajudar o seu cão a manter-se em forma nesta época do ano.

Uma vacina pode ter efeitos secundários no seu cachorro?

Os efeitos secundários das vacinas para cachorros não são normalmente muito graves, porque foram experimentados e testados para serem completamente seguros antes de o seu cão receber a dose. 

As reacções adversas mais frequentemente notificadas são as seguintes:

  • Dormência: O cão fica mais sonolento do que o habitual.
  • Apatia: Pode mostrar pouca vontade de sair à rua ou de brincar com outros cães. Pode ser devido à dormência ou ao stress de o levar ao veterinário.
  • Distúrbios intestinais: Algumas vacinas podem causar dores abdominais, diarreia ou vómitos, e o apetite do cão é frequentemente reduzido.
  • Inchaço no local da injeção: Se ocorrer um inchaço no local da injeção, isso deve-se ao facto de o líquido da vacina não ter sido absorvido. Com o passar dos dias, o inchaço desaparecerá, mas tenha cuidado para não coçar a área para evitar lesões.
  • Problemas respiratórios: Este é o menos comum, mas o seu cão pode ter o nariz a pingar, tosse ou uma doença semelhante à gripe.
  • Afalaxia: a pior de todas. O seu cão não conseguirá respirar corretamente porque a garganta ou o focinho estão inchados. Terá um pulso fraco, diarreia ou vómitos.  Neste caso, o seu cão deve ser levado ao veterinário o mais rapidamente possível.

O que devo fazer depois de vacinar o meu cão?

Depois de ter vacinado o seu cão, há alguns passos importantes a dar! Aqui tem um guia simples:

  1. Nota: Vigie o seu cachorro durante as primeiras horas após a vacinação para se certificar de que não sofre quaisquer efeitos secundários.
  2. Descanso: Dê ao seu cão tempo para descansar e recuperar. Evite atividades extenuantes durante as próximas 24-48 horas.
  3. Hidratação: Certifique-se de que o seu cão tem sempre um bebedouro com água fresca para se manter hidratado.
  4. Mimos: Dê-lhe mais carinho e traga-lhe os seus brinquedos favoritos. Abraços e atenção podem ajudá-lo a sentir-se confortável após a vacinação.
  5. Consulta veterinária: Se notar alguma reação anormal, contacte imediatamente o seu veterinário.

Se quiser ler mais sobre os cuidados a ter com os cães, não perca estes artigos que podem interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que fazer com o seu cão quando chove? Os melhores jogos para se divertir em casa

Como eliminar o cheiro a urina de cão do chão? Conselhos e produtos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.