Suplementos para cães

, ,

Os suplementos para cães não são necessários para todos e cada um deles, vai depender de vários fatores, mas se a ração habitual está adaptada ao tamanho, idade e nível de atividade diária não será preciso um extra de vitaminas na dieta, já que com um alimento de boa qualidade terá cobertas as necessidades nutricionais e manter-se-á saudável, forte e feliz.

No caso de que o teu animal de estimação tenha alguma doença ou a alimentação diária seja caseira e não esteja bem equilibrada será necessário dar-lhe um suplemento com vitaminas específicas. Na Tiendanimal contamos com diferentes complementos nutricionais para cães, para escolheres as vitaminas necessárias que melhor se adaptem e cubram as carências do teu cão.

Suplementos vitamínicos fortificantes e reconstituintes, anti-inflamatórios, multivitamínicos que proporcionam uma alta dose de energia e estimulam as defensas, vitaminas para o envelhecimento cerebral, para evitar as manchas nos olhos, para fêmeas gestantes e lactantes… Todos eles contribuem a que o teu animal tenha uma ótima saúde e se mantenha em forma cada dia.

Tipos de suplementos nutricionais para cães

A correta administração de vitaminas ajuda a que os cães cresçam saudáveis e fortes. O veterinário é o responsável de informar sobre as carências que possa ter o teu animal de estimação e sobre as vitaminas específicas que precisa. Existe no mercado uma variedade de suplementos nutricionais, dependendo das carências que se devam cobrir e o tipo de cão. Dentro dos diferentes tipos de suplementos nutricionais para cães, consideramos imprescindíveis as seguintes vitaminas na alimentação, para um desenvolvimento saudável e cheio de energia:

  • Vitamina A. Muito importante para a vista, para o óptimo crescimento dos cachorros, para a saúde da pele e do pelo.
  • Vitamina D. Junto ao cálcio e ao fósforo, favorece a saúde dos ossos.
  • Vitamina E. Atua como antioxidante natural, muito importante para a formação das membranas celulares, já que ajuda ao corpo a fabricar glóbulos vermelhos.
  • Vitamina K. Favorece a coagulação do sangue e a formação de crostas protetoras.
  • Vitamina B2. É imprescindível para o crescimento, para a manutenção de uma boa musculatura e para a saúde da pelagem.
  • Vitamina B5. A partir de hidratos de carbono, proteínas e gorduras ajuda a obter energia.
  • Óleo de salmão. É rico em Ómega-3 e Ómega-6 e o seu consumo oferece múltiplos benefícios: protege o coração, favorece uma pelagem forte e brilhante e uma pele saudável…
  • Vitaminas B do grupo hidrossolúvel. Ajudam à formação de ossos, dentes e tecidos conectivos.

Todas estas vitaminas junto a outras, como minerais, proteínas e o resto de nutrientes, devem encontrar-se na dieta diária do teu animal de estimação. Se a ração habitual é de qualidade, terá entre os constituintes analíticos todos estes componentes. Certifica isto na etiqueta da embalagem. Se, pelo contrário, dás ao cão comida feita em casa, é imprescindível que seja completa e equilibrada. Às vezes resulta complicado saber se a seleção de ingredientes vai proporcionar-lhe todos os nutrientes e vitaminas que precisa para um óptimo desenvolvimento, por isso é importante acudir ao veterinário periodicamente e que ele diagnostique se o animal tem alguma carência vitamínica e especifique qual. Neste caso, poderás incluir um suplemento à dieta diária e garantir de que o cão cresce e se desenvolve nas melhores condições, com toda a energia necessária para desfrutar cada dia.

Por que são importantes os suplementos para cães

As vitaminas, sustâncias presentes no corpo dos cães e nos alimentos, são necessárias para que cresçam e se desenvolvam corretamente. São encarregadas de regular as funções corporais do animal (coração, rim, fígado, pele…). Caso o teu cão precise de um extra de energia deves acrescentar à dieta diária um suplemento vitamínico que cubra as carências. As vitaminas complementam uma alimentação não equilibrada, como pode ocorrer no caso de tomar uma alimentação fabricada em casa.

Os suplementos para cães são imprescindíveis para combater uma patologia específica (quer por anemia, quer por afecções nervosas, para combater a idade avançada…). Nestes casos, deves acudir ao veterinário, ele é o especialista e é quem melhor vai indicar quais são as vitaminas específicas que precisa o teu animal de estimação, já que um excesso de vitaminas pode ser igual de prejudicial que uma carência das mesmas.

Que tipos de vitaminas toma o teu cão? A alimentação é caseira ou ofereces-lhe ração de qualidade? Alguma vez teve uma patologia e trataste-o com um suplemento vitamínico?

« Anterior

Por que é que os cães comem erva

O que fazer quando encontramos animais abandonados?

Seguinte »

1 comentário em “Suplementos para cães”

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.