Obesidade em cães: o que fazer em relação a isso?

,

Sabia que 90% dos donos de cães com excesso de peso não estão cientes disso? Atualmente, mais de um terço dos cães em Espanha têm excesso de peso e, embora as razões sejam diferentes das nossas, deve saber que a obesidade em cães tem consequências muito graves, pois pode levar a problemas de tensão arterial, diabetes, artrite, dificuldades respiratórias, digestão complicada ou um mau funcionamento do fígado.

Obesidade em cães: causas mais frequentes

Os cães não têm a possibilidade de escolher o que querem comer ou quanto tempo vão andar a passear, e muitas vezes não paramos para pensar realmente nos danos que podemos causar-lhes quando não satisfazemos devidamente as suas necessidades básicas de atividade e alimentação. A falta de exercício e o consumo excessivo de guloseimas pode provocar um grande aumento de peso nos cães, levando a problemas de obesidade.

Deve também notar-se que, embora não haja raças de cães gordos propriamente ditas, há cães que são mais suscetíveis de engordar, geralmente porque têm um apetite voraz. Estes são, por exemplo, o Pug, Labrador Retriever, o Dachshund, o Terrier Escocês, o Beagle, o Basset Hound, o Rough Collie, o Pastor Alemão, o Bulldog Inglês e o Boxer.

Por outro lado, é de notar que algumas doenças, tais como as doenças endócrinas ou as que restringem a mobilidade; alguns medicamentos, tais como anticonvulsivos ou corticosteróides; e a esterilização também podem ser causas de excesso de peso em cães.

Como posso saber se o meu cão tem excesso de peso?

Se quer que o seu cão seja saudável e desfrute de uma vida longa e feliz, a primeira coisa que precisa de fazer é descobrir se ele precisa realmente de perder peso. O peso ideal de um cão varia de acordo com o tamanho, idade e raça. Um quilo de peso não é o mesmo para um cão pequeno que para um cão grande, ou para um cão jovem como é para um cão mais velho.

Um cão é considerado com excesso de peso quando a sua massa corporal está 20% acima do peso apropriado para a sua raça.

Para verificar o estado físico do seu animal de estimação e para ver se ele está no seu peso, observe a silhueta do seu cão de dois ângulos diferentes, de lado ou de perfil e de cima, examinando a sua coluna vertebral e costas. De cima, deve notar que o seu corpo não é direito, mas que há uma ligeira curva que começa no fim da caixa torácica até à anca. Do lado, é preciso sentir a caixa torácica e encontrar as costelas.

Se achar difícil sentir as costelas quando as pressiona com a mão, significa que o seu cão está com excesso de peso e precisa de perder peso.

Como conseguir que o seu cão emagreça?

A chave para emagrecer os cães gordos é a consistência. Envolva-se no processo desde o primeiro minuto e não se esqueça que a saúde do seu companheiro depende do seu cuidado. De facto, 90% depende de si e 10% da alimentação que lhe dá, por isso é muito importante que leve o processo a sério.

1. O melhor alimento para um cão com excesso de peso

A melhor dieta para um cão perder peso é a recomendada pelo veterinário. Ninguém sabe melhor do que o seu veterinário quais são as necessidades nutricionais do seu animal de estimação. Mas ele também terá em conta a sua história clínica ao prescrevê-la. Contudo, também pode escolher a ração do seu cão tendo em conta diferentes fatores, tais como a raça ou idade.

Em “Como mudar a ração dos cães corretamente“, dizemos-lhe como mudar a ração. Lembre-se de nunca o fazer de forma abruta.

2. Manter um registo das recompensas

Muitos de nós adoramos estragar os nossos animais de estimação, mas em vez de snacks, é preferível dar-lhes mais tempo consigo ou um brinquedo novo. As recompensas e a comida humana podem fazê-los ganhar peso lentamente, pelo que não é aconselhável oferecer-lhes mais de 10% do total das suas calorias diárias neste tipo de comida. Para lhe dar uma ideia, apenas 28 gramas de queijo é equivalente às calorias de uma refeição inteira para um cão pequeno.

3. Horários e rações rígidos

Para além de mudar a comida habitual, os maus hábitos alimentares do seu cão devem ser completamente eliminados. A este respeito, é aconselhável não lhe dar comida fora de horas, não lhe oferecer restos de comida humana e medir as porções diárias recomendadas. Enquanto estiver em dieta, não deve ter o comedouro cheio de ração, nem mesmo com ração específica para emagrecer. Seja muito rigoroso com as quantidades.

Se estiver preocupado com a fome, pode distribuir a ração diária por várias refeições em vez de a concentrar em uma ou duas. Os níveis de glicose aumentarão após cada ingestão, dando-lhe uma sensação de saciedade. É também aconselhável alimentá-lo sempre nos mesmos horários, para que não fique tão stressado.

4. Aumentar o tempo de exercício

Para complementar a dieta e atingir o objetivo, é aconselhável aumentar o tempo gasto a brincar e a fazer exercício, pois, para além de queimar calorias, irá ajudá-lo a perder o apetite. Faça-o gradualmente para que se habitue. Pouco a pouco poderá aumentar a intensidade à medida que ganha força e resistência. Lembre-se que se ele se exercitar demasiado, poderá ter dificuldade em respirar. Idealmente, deve passear o seu cão durante pelo menos 30 minutos por dia. Mas brincar com o seu cão é também uma boa maneira de o exercitar.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Desfrute das férias a viajar com o seu cão no carro

Perguntas frequentes sobre o que os gatos comem

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.