Exercícios para cães

Todos os cães precisam exercitação diária, assim como as pessoas. A quantidade e o tipo de exercício vão depender do tamanho do cão, da sua raça ou temperamento e da atividade que tu queiras que o teu animal de estimação desenvolva, isto é, se quiseres um atleta que participe em provas de agilidade ou se apenas quiseres um animal de estimação saudável.

Há alguns conselhos que é bom ter em conta antes de começar com os exercícios para cães:

  •         Não exercites o teu cão dentro das 2 horas após uma comida importante.
  •         Consulta com o seu veterinário se há algum tipo de exercício que o teu cão deva evitar ou moderar por algum problema de saúde.
  •         Se quiseres uma exercitação de atleta deves começar de forma gradual para que o seu coração, músculos e articulações se adequem paulatinamente a essa atividade.
  •         Presta atenção e deixa que descanse ante qualquer sinal de fadiga, dor ou mal-estar durante ou após o exercício. Isto é especialmente importante em cães idosos.

 

Não existe uma medida exata de exercício para cada tamanho de cão. Os exercícios para cães deverás estabelecê-los tu em função das necessidades do teu animal de estimação e se for um cão hiperativo que precisa gastar muita energia, ou se com caminhar poucos quarteirões for suficiente. Alguns cães pequenos estão constantemente a brincar, sempre atentos à porta, a outros animais ou pessoas. Eles de certeza não precisam de passeios muito longos, mas simplesmente uma saída para bisbilhotar um pouco, fazer as suas necessidades e passar um momento contigo. Pelo contrário, um cão grande que passa o dia deitado na casa precisa que o leves a caminhar pelo menos uma hora ou duas vezes por dia.

Os melhores exercícios para cães

PASSEIOS LONGOS OU ENÉRGICOS

A forma mais comum de exercitar um cão é levá-lo a caminhar pela rua com trela. Não conta como exercício dar uma pequena volta de índole “sanitária”; deves caminhar a passo firme (mas sem arrastá-lo) durante vários minutos para conseguir um bom nível de atividade. Em alguns sítios, como parques públicos, é permitido que os cães fiquem soltos. Esta é uma boa opção para que o teu cão se movimente um pouco, brinque com outros cães e se divirta, mas sempre que ele não decida se deitar a descansar na grama.

TROTAR

Também podes sair a correr com o teu cão se preferires. É um dos melhores exercícios para cães, mas é mais intenso e deves estar seguro antes de começar de que o teu animal de estimação tem o estado físico necessário para realizá-lo. Se forem correr no asfalto tem cuidado de que as suas patinhas não se magoem pelo atrito com o chão. É melhor, se puderes escolher, um percurso com grama.

BRINCADEIRAS

Se tiveres uma casa com jardim e não quiseres sair à rua para passear, podes aproveitar momentos de brincadeira para exercitar. O mais simples é arremessar uma bola ou um pau para que corra a buscá-lo e possas ensinar-lhe a trazê-lo de volta. Os exercícios para cães de saltar para apanhar uma bola no ar não são bons, pode forçar muito a coluna e pode trazer problemas articulares no futuro, além do mais há casos nos quais o cão engole a bola acidentalmente se esta for demasiado pequena. Também podes usar uma corda grossa mordedor que o cão possa apanhar com os seus dentes de um lado e tu puxes do outro. As brincadeiras são imprescindíveis no dia-a-dia com o teu animal de estimação; lhe proporcionam divertimento e ao mesmo tempo realizam exercício.

EXERCÍCIOS PARA CÃES IDOSOS OU CACHORROS

Por último, deves ter mais cuidado se quiseres exercitar um cachorro ou um cão idoso. Nestas etapas da vida os ossos são mais frágeis, os músculos não estão bem desenvolvidos e pode haver um compromisso cardíaco ou artrose. Isto não significa que não devas movimentá-los, mas deves ter cuidado; não lhes exijas demasiado e principalmente deves estar muito atento às manifestações de cansaço ou dor. O melhor exercício é caminhar, não saltar nem correr em excesso, e é melhor fazer vários passeios curtos no lugar de um muito longo.

 

Prova diferentes exercícios para cães e procura saber qual é o favorito do teu animal de estimação.

« Anterior

Gato siamês

Cães com medo às tempestades

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.