Enriquecimento ambiental para cães

Já ouviste falar alguma vez do enriquecimento ambiental para cães? Trata-se de algo utilizado não somente com cães, mas com todo o tipo de animais que se encontram em cativeiro. Uns dos lugares onde mais é realizado o enriquecimento ambiental são as reservas, refúgios e zoológicos, onde é especialmente necessário devido ao facto de que ficam presos durante tanto tempo.

A seguir, vamos explicar o que é exatamente isso, para quê serve e por que é tão importante para nossos cães, além de alguns exemplos para que possas realizá-lo.

O que é o enriquecimento ambiental para cães?

O enriquecimento ambiental é uma série de estímulos ambientais e sociais que ativam a mente dos animais para melhorar o bem-estar e a sua qualidade de vida. Para que o enriquecimento seja positivo, temos que conhecer bem as necessidades da espécie, neste caso, do cão. Também é preciso analisar e levar em consideração a sua conduta para buscar o melhor enriquecimento para cada cão.

Para que serve e por que é tão importante?

O enriquecimento ambiental não só melhora a qualidade de vida dos nossos cães, mas também ajuda a prevenir e resolver muitos dos problemas de comportamento mais comuns. Também reduz o tédio e o stress. É uma técnica fundamental em qualquer tratamento de modificação de conduta e, no geral, necessária para qualquer cão.

Definitivamente vai fazer com que o teu cão seja muito mais feliz e equilibrado.

Tipos de enriquecimento ambiental para cães

Existem diferentes tipos de enriquecimento ambiental que podes utilizar dependendo das necessidades do teu cão. Podem ser combinados vários ao mesmo tempo ou alternar para uma maior estimulação.

  • Sensorial: estimulação do sentido do olfato, da audição, da vista e do tato e/ou gosto.
  • Social: interação com outros animais e humanos.
  • Físico ou estrutural: mudanças no entorno.
  • Cognitivo: estimulação mental mediante exercícios e desafios que coloquem em ação o cérebro do cão.
  • Nutricional: introdução de diferentes tipos de comida, modificação dos seus horários ou formas de alimentação etc. Confere os tapetes comedouros interativos LickiMat.

Exemplos de enriquecimento ambiental para cães

A seguir, podes encontrar diferentes maneiras para enriquecer o entorno e estimular o cérebro do teu animal de estimação:

  • Farejar. Um dos enriquecimentos mais simples, mais utilizados e mais benéficos para o teu cão. O sentido do olfato é muito importante para os cães e forçá-los para que o utilizem vai fazer com que fiquem mais calmos e tenham menos stress. Basta espalhar pedacinhos de salsicha, ração ou snacks pela casa para que usem o seu nariz e os procurem. Depois, podes dificultar o exercício e escondê-los em diferentes lugares e em diferentes alturas fazendo uso de objetos como copos de plástico, caixas de cartão, mantas etc.
  • Os brinquedos, mordedores e jogos de inteligência utilizados de maneira adequada podem estimular todos os tipos de enriquecimento ambiental para cães: sensorial, social, cognitivo, físico e nutricional. Não percas este artigo sobre brinquedos interativos.
  • Os passeios. Conhecer novos cães, pessoas, lugares e cheiros estimula o enriquecimento social, sensorial e físico.
  • Treinamento. Ensinar novas ordens ou exercícios ao teu cão como sentar, dar a pata ou apanhar alguma coisa estimula o enriquecimento cognitivo e social, ao mesmo tempo em que melhorar o seu vínculo. Os circuitos de agility também são uma boa forma de enriquecimento.
  • Os carinhos. Sim, passar um tempo do dia com o teu cão a massagear e dar carinho onde ele mais gosta também é uma forma de enriquecimento, neste caso, social e sensorial. Também pode ser o momento da escovação do pelo.

Não esqueças que cada cão precisa de um tempo diferente para explorar e farejar. Se criares um entorno com enriquecimento ambiental para cães, não deves obrigar nem apressar o teu patudo para que termine, pois isso só vai causar o efeito contrário ao que queremos.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Como escolher o meu primeiro réptil?

Como alimentar o teu degu de forma correta

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.