Jogos didáticos para estimular os animais de estimação

, , ,

Para os animais de estimação, a estimulação mental é tão importante para a sua saúde como uma boa alimentação, vacinas e passeios.

Temos uma variedade de brinquedos de inteligência para cães e brinquedos didáticos para gatos que permitem aos seus animais de estimação entreterem-se enquanto estão sozinhos, obrigando-os a resolver situações simples ou a desenvolver novas competências para obter uma recompensa.

Por exemplo, tem de aprender a retirar ou mover uma tampa para apanhar uma guloseima escondida, empurrar uma peça com a pata ou torcer através de mastigação para obter algo saboroso escondido no interior.

Lembre-se que é prejudicial para o seu animal de estimação, no caso de um cão, estar sozinho mais de 4-6 horas por dia. Os gatos são mais tolerantes à solidão, mas em nenhum caso é apropriado prolongar este estado.

Peça a ajuda de outra pessoa para passar tempo com os seus animais de estimação na sua ausência. Nos casos em que tal não seja possível, uma excelente opção para os cães é optar por uma creche para cães, onde receberão os cuidados adequados e companhia na sua ausência.

Utilidade dos jogos didáticos para cães

Os jogos didáticos oferecem aos cães não só entretenimento, mas também estimulação mental. Estas atividades não só promovem a diversão, como também desafiam as suas capacidades cognitivas de uma forma benéfica.

Brinquedos para cães ativos

Alguns cães são mais inteligentes ou irrequietos e necessitam de mais estímulos do que outros; um exemplo são os cães de caça, cujo instinto é procurar e seguir rastos. Estes cães tendem a ser irrequietos e precisam de muita atividade física todos os dias.

Qualquer jogo que o incentive a utilizar o olfato para procurar objetos dar-lhe-á um grande prazer e mantê-lo-á feliz e alerta.

Alguns cães pastores, como os Border Collies, precisam de novos desafios a toda a hora. Os exercícios de agilidade e os jogos em que tem de resolver situações como as mencionadas acima são perfeitos para eles.

Este tipo de cães está cheio de energia; se não lhe der algo saudável para passar o tempo, é provável que encontre outra coisa para fazer, como ladrar sem parar, saltar compulsivamente, partir coisas pela casa ou cavar buracos no jardim. Por isso, este tipo de brinquedo é útil para evitar comportamentos indesejados.

Jogos para cães sedentários

Por outro lado, temos as raças mais sedentárias ou cães com problemas físicos que são obrigados a permanecer sentados durante longas horas. Estes animais ficam muito aborrecidos. É muito frequente surgirem grandes granulomas por lamberem incessantemente as patas, porque não encontram outra coisa para fazer. Também beneficiará de brincadeiras interactivas.


Utilidade dos jogos didáticos para gatos

Os gatos nem sequer têm a oportunidade de passear, por isso também eles vão gostar de um bom arranhador com actividades ou um destes brinquedos didáticos.

Os brinquedos Kong, por exemplo, têm uma cavidade com pequenos orifícios através dos quais podem ser introduzidos biscoitos; os gatos têm de os mastigar, torcer e apertar para os retirar e comer.

Quando aprender a fazê-lo, pode aumentar o grau de dificuldade adicionando uma pasta saborosa que o torna mais atrativo, mas que torna a tarefa ainda mais difícil e interessante.

Outro exemplo são os jogos de inteligência para gatos. Estes também escondem guloseimas ou brinquedos interessantes, que podem incluir erva-dos-gatos, no caso dos gatos. Nestes jogos, os animais de estimação devem mover ou retirar as tampas para descobrir as suas guloseimas; em alguns casos, devem empurrá-las com o focinho e, noutros, apanhar pedaços com a boca para os retirar.


Acrescente-se que estes brinquedos são muito úteis na luta contra a obesidade dos gatos esterilizados, pois incitam o gato a mexer-se.

Visite este artigo para descobrir todos os benefícios dos jogos cerebrais para gatos e quais são os melhores.

Por último, gostaria de lhe lembrar mais uma vez que estes brinquedos são uma ajuda para tornar a vida dos animais de estimação mais feliz, para combater o tédio ou para proporcionar algumas horas de entretenimento na sua ausência. O que eles precisam, quer se trate de um cão ou de um gato, é que passe tempo com eles, que brinque e interaja com eles, fazendo-lhes companhia e dando-lhes afeto.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Vantagens da alimentação mista: ração seca, comida húmida e snacks

Dicas para treinar o seu gato adulto

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.