Jogos didáticos para animais de estimação

Hoje em dia muitos animais de estimação passam muitas horas por dia sozinhos a esperar que cheguemos de trabalhar para sair e dar um passeio ou para brincar com eles.

Quando estes animais não têm nenhum acesso ao exterior ou a uma janela para observar o movimento da rua, a sua vida se torna entediante e muito previsível. Se bem uma margem de rotina lhes dá segurança, o estímulo mental é tão importante para a sua saúde quanto uma boa alimentação, as vacinas e os passeios.

Dispomos de uma variedade de brinquedos ativos que permitem que os animais de estimação se divirtam enquanto estão sozinhos, ao obrigá-los a resolver situações simples ou a desenvolver novas habilidades para obter alguma recompensa. Por exemplo, devem aprender a retirar ou mover uma tampa para pegar alguma guloseima escondida, mover uma peça com a pata ou girar um martelo para conseguir retirar algo saboroso do interior.

Todos os cães e gatos precisam fazer funcionar as suas cabeças para se manterem saudáveis. Existem animais que são mais inteligentes ou inquietos e requerem mais estímulos do que outros; um exemplo são os cães de caça, criados para buscar e seguir rastros ou para recuperar peças de caça. Estes cães costumam ser inquietos e precisam realizar muita atividade física todos os dias. Qualquer brincadeira que os incite a utilizar o seu olfato para buscar objetos vai lhes dar muito prazer e os manterá alegres e alertas. Alguns cães pastores, como os Border Collie, precisam de novos desafios constantemente. Para eles são perfeitos os exercícios de agility e as brincadeiras nas que tenham que resolver situações como as mencionadas. Esses tipos de cães exalam energia; se não lhes deres algo saudável onde utilizá-la, com certeza vão encontrar outra coisa para fazer, como ladrar sem parar, pular de maneira compulsiva, estragar objetos pela casa ou cavar buracos no jardim.

Por outro lado, temos as raças mais sedentárias ou os cães com algum problema físico que estão obrigados a ficar quietos muitas horas. Esses animais ficam muito entediados. É muito frequente que provoquem grandes granulomas por lamberem as próprias patas sem parar ao não encontrarem nada para fazer. Eles também serão beneficiados com os jogos interativos.

Os gatos nem sequer têm a oportunidade de sair para passear, de modo que eles também vão aproveitar um bom arranhador com atividades ou um desses brinquedos didáticos.

Alguns exemplos são os brinquedos de Kong que têm uma cavidade com buracos pequenos por onde podem ser introduzidos biscoitos; os cães e gatos devem mordê-los, girá-los e apertá-los para conseguir retirá-los e comê-los. Uma vez que aprendem a fazê-lo, pode-se aumentar o grau de dificuldade ao adicionar uma saborosa pasta que o torna mais atrativo, mas que dificulta e deixa ainda mais interessante a tarefa.

Outros exemplos são os jogos de inteligência para cães e gatos. Neles também escondem-se guloseimas ou brinquedos interessantes, que podem incluir catnip no caso dos gatos. Nesses jogos os animais de estimação devem mover ou retirar as tampas para descobrir os seus prémios; em alguns casos deverão ser empurradas com o focinho e em outros devem pegar peças com a boca para retirá-las. Quando o teu animal de estimação fica sozinho podes deixar alguns destes brinquedos para que se entretenha, mas cuidado com os que são de madeira, porque pode destruí-los sem a tua supervisão.

Estes brinquedos são recomendáveis tanto para animais jovens quanto velhos. Aplicam-se a quase todas as espécies que devem viver em gaiolas, como os roedores e as aves grandes. São ferramentas excelentes para prevenir o tédio e muitos transtornos de conduta derivados do confinamento e da falta de estímulos.

« Anterior

O meu gato sobe na mesa e na bancada. Como corrigi-lo?

Alimentação de ouriços

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.