Brincar, o desporto favorito dos gatos

Pode parecer incrível, a atividade que eles são capazes de mostrar em poucos segundos, especialmente porque, uma vez passada a euforia, todos voltam para o seu lugar e tornam-se nos habituais gatos calmos e tranquilos.

Quase todos os gatos domésticos têm dois momentos de pico de atividade ao longo do dia. Eles simplesmente tornam-se ativos e mergulham na loucura felina. Correm, perseguem-se mutuamente, saltam, perseguem moscas imaginárias, correm novamente, sobem aos arranhadores.

Normalmente os gatos são notívagos, mas é evidente que os gatos domésticos se adaptaram aos nossos horários, por isso tentam fazer coincidir os seus momentos de hiperatividade com a nossa presença.

Geralmente, o primeiro momento de loucura ocorre logo pela manhã, quando nos levantamos ou nos preparamos para fazer as nossas tarefas diárias. Apesar de darem a impressão de que não conseguem ver para onde vão, são surpreendentemente ágeis e evitam facilmente todo o tipo de obstáculos..

O mais parecido com um centro de treino desportivo, são os arranhadores com escadas, poste, grutas, plataformas… e acessórios para entreter o teu animal de estimação.


Os gatos precisam de praticar desporto a brincar

Brincar é a sua maneira de fazer desporto. O exercício aeróbico diário, ou seja, qualquer exercício que envolva movimento, é necessário e recomendado para se manter em forma, bem como para prevenir a obesidade.

Idealmente, deveríamos reservar 15 minutos, repartidos por várias vezes ao dia, para brincar com o nosso gato.

Se, além disso, formos capazes de criar esta rotina de brincadeira, mantendo as diretrizes que o gato espera, estaremos a partilhar tempo de qualidade com ele e a reforçar o vínculo.

O segundo ponto alto do dia vem no final do dia, quando chegamos a casa, porque, para eles, a diversão começa. Por muito cansados que estejamos quando chegamos a casa, é necessário passar dez ou quinze minutos com o nosso gato porque ele tem estado “à nossa espera o dia todo”.

Podemos usar espanadores ou canas que simulam presas porque, o que é claro é que o nosso gato presta atenção aos movimentos rápidos e precisa de libertar a sua energia antes de voltar a dormir.

Um exemplo de um brinquedo interativo que é positivo para a sua estimulação mental é o circuito de jogo Catit Senses, este brinquedo permite a libertação de stress e exercício diário básico para o teu gato. Além disso, podes alterar o percurso, uma vez que as peças podem ser colocadas de diferentes maneiras para criar novos circuitos.


Se precisar de conselhos sobre brinquedos para gatos, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Dia Internacional dos Direitos dos Animais

Caminhadas com cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.