Caminhar com cães é uma atividade que fortalece a ligação com o teu animal de estimação e que sem dúvida o fará muito feliz. Se o teu cão adora passear, imagina como ele adoraria passear durante horas na natureza. A caminhada é um grande exercício para a mente e o corpo, tanto para ti como para o teu amigo peludo.
Caminhar com o teu cão é uma atividade muito completa que vos permite partilhar momentos e aventuras em conjunto enquanto relaxam e se mantêm em forma. Os cães podem desfrutar de um dia de liberdade sem trela, correr, saltar, brincar e divertir-se enquanto respiram ar fresco.
Também o ajudará a consumir energia, a libertar tensão e a reduzir o stress de estar sempre dentro de casa ou o ritmo de vida numa grande cidade. Os percursos pedestres permitem-vos fugir à rotina da vida quotidiana e desfrutar juntos do ambiente natural. Esquece por um dia o ruído, os carros, a correria e a poluição.
Aproveita ao máximo qualquer dia livre ou férias para fugir e desligar-te na companhia do teu melhor amigo, caminhando por florestas, montanhas, cordilheiras, trilhos e rios. Dizemos-te tudo o que precisas de saber para começar a passear com o teu cão.
Recomendações para caminhadas com cães
- Planear a rota que vais fazer: duração total, quilómetros, tipo de terreno, desníveis, declives. A tua escolha dependerá das tuas capacidades físicas e, acima de tudo, das do teu amigo peludo.
- Está atento ao tempo; não queres sair num dia quente ou num dia chuvoso.
- A altura ideal para passear com o teu cão é o outono, quando não está nem quente nem frio.
- Escolhe uma rota adaptada às capacidades e limitações do teu cão. Ao passear com cães deves ter em conta a raça, idade, condição física, resistência e estado de saúde do teu companheiro. Não deves forçá-lo a fazer um esforço físico que ele não possa fazer.
- Evita levar o teu cão para áreas perigosas tais como caminhos de penhascos, escaladas ou pontes suspensas.
- Estuda o tipo de solo e o seu estado. Evita o alcatrão no verão, que pode causar queimaduras nas patas, e o solo rochoso, que pode causar cortes. No inverno também deves estar ciente de que a neve ou o gelo podem dificultar a caminhada, assim como o musgo ou as poças. Relva e areia são a melhor opção, e se houver um rio ao longo do caminho para que possa arrefecer, tanto melhor.
- Protege as almofadas com um creme protetor antes e depois das caminhadas com cães para evitar que estas rachem.
- Verifica as pernas de vez em quando durante o passeio para te certificares de que nada foi preso ou cortado.
- Formação adequada ao nível ou à dificuldade do percurso que vais fazer. Se o cão não estiver habituado a longas caminhadas, não podes fazer um percurso de muitos quilómetros com ele sem preparação prévia.
- Começa com percursos mais curtos e fáceis e aumenta gradualmente a duração e a dificuldade.
- Água suficiente para ambos para evitar a desidratação. Podes transportar uma garrafa de bebida portátil ou uma tigela de silicone dobrável para a oferecer convenientemente ao teu cão.
- Para para descansar de vez em quando e recarrega as tuas baterias.
O que devo trazer quando faço caminhadas com o meu cão?
- Vestuário e calçado adequados.
- Creme solar.
- Água, alimentos se o percurso durar todo o dia (de preferência molhado) e guloseimas.
- Kit de primeiros socorros para emergências.
- Creme protetor das almofadas ou vaselina.
- Lanterna e colete ou coleira refletor se o percurso se prolongar pela noite.
- Bastões telescópicos.
- Casaco de chuva (para ambos) se houver uma hipótese de chuva.
- Sacos para recolher cocó.
- Antiparasitário externo para prevenir pulgas, carraças e picadas de mosquitos.
- Cartão de identificação com vacinas atualizadas.
- Um localizador GPS pode ser muito útil para o caso de o teu cão se perder.
Vantagens das caminhadas com cães
- Exercício.
- Melhorar a nossa aptidão física e a do nosso cão.
- Evitar a obesidade.
- Passar tempo com o teu animal de estimação.
- Fortalecer os laços e melhorar a vossa relação.
- Relaxar e descontrair.
- Sair da rotina.
- Melhorar o estado de espírito.
- Reduzir o stress e a ansiedade.
- Estimular a mente.
- Utilização do sentido do olfacto.
- Respiração de ar fresco.
- Permitir que o nosso cão se comporte como um cão.
E agora que já te dissemos tudo o que precisas de saber sobre caminhadas com cães, no artigo seguinte encontrarás alguns dos melhores trilhos para caminhadas que podes fazer com cães. Não percas!
Lembra-te de que nem todos os cães estão preparados ou adequados para longas caminhadas. Os cães de raça muito pequena não lidam bem com este tipo de atividade, nem os cães de raça gigante. Os cães com muito pelo, problemas respiratórios ou cães de idade avançada também não toleram bem o exercício intenso.
[doofinder query=”canicross” rpp=”5″]
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!