Como evitares que o teu gato se perca

Uma das experiências mais desagradáveis é a sensação de pensares ter perdido o teu animal de estimação. E não o encontrar é realmente triste para os seus proprietários. Assim, esta publicação tem por objetivo ajudar-te a evitar perderes o teu gato e passar por isso.

Como evitar que um gato de exterior se perca?

Para os gatos habituados a andar ao ar livre, uma boa forma de os proteger é limitar a área de passeio, protegendo adequadamente a área do jardim com redes, vedações ou arame, conforme o caso.

É uma boa ideia usar um som, como um pequeno sininho quando o chamares, para que o gato se possa deslocar pelo som, e saber se está perto de casa ou não.

Outra opção é instalar uma porta para animais de estimação, que satisfará a sua curiosidade de sair e permitir-lhes-á voltar a entrar. Por vezes, ficar demasiado tempo no exterior pode levá-los a farejar, atraídos por outros cheiros, ou simplesmente por curiosidade.

Mas o mais importante, para que um gato de exterior não se perca, é a esterilização. Esta é a primeira razão pela qual os gatos saem de casa, vagueiam demasiado longe e não sabem como voltar.

Como evitar que um gato de interior se perca?

Para os animais de interior, uma boa forma de os impedir de escapar é a instalação de recintos adequados sob a forma de redes nas janelas ou varandas.

Contudo, o descuido da nossa parte, um susto forte ou qualquer coisa ameaçadora para o gato pode fazer com que este fuja e se perca.

Os animais assustados são os mais propensos a fugir, mas qualquer animal, por mais confiante e calmo que seja, pode ficar assustado a qualquer momento e fugir. O risco de serem atropelados, nesse momento, é o mais importante, pois na sua fuga podem atravessar as ruas ou sair entre os carros sem que os condutores tenham tempo para reagir.

Felizmente, muitos deles são poupados a este destino, mas acabam por se perder longe das suas casas.

Daí a importância de manter os nossos animais de estimação identificados.

O nosso gato pode viajar muitos quilómetros em poucos dias, aparecendo uma semana mais tarde noutra cidade, província ou mesmo comunidade autónoma. Uma vez longe do seu bairro, ninguém o poderá reconhecer e a sua recuperação dependerá apenas do seu chip.

Acessórios para evitar a perda do teu gato

As coleiras ou chapas são úteis mas é preciso ter em conta que se podem perder ou mesmo ser removidas, pelo que o chip, além de ser obrigatório, é indispensável.

Graças à tecnologia, existem agora localizadores GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) sem limite de distância e a um bom preço. Assim, saberás sempre exatamente onde está o teu animal de estimação. Sem dúvida, é um dos melhores acessórios para evitar a perda ou roubo.

Se perdermos o nosso gato, os passos a seguir são os seguintes:

  • Comunicar o desaparecimento da casa à esquadra de polícia mais próxima, fornecendo o número do chip.
  • Notificar o Registo de Identificação Animal da Câmara Municipal.
  • Notificar as clínicas veterinárias da área.
  • Notificar quaisquer canis, abrigos, refúgios ou albergues na área.
  • Colocar cartazes com a sua fotografia, características e número do chip na zona circundante.
  • A utilização das redes sociais para divulgar a perda é muitas vezes muito útil.

A implantação do microchip é realizada numa clínica veterinária e é um investimento seguro. Este pequeno investimento pode significar que podemos recuperar o nosso animal de estimação em caso de perda.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, a número um em Espanha, e não perca as nossas ofertas!

« Anterior

Cães no Natal: celebra bons momentos junto ao teu melhor amigo!

Como dar banho a um cachorro

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.