Catnip: a erva gateira

Com certeza já ouviste falar desta planta mágica que tem um efeito estranho nos gatos. Sim, estamos a falar do catnip, conhecido como a erva dos gatos ou nêveda dos gatos. Neste artigo vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta planta única, usada frequentemente no mundo dos gatos. Não percas!

O que é o catnip?

O catnip é uma planta natural pertencente à família da menta que cresce na Europa, Ásia Ocidental e América do Norte. O seu nome científico é Nepeta Cataria, mas é conhecida de muitas formas, como erva gateira, erva dos gatos, gatária e nêveda dos gatos, entre outras. A maioria delas estão relacionadas com gatos. É uma planta perene com folhas dentadas e peludas na parte inferior e flores amareladas e cor-de-rosa. Tem um aroma característico, mas com um suave cheiro a menta que é muito atrativo para os gatos.

Esta erva era antigamente utilizada na medicina tradicional humana para tratar diferentes doenças, mas já não é tão comum.

Como funciona o catnip?

O Catnip tem um óleo aromático que é muito atrativo para os gatos, embora não produza o mesmo nível de estimulação em todos eles. Há gatos que não reagem a ele, aproximadamente 20 ou 30%.

É suposto que as diferentes respostas dos gatos a esta erva são devido a fatores genéticos, ambientais e sexuais. Há raças específicas de gatos que não reagem à planta (fator genético), as fêmeas têm uma maior predisposição à atração (fator sexual) e é possível que um gato reaja quando se sentir bem e num ambiente calmo, mas pode não reagir se estiver stressado ou nervoso (fator ambiental). Além disso, parece ser que os gatinhos com menos de 3 meses de idade também não são atraídos por esta planta.

A nepetalactona é o ingrediente ativo do catnip e é responsável pela atração que provoca nos gatos quando estão a cheirar ou provar. É uma substância que é ligada às células e estimula os neurónios sensíveis. Além disso, está relacionada com a ativação das áreas do sistema nervoso envolvidas no comportamento sexual dos gatos.

Quais são os efeitos do catnip nos gatos?

O catnip é irresistível para a maioria dos gatos. É por isso que muitos brinquedos vêm impregnados ou recheados com esta planta e existem sprays para pulverizar diretamente nos seus acessórios. Há também guloseimas.

Cada gato reage de forma diferente a esta erva. Alguns cheiram-na, outros mordem-na, lambem-na, esfregam-se nela…. Além disso, os seus efeitos podem ser muito variados:

  • Ficam brincalhões e alegres.
  • Caçam presas imaginárias.
  • Rolam pelo chão.
  • Saltam e correm como loucos.
  • Ficam hiperativos.
  • Miam.
  • Rosnam.
  • Relaxam.

Estas são as fases pelas que normalmente passam os gatos quando têm contato com a planta: cortejo, êxtase e relaxamento. O processo demora entre 5 e 15 minutos. Depois, os sintomas desaparecem e eles só voltam a ser atraídos pelo menos 2 horas mais tarde.

Para que serve?

O catnip serve para estimular os gatos, mantê-los ativos e incentivá-los à brincadeira.

Esta erva pode ser usada fresca, seca, prensada e em spray. Podes cultivá-la tu mesmo no terraço e dar-lhe recém cortada e fresca sempre que quiser.

Benefícios do catnip:

  • Alivia a ansiedade
  • Melhora a vida dos gatos
  • Reduz o stress e os nervos
  • Estimula a mente.
  • Fornece enriquecimento ambiental

O catnip é prejudicial para os gatos?

O Catnip é totalmente seguro e inofensivo para os gatos e não é viciante, pelo que pode ser usado sem qualquer preocupação. Só deves utilizá-lo com moderação e tomar algumas precauções, tais como fechar as janelas para que, no momento de excitação, o gato não fique em perigo. O uso diário não é recomendável, dado que desta forma podemos prevenir a hiperestimulação.

Na Tiendanimal podes encontrar catnip em muitos formatos diferentes: snacks, folhas secas, brinquedos e bolas de catnip prensadas, peluches, spray…. Dá uma vista de olhos a todos os produtos e escolhe o que mais gostares.

Se quiseres saber mais sobre plantas para gatos deixamos-te um artigo sobre as plantas que são boas para os gatos.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Planificação de um lago de jardim

Como cuidar da almofada plantar dos cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.