Como ensinar ao meu gato a usar o arranhador?

,

Se tens gato, ensinar a usar o arranhador pode ser uma grande ideia para proteger cortinas, sofás, cadeiras ou almofadas e quase qualquer tipo de mobília das garras do teu adorado gatinho.

Por este motivo, é importante entender o porquê desse comportamento e saber como remediá-lo. Quase todos os gatos têm a necessidade de arranhar materiais, principalmente tecidos ou madeira. Trata-se de um instinto que não pode ser evitado porque além de afiar as unhas, arranhar é parte do processo para marcar o território. Isto contribui para a saúde mental e emocional do seu gato. Ao arranhar os gatos deixam o odor das glândulas que têm nas suas patas e por isso é habitual que, uma vez que arranham um objeto, voltem ao mesmo lugar dias depois para reforçar o seu odor e a sua marca. Nestes casos, o mais importante é não lutar contra o seu instinto, e sim ensinar que existem lugares apropriados onde possam satisfazer a sua necessidade, como por exemplo, o arranhador.


Como podes acostumar o teu gato a usar um arranhador?

Se for o primeiro arranhador do teu gato é importante mostrar onde queremos que afie as suas unhas. Podemos colocar guloseimas ou brinquedos ao redor e chamar a atenção do gato para que suba na plataforma. Suavemente, podes apanhar as patinhas do gato e fazer o gesto de arranhar no mastro, para que o brinquedo fique marcado com o odor do animal. Outro recurso seria utilizar erva gateira ou catnip, já que a maioria dos gatos sentem atração pelo seu cheiro e terão um interesse imediato pelo seu novo arranhador, deixando o seu odor.

A maior parte dos felinos usam o arranhador para gatos por iniciativa própria, mas às vezes o gato não termina de adapta-se ao arranhador que temos em casa, e de certeza é porque simplesmente não sabe como utilizá-lo já que não está habituado a ele.

Outros conselhos para usar o arranhador

Apresentamos a seguir alguns conselhos que podem ser de ajuda para ensinar ao teu animal de estimação a usar o arranhador para gatos:

1. Dá o exemplo ao teu gato: arranha várias vezes por dia sobre o arranhador para gatos de forma que escute bem quando o fizeres e perceba onde foi feito. Isto ajudará a chamar a atenção do teu gato, inclusive podes brincar com ele até que acabe por arranhar o masto ele mesmo.

2. Procura o lugar perfeito para o arranhador: localiza o sítio favorito do teu gato para afiar as suas unhas ou o móvel que adora arranhar e coloca do lado o arranhador para gatos, desta forma a próxima vez que for arranhar este lugar, o seu odor ficará impregnado no arranhador. O teu animal de estimação usará o arranhador para gatos cada vez mais vezes já que reconhecerá o seu odor nele. Se o teu gato gosta de arranhar o sofá também podes aplicar este conselho utilizando algo mais específico como os arranhadores para sofá.

3. Premia o teu gato cada vez que utilizar o arranhador: outro conselho muito útil é premiar o teu amigo gatuno quando utilizar o arranhador para gatos, seja para afiar as suas unhas ou inclusive para brincar com ele. Este reforço positivo deve ser realizado exatamente nesse momento para que o gato o relacione com o uso do arranhador para gatos. Como prémio podes usar guloseimas, carícias ou qualquer outra coisa que o teu gato goste.


4. Utiliza produtos de ajuda como o Catnip: para os gatos mais céticos, o nosso melhor conselho é aplicar umas gotinhas de Catnip líquido no arranhador para gatos. Este produto contém essência de erva gateira que estimula os seus sentidos e os motiva a brincar.


5. Coloca o arranhador em um lugar tranquilo: este é o último conselho e um dos mais importantes. Ao arranhar, o teu gato também está a esticar os seus músculos e liberar o stress, por tanto é uma atividade que precisa paz e tranquilidade.

Se o teu gato continua sem prestar demasiada atenção, mesmo depois de teres colocado em prática estes conselhos, é possível que o arranhador para gatos que tenhas em casa não seja o apropriado para o teu animal de estimação. Deves ter em conta que há muitos tipos de arranhadores para gatos, segundo o tamanho, a qualidade, os materiais, e também podes encontrar modelos aptos para vários felinos.

Outra boa ideia é fabricar tu mesmo o arranhador para gatos, assim poderás fazer um arranhador para gatos específico às necessidades do teu animal de estimação. Depende dos materiais que utilizares terás um arranhador mais barato ou mais caro. Por exemplo, podes fazer um arranhador para gatos barato com cartão. Precisa 2 caixas de cartão que não utilizes; corta uma delas em tiras de uns 10 cm e empilha as tiras na outra caixa de forma que tenha muita pressão entre umas e outras.

Com uma corda de sisal também podes criar arranhadores para gatos caseiros muito divertidos. Deves enrolar a corda ao redor de uma superfície, quanto mais dura, melhor. Podemos desenhar o arranhador com a forma que prefiramos, pode ser retangular, cilíndrica ou inclusive uma torre. A corda deve estar o mais tensa possível e para que seja muito resistente aos arranhões do teu gato podes aplicar pegamento entre a estrutura e a corda, tentando não impregnar a corda com demasiado pegamento.


Qual é o arranhador favorito do teu gato?

« Anterior

Furões: A hora do banho.

Como cuidar do Spitz?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.