Arranhadores para gatos, qual escolher?

Arranhadores para gatos, qual escolher?

Os arranhadores para gatos são necessários por muitos motivos, neste artigo falaremos em detalhe do porquê dos arranhadores para gatos serem tão importante e as diferenças e tipos que podemos encontrar em função das necessidades dos gatos.

Os gatos são animais territoriais, e mesmo que sejam domesticados conservam o seu instinto felino que os leva a marcar o seu território, entre outras coisas; para isso usam três sinais básicos: a urina, esfregar-se contra os objetos ou contra nós mesmos e arranhar. Deste último é do qual queremos falar neste artigo.

Em liberdade o teu gato, para marcar o seu território de forma visual, arranharia as árvores ou superfícies verticais.   Por isso provavelmente mais de uma vez encontraste algum que outro móvel arranhado. Mas isso tem solução! Proporciona ao teu gato um arranhador ideal para ele e ensina-o a utilizar.

O arranhador também será um lugar perfeito onde afiar e renovar as unhas, um sítio no qual ele se sentirá seguro e poderá libertar o stress devido a alguma mudança no seu entorno para além de ser um campo de jogos e alongamentos.

Tão importante como escolher o arranhador é escolher onde colocá-lo em casa, já que mesmo se comprares o “melhor” dos arranhadores, mas o colocas em uma esquina da sala, provavelmente o teu gato não vai utilizá-lo. Deves ter em conta que se estiver escondido também está oculto o lugar que mostra a marcação visual que o teu gato realiza ao afiar as suas unhas. Por isso é importante que esteja em um lugar visível e se ainda podemos colocá-lo em um sítio alto, no qual ele possa vigiar o “seu território”, melhor ainda.

Tipos de arranhadores para gatos

Atualmente existe uma infinidade de modelos de arranhadores para gatos, de certeza algum deles adapta-se às necessidades do teu felino. A seguir mostramos-te alguns dos modelos que podes encontrar no mercado.

Os mais simples são os arranhadores de chão ou planos. Estes ocupam pouco espaço e são ideais para que ensinem aos mais pequenos a utilizá-los durante os primeiros meses em casa ou inclusive para viagens, já que são fáceis de transportar.

Os arranhadores verticais são também uma boa opção, podes encontrá-los cilíndricos, de esquina… ocupam relativamente pouco espaço e podem ser colocados em lugares de passagem ou do lado de algum móvel que queiras proteger.

Os arranhadores tipo árvore ou torre caracterizam-se pela sua altura e multiúsos, podem precisar um espaço extra em casa, mas cobrem a maioria das necessidades do teu felino. Proporcionam lugares de recreio e descanso, assim como altura, que quase todos os felinos procuram de forma inata, já que se sentem mais seguros e podem observar desde posições mais elevadas.

Resumidamente, no mercado temos uma grande quantidade de formas e tamanhos de arranhadores, agora tens que avaliar as tuas necessidades em função da idade do teu gato, o número de gatos em casa, o espaço … e escolher aquele que melhor se adequa. E por último, não te esqueças de que deves ensinar ao teu gato a utilizar o arranhador. Uma pequena dica é ajudar-se com a aplicação de catnip ou erva gateira.

E tu, que arranhador escolheste para o teu gato?

Deixe um comentário