Saiba como escolher o melhor arranhador para o seu gato

Os arranhadores para gatos são necessários por muitas razões. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre o motivo pelo qual um arranhador para gatos é tão importante e as diferenças e tipos de arranhadores que podem ser encontrados em função das necessidades dos gatos.

Os gatos são animais territoriais e, embora domesticados, mantêm o seu instinto felino de marcar o seu território, entre outras coisas, utilizando três sinais básicos de marcação:

  1. Com urina,
  2. com fricção contra objetos ou contra nós próprios,
  3. e arranhando.

É sobre este último que queremos falar neste artigo.

Porque é que os gatos arranham?

Na natureza, o seu gato faria este tipo de marcação visual em árvores ou superfícies verticais. É por isso que provavelmente já se deparou com uma peça de mobiliário riscada mais do que uma vez.

Mas há uma solução! Dê ao seu gato um arranhador ideal e ensine-o a utilizá-lo.

Além disso, o arranhador proporcionará um local para ele afiar e renovar as unhas, um local onde se pode sentir seguro e libertar o stress devido a uma mudança no seu ambiente, e uma área de recreio e de alongamento.

Se comprar o “melhor” arranhador e o esconder num canto da sala de estar, o seu gato provavelmente não o utilizará.

Tenha em conta que, ao escondê-lo, está também a esconder o local de marcação visual que o seu gato utiliza para afiar as unhas, pelo que é importante deixá-lo num local visível e, se também lhe pudermos proporcionar um local elevado a partir do qual possa vigiar o “seu território”, tanto melhor.

Que tamanho de arranhador escolher?

O tamanho dependerá do espaço de que dispõe em casa. Pode colocar dois de tamanho médio em locais diferentes, ou centralizar a área de jogo com uma árvore, consoante o número de gatos e o espaço disponível.

Tipos de arranhadores para gatos

Atualmente, existe uma infinidade de modelos de arranhadores para gatos no mercado, e haverá certamente um que se adapte às necessidades do seu felino. Mas podemos classificá-los em três grandes grupos:

  • Tábuas ou planos,
  • verticais ou postes,
  • e árvore.

Quando utilizar tábuas de arranhar para o seu gato

Os mais simples que pode encontrar são os arranhadores de chão ou planos. Estes ocupam pouco espaço e são ideais para ensinar os mais pequenos a utilizá-los durante os primeiros meses em casa ou mesmo para viajar, pois são fáceis de transportar. Se o seu gato for mais velho, pode ter dificuldade em manter-se de pé sobre as duas patas e preferir um arranhador plano.

Onde colocar arranhadores verticais ou postes para gatos

Os arranhadores verticais são uma boa opção, pois ocupam pouco espaço e podem ser colocados num canto para dar utilidade ao espaço da casa. São também uma excelente opção para evitar que sejam atraídos para outros móveis, colocando-os ao lado destes.

Quando utilizar os arranhadores tipo árvore para gatos

Os arranhadores tipo árvore ou torre caracterizam-se pela sua altura e pela sua natureza polivalente. Podem exigir espaço extra na casa, mas cobrem a maior parte das necessidades do seu felino. Proporcionam locais de brincadeira e de repouso, bem como altura, algo que quase todos os felinos procuram de forma inata, uma vez que se sentem mais seguros e podem observar a partir de posições mais elevadas. Um bom arranhador tipo árvore pode ser a solução para centralizar a área de brincadeira de um ou mais gatos.

Em suma, existem muitas formas e tamanhos de arranhadores no mercado, agora só tem de avaliar as suas necessidades em função da idade do seu gato, do número de gatos em casa, do espaço… e encontrar o que melhor se adapta ao seu gato. Por fim, não se esqueça de ensinar o seu gato a utilizar o arranhador. Um pequeno truque é ajudar com a aplicação de catnip ou erva-gateira.

Conselhos para ensinar o meu gato a usar o arranhador

E como bónus extra, aqui está outro infográfico para o ajudar a ensinar o seu gato a usar o arranhador.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Dieta Barf para gatos, o que é e quais são os seus benefícios?

Descubra as etapas da vida de um cão-guia

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.