Como escolher o tipo de areia adequada para o seu gato

Ensinar onde o gato deve fazer as suas necessidade não costuma ser um grande problema, praticamente poderíamos dizer que vêm “programados de origem” para utilizar o seu WC, já que desde novinhos a procuram de maneira instintiva. Mas devemos contar com os produtos adequados e utilizá-los de forma correta. Os gatos costumam ser animais muito exigentes e com gostos díspares, temos de conhecer bem o nosso felino e encontrar aqueles acessórios que são mais confortáveis para ele. Se a bandeja sanitária não for suficientemente grande, ou estiver situada num lugar inadequado, ou se o tipo de areia for desconfortável por algum motivo, pode fazer com que o gato faça as suas necessidades noutro lugar. De igual modo, uma correta higiene da caixa de areia é imprescindível, já que se o animal percebe que a areia está demasiado suja e/ou solta muito odor, procurará outros sítios onde fazer a suas necessidades.

Variedades de Areias para Gatos mais recomendadas

Escolher o tipo de areia apropriada para o nosso gato é importante para que se sinta confortável ao fazer as suas necessidades e não rejeite a sua caixa de areia. Enquanto que alguns gatos gostam das areias de grão muito fino, mais suaves para a almofada plantar das suas patas; outros não toleram bem as areias perfumadas e preferem-nas sem odor. No mercado há inúmeras variedades e marcas de areias, portando não será difícil encontrar uma opção conveniente, tanto para o gato como para nós.

Os tipos de areias mais comuns são os seguintes:

  • Areias de sepiolita: é a areia mais económica e fácil de encontrar. Foi uma das primeiras a ser comercializada, composta por um mineral natural chamado sepiolita que tem capacidade absorvente devido à sua porosidade. A sua duração é muito limitada, costuma soltar bastante pó e em comparação com outros materiais não absorve demasiado bem os odores.
  • Areias aglomerantes: composta por um tipo de argila aglomerante, chamada bentonite. A sua principal vantagem é que tanto os resíduos sólidos como os líquidos se compactam em pequenos conglomerados muito fáceis de retirar com a pá, ficando o restante da areia completamente limpa, o que prolonga a sua duração.
  • Areias de sílica: trata-se de uma areia sintética composta de silicato de sódio. É altamente absorvente, praticamente quase não gera pó e as de boa qualidade duram até 30 dias (com um único gato). As fezes são muito fáceis de retirar, e absorve bem os odores. Costuma ser de cor branca e fica amarela com o uso, o que faz com que seja mais fácil de detetar quando deve ser trocada por completo. O seu principal inconveniente é que alguns gatos não aceitam bem este tipo de areia devido à sua origem sintética e ao maior tamanho dos grãos, comparada com outros tipos de materiais.
  • Areias ecológicas de fibras de madeira: compostas à base de serrim de pinheiro ou outras fibras vegetais. Absorvem muito bem os odores e, assim como acontece com a bentonite, é aglomerante, permitindo retirar confortavelmente tanto as fezes como as urinas. É biodegradável e os resíduos podem ser deitados diretamente na sanita. Como inconveniente, ao serem grãos muito ligeiros, costumam ficar alguns aderidos nas patinhas e na pelagem dos gatos, e consequentemente ficam espalhados ao redor da caixa de areia.

Alguns exemplos de areias para gatos que pode encontrar em Tiendanimal:

Areia de bentonite aglomerante para gatos TK-Pet

Feita à base de bentonite, um material de origem natural. Tem uma alta capacidade absorvente, as deposições sólidas e líquidas formam pequenos conglomerados que podem ser retirados facilmente com a pá, ficando o restante da areia completamente limpa e seca. Absorve os odores favorecendo a higiene da nossa casa.

Trata-se de uma areia de excelente qualidade, livre de pó, o que faz com que o ambiente se mantenha mais limpo e sem causar problemas respiratórios no nosso gato quando este enterrar as suas fezes. Os grãos são muito finos e têm um toque muito suave, o que costuma ser de grande agrado para os gatos. Não magoa as suas patinhas e é fácil de pisar.

Deve ser depositada no tabuleiro uma camada de aproximadamente 7 cm de altura. As aglomerações devem ser retiradas diariamente, e renovar a areia por completo quando for necessário. Está disponível em sacos de 10 kg, com um aroma natural (sem perfume) ou com aroma pó-de-talco.

Areias para gatos de Sílica TK-Pet

Esta areia respeita o meio ambiente, já que a sílica é um mineral não tóxico e biodegradável em grande parte. É altamente absorvente e evita a formação da humidade no substrato, prolongando ao máximo a sua duração.

Não solta pó, portanto não produz manchas nem pegadas no chão, mantendo a zona da caixa de areia muito limpa e fazendo com que seja mais confortável o seu uso da nossa parte no momento de a colocar na bandeja, já que não será desconfortável para os olhos; além do mais cuidamos das vias respiratórias do nosso felino prevenindo possíveis irritações. Também conta com ação antibacteriana, para proteger o nosso gato das possíveis infeções que podem estar associadas às areias tradicionais.

Neutraliza por completo os maus odores, algo importante, tanto para nós como para os nossos felinos, já que gostam de ter a sua caixa de areia limpa na hora de utilizá-la. A sua formulação especial faz com que seja muito mais ligeira que as opções tradicionais, os cristais não são demasiado grandes e estão compostos por um material muito suave que não magoa a almofada plantar, e não fica grudado nas patas nem na pelagem.

É necessário aplicar uma camada de areia de entre 3 e 4 cm de espessura. Esta areia limpa-se muito facilmente, os resíduos sólidos devem ser retirados uma vez por dia. A sílica é um material de longa duração, a sua composição está especialmente formulada para que, em casas com um único gato, cada saco de 3,8 litros dure até 30 dias; isto é, apenas devemos renovar por completo a areia uma vez por mês (não deitar os restos na sanita, já que podem entupir os canos). É muito fácil de perceber quando a areia deve ser retirada pois muda a sua cor original, branca, para um tom mais amarelo.

O seu formato também é mais prático, já que o saco conta com uma alça para poder inclinar confortavelmente sobre a bandeja sanitária uma vez aberta, facilitando assim a tarefa de encher a caixa de areia.

Areia diagnosticadora de doenças urinárias Sereno Cristal

Trata-se de uma areia de sílica cujos grãos estão pulverizados com um líquido especial que reage com a urina do gato, mudando a cor. É muito prática para comprovar a sua saúde de forma simples, apenas deve verificar a cor da areia depois de o animal ter urinado e rapidamente poderá ver se o animal é suscetível de padecer de algum problema urinário.

Gama de cores e significado:

  • Laranja e amarelo: pH ácido (menos de 6), corresponde com os valores normais do pH felino.
  • Verde: pH neutro (entre 6-7.6).
  • Azul: pH alcalino (mais de 7.6), risco de formação de cristais de estruvita.
  • Vermelho: presença de sangue na urina (hematúria).
  • Castanho: presença de sais biliares (bilirrubinuria).

Esta areia é um produto muito inovador e altamente eficaz, mas é muito importante lembrar que não deve ser usado como método diagnóstico, já que simplesmente age para indicar o pH da urina do gato. Se aparece alguma cor anormal, deve consultar o veterinário para que realize os testes pertinentes e possa pautar o tratamento adequado, caso seja necessário.

As doenças urinárias são um dos problemas de saúde mais frequentes nos gatos, principalmente a formação de cálculos de estrutiva, que se formam com um pH alcalino; quando o pH é demasiado ácido, podem produzir-se urólitos de oxalato de cálcio, mas costumam ser menos frequentes. Os machos esterilizados são mais propensos do que os demais animais. Está demonstrado que uma alimentação de qualidade e adequada às caraterísticas e a idade do gato, é primordial para prevenir as urolitíase.

A areia diagnosticadora de Sereno Cristal deve ser utilizada como uma areia de sílica convencional e tem a suas mesmas vantagens, já que os cristais de sílica neutralizam os maus odores e a humidade. É muito higiénica e tem um grande rendimento, cada saqueta de 3.95 l tem uma duração de até um mês para um gato, além do mais a embalagem inclui uma alça para facilitar o manuseio e conta com um sistema de abertura fácil.

Alguns conselhos para prolongar a vida útil da areia

Como já comentamos anteriormente, é muito importante manter uma adequada limpeza da caixa de areia, as deposições sólidas devem ser retiradas diariamente, no caso das areias do tipo aglomerante também os líquidos convertidos em conglomerados, com cuidado para que não se desfaçam ao apanhá-los com a pá.

Em casas grandes, ou se temos mais do que um gato, é aconselhável pôr várias caixas de areia à sua disposição em diferentes lugares, para que sempre tenham alguma acessível.

Há produtos desodorizantes para tabuleiro sanitário, que ajudam a neutralizar os fortes odores da urina dos gatos. São inofensivos para o animal e muito fáceis de aplicar, costumam ser um pó do qual se deve misturar uma pequena quantidade com a areia para manter a tabuleiro sanitário livre de odores desagradáveis. Alguns gatos podem não gostar deste tipo de produtos já que costumam conter algum perfume.

Os gatos são animais muito limpos, devemos escolher produtos de qualidade que garantam a máxima higiene do seu local higienico para que se sintam à vontade e não decidam procurar outra opção onde fazer as suas necessidades.

Já experimentou outras areias? Qual é a preferida do seu gato?

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O meu cão vomita no carro, como evitá-lo?

Como cuidar de um gatinho recém-nascido órfão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.