O que é necessário para ter um gato pela primeira vez? 9 coisas indispensáveis

,

Se vai ter um gato pela primeira vez, deve estar a pensar no que é importante para lhe dar um lar cheio de conforto e amor!

Na Tiendanimal, sabemos como é importante criar um espaço onde o seu gato se sinta seguro e feliz. É por isso que neste artigo lhe damos uma lista das coisas básicas que precisa para começar esta aventura emocionante e garantir o bem-estar do seu novo amigo felino. Tome nota! 🐱✨

Recomendamos também que conheça o calendário de vacinação dos gatos. Desta forma, quando o seu novo amigo de quatro patas chegar a casa, estará bem preparado para lhe dar os cuidados que ele merece.

Dieta adaptada às suas necessidades

Uma das primeiras coisas que deve ter pronta quando adquire um gato é a sua comida. Uma alimentação equilibrada é importante para a saúde e o bem-estar do gato. Escolha uma ração de qualidade, adaptada às necessidades nutricionais e à fase de vida do seu gato. Complemente a dieta do seu gato com comida húmida, que não só proporciona variedade e sabor, mas também ajuda a manter o seu gato hidratado.

Um lugar de descanso

Cada rei ou rainha gato merece um trono confortável. Desde almofadas macias a camas reais, encontrará no mercado uma variedade de camas para gatos que farão com que o seu gato se sinta um verdadeiro monarca.

Certifique-se de que escolhe uma cama espaçosa onde o gatinho se possa esticar e coloque-a num canto quente e tranquilo da casa; certifique-se também de que o gatinho pode “olhar” para várias divisões a partir daí. O gatinho gosta muito disto e dá-lhe uma sensação de segurança. Não se esqueça que o gatinho pode escolher um local diferente e terá de fazer as alterações necessárias.

Veja o nosso próximo artigo sobre os tipos de camas e como escolher a melhor cama para o seu gato.

A caixa de areia

Outra coisa de que um gato precisa e que deve ter antes de o trazer para sua casa é uma caixa de areia. Os gatinhos podem usar a caixa de areia assim que a veem pela primeira vez e geralmente não é necessário treiná-los.

¡Certifique-se de que a prepara com material absorvente e a limpa diariamente para manter o seu gato feliz e satisfeito. Leia o nosso artigo sobre os diferentes tipos de areia para gatos e como escolher a melhor.

Se necessário, mude a areia da caixa e lave-a bem com um desinfetante (ou água a ferver) que não tenha um odor desagradável, pois isso também pode afugentá-los. Lembre-se, um rei ou uma rainha merecem um trono imaculado!

Se a sua casa for muito grande, deve distribuir vários tabuleiros para que tenha sempre acesso a um.

Uma transportadora

Mesmo que não a utilize todos os dias, uma boa transportadora é essencial. Quer o leve ao veterinário, quer vá de férias com ele, quer o deixe noutro local se tiver de viajar – ele deve sentir-se seguro e confortável. Além disso, não pode fugir se se assustar com o barulho ou com outro animal.

Escolha uma transportadora que seja confortável e de tamanho adequado. Certifique-se de que está bem presa, não tem entalhes onde o gato se possa magoar e é fácil de lavar, uma vez que muitos gatos urinam em situações de stress.

Comedouros e bebedouros

Provavelmente já planeou duas tigelas para água e comida. Mais uma vez, existem muitas variações e deve certificar-se de que são laváveis, de tamanho adequado e, de preferência, não sejam de vidro, para que o gatinho não se magoe se se partir. Pode escolher entre uma variedade de modelos, mas se precisar de ajuda, pode visitar os seguintes artigos:

Escova para o pelo

É importante ter uma boa escova, especialmente se tiver um gato de pelo comprido. É uma boa ideia habituá-lo a escovar desde cedo. Os gatos de pelo curto não se emaranham, mas ainda assim beneficiam de uma boa escovagem de vez em quando para remover os pêlos mortos, especialmente durante a época de muda.

Brinquedos para gatos

Os gatos gostam de brincar. Por isso, não se esqueça de lhes oferecer brinquedos que estimulem a sua curiosidade e o seu entusiasmo. Desde bolas, peluches e brinquedos inteligente s e bastões que convidam à caça, há algo para todos os gostos felinos!


Arranhador

Para manter as suas garras afiadas, deve fornecer ao seu gato um arranhador. Coloque o arranhador em locais estratégicos onde o seu gato goste de o utilizar. Desta forma, protege os seus móveis e oferece ao seu companheiro peludo uma forma saudável e adequada de exercitar as suas garras.

Descubra como escolher o melhor arranhador para o seu gato no nosso artigo, não perca!

Produtos antiparasitários

Se tiver um antiparasitário preparado desde o início, o seu gato estará protegido desde o primeiro dia no seu novo ambiente. Estes produtos desempenham um papel importante na prevenção e proteção contra pulgas, carraças e outros parasitas externos que podem afetar a saúde do seu gato.

Coleiras antiparasitárias, pipetas, sprays – pergunte ao seu veterinário qual o melhor método para o seu gato em particular.

Se o seu gato ainda for jovem, deve definitivamente desparasitá-lo o mais rapidamente possível, uma vez que os gatinhos são muito mais suscetíveis do que os gatos adultos. Pode encontrar mais informações no nosso guia para desparasitar gatinhos.

Em suma, estas são as coisas básicas que precisa de saber antes de o seu gato chegar à sua nova casa.

Naturalmente, cada gato é único e podem surgir necessidades adicionais consoante a sua personalidade. Por exemplo, se o seu gato gosta de estar no exterior, pode querer considerar um arnês para passeios seguros. O mais importante é conhecer e compreender o seu gato, de modo a proporcionar-lhe o ambiente perfeito para satisfazer as suas preferências e necessidades individuais.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem ser do seu interesse:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Alimentos proibidos para porquinhos-da-índia

O que é que eu preciso para o meu primeiro cão? Lista de coisas básicas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.