Como educar um gatinho desde o primeiro dia

,

Acabou de adotar um novo membro da família e está a pensar como educar um gatinho?

Ao contrário dos cães, treinar um gato é muito complicado. De facto, a própria natureza de alguns deles nem sempre o permite. No entanto, com paciência e perseverança, podemos fazer com que eles aprendam certas regras de comportamento que podem tornar o nosso dia a dia muito mais suportável.

Por exemplo, os gatos podem aprender a reconhecer o seu nome ou a vir ter consigo quando o chama, especialmente se este estiver associado a experiências agradáveis, como carícias, comida ou brincadeiras. E, obviamente, quanto mais cedo começar, maiores serão as hipóteses de sucesso.

Quer saber como educar um gatinho? Neste artigo, explicamos como fazê-lo em todas as fases da sua vida até aos 6 meses de idade e como ensinar-lhe certos comportamentos essenciais para que se adapte à vida na sua nova família humana.

Como criar um gatinho por fases de idade?

Os gatos bebé aprendem de duas formas diferentes. Primeiro, começam por imitar as ações da mãe e, com o tempo, também aprendem lições através da experiência e do reforço positivo. É muito importante começar a treiná-los desde cedo para que aprendam as regras da casa e como se comportar com outras pessoas e animais.

Além disso, é bom incluir sessões de treino durante as brincadeiras para aproveitar toda a energia extra que ele tem, para que se sinta ativo, saudável e feliz. Mas também melhorará a sua agilidade e mantê-lo-á mentalmente estimulado.

Como educar um gatinho de 1 mês

Se tiver adotado um gatinho de um mês, é importante que compre leite em pó, pois será a base da alimentação do gatinho a partir de agora. Durante as primeiras quatro semanas, o gato tem um padrão de movimentos limitado, mas é importante que a socialização comece o mais cedo possível para que aprenda a interagir com outras pessoas e animais.

É preciso ter em conta que uma má socialização pode levar a comportamentos indesejáveis, como o medo ou a agressividade. Por isso, é importante ajudá-los a adaptarem-se ao seu novo ambiente e mostrar-lhes tudo o que os rodeia para garantir experiências positivas.

Como educar um gatinho de 2 meses

Agora que já passou um mês, deve estar a perguntar-se como educar um gatinho de dois meses. Passado o período de adaptação, é altura de iniciar as rotinas básicas. Para além de lhe dar muito afeto, é essencial proporcionar-lhe estímulos físicos e mentais através de jogos que ele possa partilhar connosco e divertir-se sozinho. Por exemplo, estruturas para gatos, túneis, brinquedos inteligentes, etc.

Além disso, é aconselhável começar a treiná-lo. A melhor metodologia para o fazer é o reforço positivo, através de recompensas que incentivem o comportamento adequado. Por exemplo, quando ele faz as necessidades na caixa de areia ou obedece às suas ordens.

Como educar um gatinho de 3 meses

Antes dos 3 meses de idade, os gatos passam a maior parte do tempo a dormir. A partir dessa altura, tornam-se mais ativos. Gostam de brincar, de explorar e de praticar as suas capacidades de caça. A brincadeira continua a ser uma parte fundamental da sua educação, mas também é importante continuar a incorporar rotinas e hábitos. Esta é uma boa altura para lhes ensinar onde não devem trepar ou o que não devem arranhar ou morder.

As guloseimas educativas para gatos são fundamentais. Tenha em conta que os castigos e os gritos não só são inúteis, como podem ser contraproducentes, pois ele acabará por relacionar o castigo consigo. Além disso, mesmo que o castigue, ele continuará a fazer o que quiser quando não estiver presente. Por outro lado, se ele souber que há uma recompensa, obedecerá quando lhe dissermos para fazer alguma coisa.

Como ensinar certos comportamentos a um gato

Para treinar um gato com sucesso, não tenha pressa em fazer com que ele aprenda muitas coisas ao mesmo tempo. É preferível ir devagar e recompensá-lo sempre que ele fizer algo corretamente. Por exemplo, dando-lhe a sua comida preferida ou um petisco de que ele goste. Idealmente, estes devem ser saudáveis e incluir vitaminas, proteínas e ácidos gordos Ómega 6. Quando o novo comportamento estiver consolidado, só deve compensá-lo de vez em quando.

Também é aconselhável reforçar o comando que quer que ele faça, dizendo-o com palavras carinhosas. É também uma boa ideia dizer o nome dele antes de lhe pedir para fazer alguma coisa.

Se notar que ele não responde ao seu comando, pode ser porque está a tentar ir demasiado depressa e o seu gatinho não está a compreender bem o que quer que ele faça. Nestes casos, volte ao início, sem o sobrecarregar, até conseguir que ele faça o que pretende. Não se esqueça de que os felinos são muito inteligentes, por isso ele acabará por compreender.

Como educar um gato bebé para ser carinhoso

É essencial que dê tempo ao seu gatinho para se adaptar à sua nova casa e não o force a ficar num só lugar. Deixe-o explorar. Além disso, deixe-o habituar-se ao seu cheiro e fale sempre com ele num tom de voz agradável. Chame-o pelo nome e passe algum tempo com ele. Não se esqueça que os gatos retribuem sempre o afeto que recebem. Se brincar com ele, o alimentar e o deixar dormir perto de si, ele acabará por se comportar de forma afetuosa para consigo.

Como ensinar um gatinho a usar a caixa de areia

Se o seu gatinho não sabe utilizar a caixa de areia, tem de o ensinar. É importante fazê-lo antes que ele adquira maus hábitos. Isto poupar-lhe-á a si e ao seu gatinho muito stress. O ideal é colocar o tabuleiro num canto onde ele se sinta confortável e separado dos outros animais, se existirem. É importante que o tabuleiro esteja limpo, tenha bastante espaço, seja silencioso e que o gatinho não seja incomodado enquanto faz as suas necessidades, para evitar que ele associe o local a experiências negativas.

Como ensinar um gatinho a não morder

Os gatos são animais predadores e arranhar e morder faz parte da sua natureza. Podem fazê-lo devido a um contacto indesejado ou a um excesso de excitação durante a brincadeira. Para evitar que o gato faça isto, tente sempre mantê-lo num ambiente seguro e certifique-se de que ele se adapta gradualmente à sua nova casa. Além disso, ignore-o quando ele estiver demasiado excitado e faça um som exagerado quando ele o morder para estabelecer limites.

Se quiser saber mais sobre os cuidados a ter com o seu gatinho, leia os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Descubra quais são os melhores brinquedos para cães

Razões para viver com um gato em casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.