Como viajar com o cão no carro? Tudo o que deve saber

,

Está a planear uma viagem com o cão no carro? A solução para que tudo deslize sobre rodas é garantir o conforto e a segurança do seu animal de estimação em todos os momentos.

Como levar o cão no carro com segurança

  • Arneses. Os arneses são perfeitos para cães pequenos ou médios que possam ir nos bancos traseiros. Com efeito, devem ter um sistema de duas âncoras e um sistema de fixação curta ao cinto de segurança para evitar que o seu animal de estimação bata contra o assento ou seja atirado em caso de acidente.
  • Transportador. Os cães de pequeno ou médio porte também podem viajar no carro dentro de um transportador localizado no chão entre os assentos. Saiba que se o transportador não se encaixar neste espaço, pode colocá-lo no porta-malas do veículo numa posição transversal em relação à direção da viagem.
  • Grade divisória. Para o caso de cães maiores, geralmente é recomendável usar uma grade protetora entre o porta-malas e os bancos para que eles não possam aceder à cabine do carro. Na verdade, é importante proteger o seu animal de estimação usando um cinto de segurança de âncora curto que atenue os efeitos de um possível impacto ou travagem súbita.

Que documentos necessita para viajar com um cão no carro?

  • Boletim sanitário atualizado.
  • Certificado de boa saúde, que pode solicitar ao seu veterinário.
  • Microchip aprovado.
  • Se vai viajar para fora de Portugal, também vai precisar de um passaporte.
  • Se for uma raça de cão potencialmente perigoso, também deve levar seguro de responsabilidade civil e licença.

Os preparativos para viajar com o cão no carro

Na realidade, os preparativos para viajar com o cão no carro começam muito antes de se pôr ao volante.

Se for um trajeto longo e o seu animal de estimação não estiver habituado a viajar, deve primeiro adaptá-lo ao carro. Nesse sentido, brinque quando entrar e sair do veículo escondendo o seu brinquedo preferido dentro do carro para que o procure. Uma vez que esteja habituado, leve-o a dar um pequeno passeio para que possa ganhar confiança. Desta forma, vai perder o medo do carro.

No entanto, há cães que tendem a ficar nervosos ou tontos ao viajar. Se este for o caso com o seu animal de estimação, é uma boa ideia pedir conselhos ao veterinário. É provável que este profissional lhe diga para não o alimentar pelo menos duas horas antes da viagem.

Em movimento, a aventura começa

Saiba que quando está ao volante, é importante parar e descansar a cada duas horas. Aproveite esse momento para o seu animal de estimação beber, dar um pequeno passeio ou fazer as suas necessidades. Não se esqueça de ventilar o veículo, especialmente se estiver a viajar no verão, mas certifique-se de que o seu animal de estimação não ponha a cabeça fora da janela, pois pode ser prejudicial para os seus olhos e ouvidos.

No momento em que estiver pronto para a viagem, deve preparar um recipiente com água e comida para acompanhar o seu cão. Também pode levar o seu brinquedo favorito, pois isso geralmente é uma fonte de tranquilidade para o seu animal de estimação, bem como algumas guloseimas para dar no final da viagem como recompensa.

Além disso, se o seu cão viaja nos bancos de trás do carro, pode protegê-los com uma manta para os bancos, por isso, se numa pausa fica cheio de lama ou molhado, não terá que se preocupar com a sujidade ou cheiro no seu carro. Sabemos que viajar com um cão no carro não é fácil, especialmente nas primeiras vezes, mas à medida que ambos se habituarem tudo será mais fácil. Viver novas experiências com o seu companheiro de aventuras fará a viagem valer a pena.


« Anterior

Como começar a cuidar de um coelho anão

O que mais deveria saber sobre os galgos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.