O que tenho de guardar na mala para ir de férias com o meu cão

,

Falta pouco para as tão esperadas férias e há que começar a pensar nos preparativos. Muitos peludinhos são afortunados de poder ir de férias com os seus donos a diversos lugares e desfrutar eles também de um merecido descanso.

Já que há muitas coisas nas que pensar, vamos ajudar-te com esta lista de elementos que não deves esquecer:

Ração para o cão

É conveniente levar sempre um saco da ração que o teu animal de estimação come habitualmente; se é possível, um que chegue para todas as férias. Se não tens ou não queres carregar tanto o carro, pelo menos leva para alguns dias ou compra um saco novo de menor peso com antecipação. Tem em conta que em alguns lugares podes ter dificuldades para conseguir o alimento do teu cão.

Coleira e trela

Deves levar um conjunto de coleira e trela suficientemente fortes para segurar o cão com total segurança. Embora ele esteja habituado a passear sem trela e nunca fuja, recorda que vai ficar num lugar que não conhece e poderia perder-se. Uma trela pode ajudar também a controlá-lo, se há outros cães soltos ou qualquer perigo próximo.

Identificação

Se o cão tem chip, não é preciso mais nada, mas se não é assim, é conveniente colocar-lhe um ou uma placa de identificação que permita a localização do nosso cão mais facilmente a qualquer pessoa que o encontrar.

Medicamentos

É desnecessário dizer que se o teu cão precisar de algum tipo de medicação, deverás levá-la contigo durante as férias.

Prevenção contra doenças transmitidas por mosquitos

Se vamos visitar lugares que estão perto de algum rio ou lago, onde podem proliferar os mosquitos, é recomendável consultar com o veterinário, já que será necessário prevenir o teu cão contra dirofilariose ou leishmaniose durante as férias. Isto depende de se o lugar é endémico para estas doenças. Leva também os últimos certificados de vacinação, caso tenhas de precisar deles.

Brinquedos, manta, comedouro…

Se o cão gosta muito das suas coisas, recorda levar a sua manta favorita e o seu comedouro/bebedouro. Se tem um brinquedo favorito, podes levá-lo também, mas as férias são um excelente momento para experimentos com brinquedos novos. Sobretudo procura os interativos que te permitem brincar com o teu cão, como bola, frisbee, lançador de bolas, boomerang, todo o tipo de brinquedos para lançar, etc. Estes brinquedos são a desculpa perfeita para que o teu cão faça exercício e se divirta contigo.

Acessórios para caminhadas

Se gostas de sair com o teu amigo à montanha, há uma série de acessórios que podem ser úteis; por exemplo bebedouros portáteis, coletes refletores, mochila para cães, etc.

Se viajares bem equipado com o teu animal de estimação, vais evitar surpresas desagradáveis durante a viagem e desfrutarás mais se fores acompanhado de toda a tua família.

« Anterior

O que fazer se o meu gato se perder? – Parte II

O que preciso para cuidar do meu furão bebé? Parte I

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.