Desfrute das férias a viajar com o seu cão no carro

,

Em muitos casos, viajar e passar férias com um cão requer apenas conhecimentos sobre como levar o cão no carro e alguns preparativos extra para o equipar; isto, claro, se for para um local onde lhe seja permitido levar animais. Partilhar este tempo livre com o seu “irmão” canino é muitas vezes uma experiência muito gratificante para as crianças.

Para viajar com o seu cão no carro, o seu animal de estimação deve satisfazer certas condições para que possa desfrutar da viagem. Há muitos cães que vomitam quando entram no carro, porque não estão habituados a ele. Em resumo, podemos aconselhá-lo a fazê-lo:

  • Comece por apresentar-lhe o carro. Passe tempo no carro com brinquedos e guloseimas com o motor desligado.
  • Faça uma pequena volta durante alguns minutos e vá progredindo. Primeiro 5 minutos, depois 10, e assim por diante.
  • Depois leve-o a destinos que ele gosta: parques, praias, montanhas que não sejam longe longe.
  • Da mesma forma, aumente a distância e o tempo até que consiga fazer viagens mais longas.

Equipamento para uma viagem com o seu cão

Se o seu cão gosta de passear no carro ou se conseguiu resolver os problemas de tolerância à estrada, precisa agora de pensar no equipamento para a viagem e em como levar o cão no carro.

Alimentador e bebedouro portátil

Existem diferentes modelos de  comedouros/bebedouros dobráveis ou garrafas com bebedouro incluído que são muito práticos para transportar água em viagens longas.

Brinquedos preferidos

Leve consigo um brinquedo favorito para a estrada, para que ele se entretenha e fique quieto.

A sua comida habitual

Assegure-se de levar consigo a sua ração habitual, pois não quer descobrir que não a leva para onde vai de férias. Lembre-se que alguns cães são muito sensíveis às mudanças alimentares e podem acabar por ter diarreia.

Proteja o seu carro

Se é o tipo de pessoa que tem cuidados extra com o seu carro, existem capas de carro que o mantêm livre de pelos, sujidade e areia.

Documentação

É claro, não se esqueça dos certificados de vacinação e outra documentação.

Como levar o cão no carro para uma viagem?

O último ponto importante é a segurança. Ao viajar com um cão dentro de um carro, ele tem de ser amarrado, pois em caso de acidente o seu corpo pode ser atirado e tornar-se num projétil, colocando tanto a sua segurança como a de todos os passageiros em risco. Existem diferentes formas de segurança em viagem:

Transportadoras para automóveis

Se o cão estiver habituado a este tipo de confinamento, esta é uma boa maneira de viajar, pois o cão sentir-se-á contido e será capaz de se movimentar e relaxar à vontade. Não se esqueça de prender ou amarrar a transportadora, pois esta também pode mover-se e ferir o cão ou os ocupantes do carro. Coloque cobertores, brinquedos ou qualquer outra coisa que faça o seu cão sentir-se à vontade no seu interior.

Peitoral ou trela que pode ser fixada ao cinto de segurança do automóvel

Esta é a forma mais comum e mais rápida de viajar com um cão num carro. É um tipo de dispositivo que permite ao seu animal de estimação sentar-se ou deitar-se e viajar mais confortavelmente. Pode simplesmente prender o cinto de segurança ao seu peitoral habitual ou comprar um peitoral almofadado especial para carros. Se o arnês tiver fivelas de metal, tanto melhor, pois as de plástico podem partir-se durante uma colisão a alta velocidade.

Barreiras para automóveis

Se tiver um carro familiar, viajar com um cão no carro é muito mais fácil. Existem redes de nylon ou de metal que podem ser instaladas atrás do banco de trás. Este método permite ao cão deslocar-se livremente ao longo da bagageira, mas em caso de acidente pode bater nas paredes laterais ou ser deixado solto na estrada se a janela traseira estiver partida.

Deve também prestar atenção à forma como a rede é fixada ao veículo, como se não estivesse fixada com segurança, pode soltar-se num acidente e permitir que o cão caia sobre os passageiros no banco de trás.

Seja qual for o método escolhido, habitue o seu cão a utilizá-lo antes de partir numa longa viagem para evitar decepções ou mudanças de planos ao longo do caminho.

Outras dicas para viajar de carro com um cão

Uma vez na estrada, há ainda algumas dicas importantes que não deve esquecer.

  • Os cães adoram viajar com a cabeça fora da janela, mas podem muitas vezes resultar em lesões oculares causadas por detritos aéreos. Viajar a alta velocidade, estes tornam-se mini-projetos que têm impacto nas córneas do seu amigo.
  • É altamente aconselhável colocar uma medalha na sua coleira com um número de telefone, para que possa ser facilmente encontrado no caso de o seu cão se perder.
  • Finalmente, o mais importante, nunca, nunca, nunca, nunca deixe o seu cão no carro se vai estar fora durante algum tempo. Um veículo fechado durante o verão pode rapidamente atingir temperaturas superiores a 50 °C e tornar-se numa armadilha mortal. Um cão trancado nestas condições certamente sofrerá um golpe de calor que resultará em choque, colapso e morte.

Bem, agora que sabe como viajar com um cão num carro, só tem de desfrutar das suas férias e ver o seu animal de estimação a divertir-se a correr através das ondas ou a explorar novos lugares.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como mudar corretamente a ração dos cães?

Obesidade em cães: o que fazer em relação a isso?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.