Raças de cães

Mastim Tibetano: Conselhos, cuidados e características

Calmo, independente, guardião e muito, muito grande. O Mastim Tibetano é uma das raças mais antigas e maiores que existem. Descobre mais curiosidades e cuidados sobre esta raça e apaixona-te por estes adoráveis gigantes.

Leonberger: Dicas, cuidados e características

Um dos maiores cães do mundo, os Leonbergers são muito afetuosos e protetores, perfeitos para uma família com crianças ou para idosos. Descobre tudo sobre esta raça no seguinte publicação e apaixona-te por estes gigantes peludos.

Whippet: Aconselhamento, cuidados e características

Muito semelhante aos galgos, mas mais pequenos, os cães Whippet foram os reis das exposições europeias nos séculos XIX e XX. Recupera esta raça de cão muito especial e aprende tudo sobre ela com o artigo que preparámos para ti a seguir.

Pastor de Brie: cuidados e características

Os cães Pastor de Brie caracterizam-se pelo seu grande pelo que lhe cobre os olhos e que se assemelha muito ao das cabras. Descobre todas as características do cão Pastor de Brie com este guia de raças abaixo.

As-maiores-raças-de-cães

As maiores raças de cães

Tens curiosidade em saber quais são as maiores raças de cão que existem? Entra agora e não fiques com nenhuma dúvida. Esperamos por ti!

Como cuidar do Spitz

Como cuidar do Spitz?

Neste artigo aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Spitz. Tudo o que precisas saber sobre a alimentação, higiene, brincadeiras, origem e caraterísticas desta … Ler mais

O Corgi

De certeza que já viste nas redes este pequeno cão com cara de raposa, patinhas curtas e corpo robusto. O corgi, sem dúvida alguma, deixa … Ler mais

Como cuidar do Dobermann

Aqui aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Dobermann. Tudo o que precisas saber sobre este popular cão de porte imponente e elegante, com … Ler mais

Golden Retriever

A história desta raça remonta ao século XIX, entre 1835 e 1890, no domínio de Marjoribanks na Inglaterra. Foi criada mediante a criação e seleção … Ler mais

Como cuidar de um São-Bernardo?

Neste artigo aprenderás os cuidados e as caraterísticas do São-bernardo. Tudo o que precisas saber sobre a sua alimentação, higiene, brincadeiras, origem e caraterísticas desta … Ler mais

Dálmata

Ainda que o seu nome parece se referir à região de Dalmácia, esta raça está tão estendida que é difícil determinar qual é a sua … Ler mais

Raças de cão pelo mundo  

Segunda a Federação Cinológica Internacional (FCI) existem mais de 300 raças de cães, quantidade que deve ser somada aquelas raças que outros clubes também reconhecem. Pelo que atualmente, devem existir centenas de raças de cães espalhadas por todo o planeta.   

É importante salientar que esta grande diversidade de raças caninas, que apresenta diversas características em função do peso, tipo de pelo, comportamento e competências físicas, tem a sua origem no lobo, facto cientificamente comprovado de acordo com o estudo de ADN que confirma o seu parentesco genético de 99,8% entre o lobo e o cão.  

Raças de cães: Domesticação e descendência do lobo  

Através de um processo de domesticação, o lobo converteu-se no primeiro animal que se adaptou à convivência com o ser humano e tudo começou quando o lobo se aproximou voluntariamente dos povos mais primitivos há mais de 40.000 anos.  

Desde então, foi realizada uma seleção em que diversos lobos foram cruzados, estratégia a partir da qual foram originadas mudanças morfológicas e comportamentais que deram lugar a diferentes raças de cães que conhecemos hoje em dia.  

Entretanto, a interação entre o ser humano e estes lobos domesticados foram estreitadas cada vez mais, até o ponto em que os últimos começaram a vigiar e proteger os povos dos predadores, além de colaborarem na caça de modo a obterem alimento.   

Daí que o processo de seleção anteriormente mencionado acabou por se centrar naqueles exemplares de lobo que eram mais tolerantes com o ser humano, dos quais descendeu o que independentemente das suas características físicas e de caráter, foi convertido no nosso melhor amigo: o cão.   

Quantas raças de cão existem?  

Das mais de 300 raças de cão reconhecidas de maneira oficial, a FCI divide-as em 10 grupos:  

Tipos de raças de cães 

Outra possível classificação mais fácil de raças de cães baseia-se em valorizar determinados aspetos como o tamanho, o seu pelo e caráter:  

Se quer conhecer todos os detalhes das suas raças de cães favoritas, na Tiendanimal encontrará as fichas técnicas mais completas acerca das suas características, comportamento e cuidados. Não perca!