Labrador Retriever

,

O labrador retriever é um cão de tamanho médio a grande, de estrutura robusta e conformação atlética, bem equilibrada que faz com que seja apto para o seu trabalho de recuperar presas de caça tanto na terra como na água. É um animal forte capaz de percorrer grandes distâncias mesmo em condições adversas e um grande nadador. Se tiveres piscina em casa o encontrarás várias vezes a nadar nela com grande prazer. O seu temperamento manso e estável, a sua inteligência e rapidez para a aprendizagem fazem com que seja um animal perfeito para a vida em família. Esta é uma caraterística da raça e qualquer desvio deve ser penalizado. É uma das raças mais procuradas, junto com os Golden Retriever, como cão guia de cegos ou como cão de assistência para pessoas com problemas físicos.

A origem do labrador retriever provavelmente seja entre os cães criados por pescadores na costa este do Canadá. Estes animais eram muito versáteis e resistentes e eram procurados para recolher as redes nas geladas águas de Terra Nova. Mais tarde foram levados por comerciantes à Inglaterra onde foram aperfeiçoados para buscar peças de caça.

Aspecto geral do Labrador Retriever

O labrador retriever é um cão bem equilibrado, de estrutura forte e robusta; um pouco mais largo que alto, mas sem ser alongado. O andar é solto e sem esforço.

  • Cabeça: crâneo largo, com stop definido, focinho de largura igual à do crâneo desde a frente para a nuca. Mandíbulas poderosas e dentes fortes, os incisivos superiores fecham na frente dos inferiores, encostando. O focinho não deve ser fino, e sim mais quadrado. Nariz largo com orifícios nasais bem desenvolvidos, preto nos cães pretos e baios, castanho naqueles de cor chocolate. É permitido que tenha áreas mais claras, mas não que esteja despigmentada. As orelhas penduram dos lados da cabeça, bem grudadas e com inserção para frente. Não devem ser nem largas nem grossas. Olhos de expressão tranquila e amável, mas inteligente e alerta. De cor castanha de acordo com a pelagem, de tamanho médio e bem separados. As bordas das pálpebras devem estar pigmentadas.
  • Corpo: Pescoço robusto e poderoso, sem papada. A linha superior do lombo é reta, a região lombar é curta, larga e forte, mas com flexibilidade para permitir um movimento ágil. Peito largo e profundo, mas sempre é importante a facilidade de movimento. A linha inferior do tronco quase não apresenta curvatura.
  • Rabo característico da raça, é muito grosso na base e fica fino na ponta. Não apresenta franjas e não é demasiado longo, por não se estender para além do curvilhão. Quando está em movimento segue a linha do dorso ou um pouco mais elevada, mas nunca sobre o lombo. Tem um aspecto cilíndrico grosso, como um rabo de lontra.
  • Extremidades: bem musculosas e de ossos fortes. As anteriores são retas e as posteriores de musculatura poderosa, sem mostrar descenso em direção ao rabo. As articulações do joelho e do curvilhão não devem estar hiperestendidas. Visto por trás ou pela frente as extremidades são bem paralelas. Pés fortes e compactos, com dedos bem arqueados e almofada plantar desenvolvida.
  • Pelagem. É característica da raça: curta, lisa, muito densa, algo dura ao toque. Apresenta uma camada inferior mais suave que o protege do frio e da água. Penalizam-se as pelagens muito suaves, encaracoladas ou escassas.
  • Cor: os exemplares da raça são unicolor, pretos, amarelos (baios) ou chocolate. É permitida uma pequena mancha branca no peito, mas não é desejável.
  • Tamanho: os machos medem entre 56 e 57 cm e as fêmeas 54 a 56
« Anterior

Lhasa Apso

Sintomas de doença nos peixes

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.